segunda-feira, 16 de julho de 2012

JUSTIÇA? QUE JUSTIÇA?



Estamos às vésperas de um julgamento que pode mudar a política brasileira, colocando, na cadeia, alguns politiqueiros desonestos e fazendo com que outros ponham as barbas de molho.

Na República de Platão (347 a.C) vamos encontrar dois pensamentos que parecem, ainda, dominar a justiça brasileira. Numa conversa entre Sócrates (469 a.C.) e Trasímaco (459 a.C.) lemos as afirmações deste último: “em todos os estados rege o mesmo princípio, justiça: o interesse do governo” ou “existe um princípio de justiça: o interesse do mais forte”. Durante o passar do tempo a humanidade adotou este sistema onde o rei era o senhor absoluto e juntando-se ao poder da Igreja, nenhum direito aos súditos e só os amigos do rei e os que acreditavam no mesmo Deus poderiam chegar à porta do céu.

Revolução Francesa com o grito desesperado de Liberdade, Igualdade e Fraternidade ao lado da força da guilhotina. Escreveu-se, pela primeira vez, em duas Constituições, OS DIREITOS HUMANOS e por eles luta-se e lutaremos até aos fins dos séculos, pois o homem, sendo metade bom e metade mal, na palavra de Balzac (sec. XIX d.C.) viveremos ao sabor da maioria que nos governará. Se boa ou má.

Vamos saltar o tempo, pois poucos gostam de ler, assim nos pedem para sermos curtos. Em 1964, o Brasil foi salvo da filosofia de Trasímaco e o Brasil manteve a democracia, que seus inimigos queriam destruí-la, implantando uma ditadura tipo da de Cuba, URSS, etc. Ainda hoje, há partido político que adota esta filosofia e bate palmas ao regime da Corea do Norte.

Nos dias atuais voltamos ao tempo de Trasímaco. O ex-presidente é o novo rei absoluto do país. Se os amigos roubam, defende-os, tendo a coragem de peitar ministros do STF. No seu governo, o Ministro da Justiça não defendeu a justiça e, sim, a força da justiça do governo. Quem não se lembra do pobre Francenildo esmagado pelo poder do Estado? Quem não se lembra dos dois atletas cubanos colocados à força num avião, da Venezuela e entregue ao governo ditatorial de Cuba? Agora, é o todo poderoso chefe e mandante de seu partido político. Mete-se e determina tudo. O caso de SP é o mais gritante. Foi a casa de um cidadão que chamou de todos os nomes possíveis e imaginários, comendo uma feijoada, só para conseguir alguns minutos de TV para depois atraiçoá-lo pelas costas ou vice- versa.

Coitado de Rui Barbosa que se vivo fosse iria repetir o mesmo que falou no Senado Federal, no Rio de janeiro, constando de suas Obras Completas - Rui Barbosa - V. 41, t . 3, 1.914 - pag 86.

“De tanto ver triunfar as nulidades,de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a INJUSTIÇA, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos MAUS, o homem chega a DESANIMAR da VIRTUDE, a rir-se da honra, a TER VERGONHA de ser honesto”
Rui Barbosa

CHEGOU A HORA DA METADE BOA TOMAR CONTA DO BRASIL!

CHEGA DE LADRÕES! HOJE MAIS 100 MILHÕES!

Ir. Torres de Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário