sexta-feira, 22 de março de 2013

ARARAQUARA... TEATRO, GOLPE, DECEPÇÃO!


Caro Editor, caríssimos irmãos
Desculpe, mas depois dessa... não dá pra ficar quieto!!!



Estive nessa pantomima que chamaram de assembléia... ridícula peça em que os atores se manifestaram por gestos, expressões corporais, entre-olhares que prescindiam da palavra, inclusive suspendendo palavras tão esperadas como as do presidente do tribunal eleitoral, tudo combinado e ensaiado previamente... a peça apresentada não foi comédia, nem aventura, nem romance... quiseram representar suspense e mistério! Mas o que vimos foi TRAGÉDIA! Ora, imagine... brincam conosco!

Talvez alguns bem intencionados jovens representantes de Lojas pouco entenderam a "tragédia em pantomima", diferente de nós, mais escolados, que não conseguimos aceitar como puderam, às vésperas das eleições da Potência, nenhuma pauta eleitoral abordar, coisa que esperávamos com grande expectativa, o que é muito natural para o momento... entretanto, ficamos é sem o resultado oficial do tribunal eleitoral (que já conhecíamos - basta acompanhar as reuniões do Tribunal Eleitoral) para as devidas homologações das chapas para o próximo pleito pela assembléia. 

Pantomima além de designar o singular tipo de peça teatral que assistimos, também significa: embuste, ardil, baldroca, capanga, cilada, conto, embeleco, embromação, embrulho, engano, farsa, hipocrisia, impostura, invenção, invencionice, manha, mentira, patranha, peta, tapeação, trampolinice, velhacaria, comédia, entremez, fita, noitada, palhaçada, intrujice, artimanha, charlatanaria, endrômina, engodo, logro, lorota, armadilha, arriosca, batota, bola, engazopação, esparrela, fraude, ludíbrio, manta, mirosca, capinóia, taboca, trampa.

Então, que tal? Podem escolher, qualquer opção pode  servir para também definir o que se viveu nos momentos dessa famigerada pantomima! 


HISTÓRICO MOMENTO
Araraquara, 16 de Março de 2013, Centro Internacional de Convenções de Araraquara... esta data é um marco, um momento histórico da atual administração da GLESP, mas não como algo que dignifique os dignatários maçônicos, infelizmente, mas pelo contrário, presenciamos na verdade a vergonha da maçonaria, testemunhamos gente em quem confiávamos e em quem entregamos a direção e o destino de nossa sublime instituição, perpetrando as mais sórdidas manipulações políticas dignas dos mais baixos politiqueiros da política partidária profana escusa; assistimos essa administração da GLESP enterrar de vez a pretensa imagem de dignidade, de ombridade e de espírito maçônico. 


Assistimos estarrecidos a reedição de malfadados momentos de passado recente... gente investida no poder com primária incompetência somada à atroz arrogância que alimenta o excesso da confiança que faz julgar que tudo podem, manipulando desesperadamente com esse suposto poder nossas eleições, tentando pela coação e mentiras se agarrar ao poder como um frango empedernido se agarra ao poleiro. Será que vamos precisar, novamente, de juízes profanos para derrubar ou afastar essa turma por ação da justiça comum?

Sim, justiça comum, salvo se nossos tribunais agirem diferente do passado, pois não resta dúvida da suspeição de um representante do judiciário se imiscuindo sem legitimidade nos assuntos legítimos da justiça eleitoral. Todos que esperavam a homologação das chapas, que esperavam um "show" de democracia, pois estávamos em assembléia prévia às eleições, presenciaram uma vergonhosa manipulação arquitetada por muitos da administração e claramente pelo procurador das Leis, evocando artigos da Constituição Maçônica e do Regulamento Geral sem fulcro na verdade,  cassando a Palavra do Presidente do Tribunal Eleitoral de forma torpe, abjeta. 

Essa manobra toda é em razão da "pisada na jaca" do candidato da situação, o candidato "chapa branca". Para os poucos que ainda não sabem, o cabeça da chapa apoiado pelo GM registrou sua candidatura e se descompatibilizou na mesma data... o que é irregular, pois a Constituição afirma que o candidato tem que estar fora de cargo na data do registro

Para os que têm dificuldade de entender essa questão, explico o significado de data: "Data é um determinado dia de vinte e quatro horas que se inicia à zero hora que se segue ao último segundo do dia anterior e termina às vinte e três horas e cinquenta e nove segundos  desse mesmo dia que antecede a zero hora do dia seguinte." Entenderam o significado de data? Então, se o sujeito registra a sua chapa e se descompatibiliza de cargo na GLESP na mesma data (que tem 24 horas) infringe a constituição... para todo efeito... dançou! Então meus ilustres pensadores, não adianta esperteza, manipulação, coação... isso que vimos, presenciamos e que aqui relatamos, não é maçonaria! 

Mas não se enganem, vamos nos levantar, não vamos nos calar! Vamos conscientizar e vamos mobilizar todos contra essa agressão aos nossos princípios. Nossa Grande Loja, nossa história, não merece isso! Não vamos nos deixar levar e cair nessa armadilha, nesse embuste! Chega de pantomima!

Vivenciamos um teatro, um golpe, uma indescritível decepção... mas estamos na luta... e deixo o recado aos artistas de pantomima: quanto mais mexer, mais vai afundar... quanto mais mexer mais vai feder.. quanto mais disso acontecer, mais aguerridos lutamos...

Iran Abiff da GLESP

20 comentários:

Anônimo disse...

ASSEMBLÉIA GLESP; ARARAQUARA 16/03/2013.
Quem ainda não sabia o que é se utilizar da máquina do governo para benefício próprio, aprendeu em loco nesta ultima assembleia no oriente de Araraquara-SP... Foi triste viajar kilometros de distancia para assistir a um teatro armado, QUE DECEPCIONANTE! Logo que chegamos, não foi difícil perceber o enfraquecimento da atual gestão da GLESP, com uma quantidade pequena dos próprios irmãos daquele oriente e redondezas, pois se não fosse às presenças dos valorosos irmãos vindos de São Paulo e do Litoral Santista, a Assembleia teria sido talvez uma decepção total! , e para um encontro desta envergadura isto foi simplesmente lamentável... Mais lamentável foi assistir a pompa da subida de nosso GM ao oriente, que se completou com a chamada por ele, dos membros que iriam compor a mesa... Por favor, irmão mestre de cerimônias, queira convidar os irmãos... Presidente do Supremo Tribunal Maçônico, Presidente do Tribunal de Recursos, Presidente do Tribunal Eleitoral, e outro Presidente que me foge a lembrança do título, que faltou, onde o lugar entre os Presidentes foi substituído pelo Delegado Regional para não ficar feio e não cair no esquecimento...
Não ficou explícito que tais convites serviram de pretexto para um pedido de favor a posteriore?
Começa a festa, como de costume, são prestadas sinceras homenagens aos que passaram para o oriente eterno (e se pouparam de ver esta sessão), são aprovados os Provectos e Eméritos, estes sim com total merecimento, e pra finalizar a ordem do dia, a bomba de Hiroshima... nosso GM pede a Manifestação do Presidente do Tribunal Eleitoral, para que se manifeste talvez sobre o registro das chapas eletivas, que se levanta, porém, antes de esboçar sua primeira palavra, se manifesta o orador... providencialmente substituído por seu ad-hoc, já que por motivos inexplicavelmente inexplicáveis, não pode comparecer... então o ad-hoc fez a sua brilhante atuação, solicitando o costumeiro “pela Ordem”Sereníssimo! E roubando a cena aplica artigos e regulamentos sobre a sua não presença na oportunidade da reunião do colégio eleitoral quanto à elegibilidade das chapas registradas, no que entendemos estar correto conforme nosso regulamento, mas não foi uma brecha encontrada pela situação para evitar a catástrofe que deveria se seguir? ... e num movimento rápido a lá Thor, nosso GM acata a colocação do Orador ad-hoc e num golpe de malhete impede que o tema seja discutido, e da o assunto por encerrado. QUE VEGONHA! Mais vergonhoso ainda foi ver o nosso Presidente do Tribunal Eleitoral ficar em pé a mesa como um “dois de paus” sem poder falar nada, onde a única coisa que ele fez foi sentar-se e ouvir o malhete bater... não pensávamos também que este se acovardaria, pois devia ter falado tudo que lhe cabia falar, já que a palavra lhe foi dada antes do orador... Então no mínimo se não teve pulso, foi conivente com a situação, pois todos já sabíamos de antemão que a chapa do candidato Ronaldo (situação) tinha sido impugnada por 6 x 5 e que tal fato deveria ser anunciado naquela oportunidade, mas habilmente a maquina foi usada em benefício deste candidato, isto sim foi vergonhoso e decepcionante! Pior ainda foi ter que ouvir de alguns membros daquela chapa, que a reunião do Tribunal foi intempestiva... VALHA-ME DEUS!!

Anônimo disse...

Outro simples exemplo de como a maquina é utilizada para uso e fruto daqueles que lá estão, bastou ver que em umas 4 ou 5 assembleias, o filho do grão mestre, passou de aprendiz a oficial do quadro, quem acompanhou as assembleias percebeu a troca de aventais... que carreira meteórica não!!!
E como se tudo isso não bastasse, após o golpe de malhete fatal, nosso Sereníssimo passou a falar com a voz embargada, que sinceramente quase me convenceu... ele dizia estar tão triste com a situação eleitoral que tive vontade de chorar com ele... mas mais triste do que ele ficamos nós, por ver o que esta sendo feito com a nossa Instituição para se manterem no poder, e ao melhor estilo podre made in Brasília, a política suja se estabelece dentro da GLESP.
Se querem assim, que chamem o LULA para ser o Grão Mestre! ele também tem um filho com carreira meteórica!!! além de outras qualidades inerentes para a difícil solução da situação atual...
Uns dizem que aquele candidato é marionete...
Uns dizem que Bacalhau não tem cabeça...
Uns dizem pra não votar em branco...
... e o ultimo diz; Eu não sei de nada...

Anônimo disse...

Não tenho e não quero procuração de nenhum dos candidatos, mas à luz da verdade, o pedido de renuncia do candidato da situação, Ir Ronaldo Fernandes, informado no Boletim Informativo Nº 1234 de 15/02/2013, ocorreu através do Ato Nº 541 de 08/02/2013, onde le-se: "aceita o pedido de renuncia do Ir Ronaldo Fernandes (L 359) do cargo de Delegado Regional da 2ª Região Maçonica afim de concorrer às eleições da GLESP, triênio 2013/2016". Ainda, no mesmo boletim constou os pedidos de renuncia dos IIr. Antonio Carlos de Souza (L 239), João Castro Junior (L 40), Caio César Infantini (L 192), Sérgio Guillen (L 597), Edison Mesquita de Paula (L 257), Manoel Barros Neto (L 358), Domingos Marcari (L 298), Sidnei de Carvalho Guimarães (L 181), todos afim de concorrerem às eleições da GLESP, triênio 2013/2016. Assim, e de acordo com as instruções do TEM, o prazo de registro das chapas foi entre os dias 01/02 até 10/02 inclusive, com plantão na Secretaria Geral nos dias 09/02 e 10/02, das 10:00 as 18:00 horas, não vejo irregularidade neste quisito, uma vez que a renuncia foi no dia 08/02 e o registro poderia ter sido efetuado até o dia 10/02. Há que se esclarecer o verdadeiro motivo da impugnação da candidatura pelo TEM.

Anônimo disse...

TODOS ESTÃO SE ESQUECENDO DO QUE REALMENTE É A MAÇONARIA. OU ENTÃO, NUNCA SOUBERAM.
É MUITO TRISTE PRESENCIAR ISSO.
MESMO ASSIM MEUS IRMÃOS, VOCÊS MORAM NO MEU CORAÇÃO.

Anônimo disse...

O ir. Ronaldo NÃO VOTOU NAS ÚLTIMAS ELEIÇÕES! Será que isso é suficiente pra vocês?

Jose A Esteca. disse...

Caro Ir.'. Anônimo, você praticamente se antecipou às minhas humildes considerações, porém com maior riqueza de detalhes e de maneira didática. Parabéns.
Você expressa o sentimento de todos aqueles que lá estiveram, exceto aquela meia dúzia que entende maçonaria como pompa e vaidade. Eles ainda não entenderam que maçonaria é crescimento de si próprios para depois se auxiliar o próximo. Estão muito longe disso, mas dia entenderão. Temos que continuar levantando templos à virtude.
Esse pessoal se aferra ao "puder" e seus métodos são subalternos e rasteiros, como provou essa pseuda assembleia geral. Puro teatro. Puro desrespeito a todos os IIr.'. (afora os queridos IIr.'. provectos e Eméritos).
Tenho certeza que nossos filhos são orientados para superarem suas dificuldades e conquistarem com mérito próprio, no geral e nunca ganharem "de graça". Não sei se minhas conclusões estão certas, mas a quantidade de jovens com desvios comportamentais, uso de substâncias, violência, prepotência, etc é fruto dessa maneira de criar presenteando tudo o que eles querem, porém vai chegar uma hora que o mundo não vai atender os meninos e eles aprenderão de forma mais rude.
Quem se propôs, lá atrás, a ser orientador em grandes corporações, contradisse consigo mesmo.
Abraço e parabéns.

Jose A Esteca. disse...

Esse moço não fez por merecer a confiança nele depositada e agora mostra as garras.
Cercou-se alguns incompetentes, estabeleceu divisões e a maior potência da AL pode ficar nas mãos desse pessoal.
Lástima. Cumprido o seu papel, saia da cena para dar lugar a outros.
Isto seria desprendimento.

Anônimo disse...

MEUS CAROS
VOCÊS AINDA NÃO PERCEBERAM???
O CHIQUINHO QUER FICAR NO CARGO PORQUE SEM A MORDOMIA, ELE NÃO TEM COMO SOBREVIVER COM O PADRÃO QUE VICIOU (COM NOSSO DINHEIRO)!
O CANDIDATO DELE É APENAS UM COELHO PROS BOBOS CORREREM ATRÁS; NUNCA FOI PRA SER UM CANDIDATO VIÁVEL. TALVEZ NEM ELE SABIA DISSO (PODE SER, NÃO SEI); O CARA É MAIS ESPERTO DO QUE VOCÊS PENSAM; VEM COM DISCURSINHO DE BONZINHO... HÃ! - VAI NESSA!

Anônimo disse...

O que o irmão quer dizer?

Anônimo disse...

ACORDA MANO! ELES TÃO QUERENDO FAZER O QUE ESTÁ SUGERIDO NA MATÉRIA DA ASSEMBLÉÍA; O TAL chiquinho QUER FICAR DE INTERVENTOR QUE NEM SEU PROFESSOR GAGLIARDI, QUE FICOU 9 MESES ATÉ O sr. chiquinho SER EMPOSSADO PELA JUSTIÇA. É ISSO QUE ELE SEMPRE QUIS, E TÁ CAMINHANDO PRA ISSO. O CARA É ESPERTO.

Anônimo disse...

Parabéns pelos comentários, eu estive na assembleia ´percebi isso claramente, cheguei a fazer esse comentário.
Francisco

Anônimo disse...

Tais posturas, tão degradantes, mesmo no seio de uma Instituição onde se procura ser composta por homens livres e de bons costumes, acabam por refletir a degradação moral que permeia a sociedade em geral. Extrai-se, no final, que temos muito o que aperfeiçoar para se chegar a perfeição buscada, e reflete que os Mestres efetivamente não foram bem formados... infelizmente!

francisco disse...

Saibam que a coisa do jeito que tá, uma coisa é certa: vai ter debandada geral se esses que estão no poder conseguirem eleger seu fantoche!

Anônimo disse...

Ao longo da administração atual vemos o quanto pifia foi, com boletins semanais homenageando professores, infindáveis professores, nada contra os professores por favor, mas gastar tempo e olha quanto tempo estão homenageando-os. Total falta do que fazer, falta de uma administração que olhe mais para a nossa ordem, administre. Vejo que a atual adm. está repetindo a anterior querendo se perpetuar no poder. É lamentável, pude ver algumas vezes a apresentação do GM que para mim é um fanfarrão, sem postura para o cargo que ocupa, brincalhão.

Anônimo disse...

Meua Caros Irs.'., conhecí este site agora através do querido Ir.'.Francisco de Sousa Mello; Informações valiosas e importantes para a manifestação séria dos Irs.'..
Em relação aos candidatos, para mim todos são de ótima estirpe, conheço todos: Ronaldo, Antonio Carlos e o José Renato. O que esperamos e almejamos é que a condução da nossa GLESP seja a melhor possível, qual seja o vencedor democraticamente eleito. TFA Walter M. Lima - MMDC-247/SP

Anônimo disse...

MUITO DECEPCIONADO,32 ANOS DE MAÇONARIA E ESTIVE PARA DEIXAR A INSTITUIÇAÕ COM O TRISTE E LAMENTÁVEL CASO DE SALIM ZUGAIB E QUE ESTÁ ENTRE NÓS PELOS TRIBUNAIS PROFANOS.NÃO SAÍ PORQUE PENSEI QUE A MAÇONARIA É ÓTIMA O HOMEM É QUEM NÃO PRESTA. AGORA , LEIO COM TRISTEZA O DESENROLAR DAS ELEIÇÕES QUE SE APROXIMAM E NUVENS NEGRAS NOVAMENTE ANUNCIAM TEMPESTADES, LIXOS E ENTULHOS. É PARA REFLEXÃO DO QUE DIZEM OS FILÓSOFOS: "O HOMEM NASCE BOM E A SOCIEDADE O CORROMPE OU FICAMOS COM A TESE DO OUTRO:O HOMEM JÁ NASCE MAU; O HOMEM É O LOBO DO HOMEM".NÃO ADIANTA SE ENFEITAR COM AVENTAIS, MEDALHAS ETC. SE NÃO CONSEGUIU EMBELEZAR A ALMA. GADU SALVE A MAÇONARIA DO HOMEM QUE CONTINUA NA PEDRA BRUTA

Anônimo disse...

CAROS IRMÃOS, TODA MOEDA TEM OS SEUS DOIS LADOS. ALGUEM JÁ PROCUROU VER O DOCUMENTOS EXARADO DO TRIBUNAL ELEITORAL MAÇONICO, POIS A ESTORIA QUE SEI É BEM OUTRA. NO CASO EM EPIGRAFE O CANDIDATO RONALDO REGISTROU A SUA RENUNCIA NO DIA 08 E REGUSTROU SUA CHAPA TAMBEM NO DIA 8 E O PRAZO FINAL PARA O REGISTRO DA CHAPA SERIA ATÉ O DIA 10, PORTANTO NÃO VEJO PORQUE IMPUGAR A CANDIDATURA DO MESMO. PROCUREM ANTES DE MANIFESTAR QUALQUER OPINIÃO, VER O TAL DOCUMENTO DO T.E.M.

Anônimo disse...

É lamentavel...pertencer a uma ordem, que tem como finalidade, o crescimento e o desenvolvimento humano de seus adptos; que por sua vêz tem a obrigação em orientar o mundo profano a caminhar sem as maledicencias usurpadoras dos corruptos e opressores; e em processo de sucessão, contraria a todos seus princípios, descendo à "tão baixo nivel" embriagados pelo vício do poder. Srs. pelo amor ao GADU, à familia Maçonica Universal, em respeito aos séculos de existência de nossa Ordem, tenham descência e dignidade.

Anônimo disse...

A politicagem está por toda parte, infelizmente também dentro da nossa ORDEM. Como os novos iniciados estão vendo essa situação? Sim, porque quando estamos do lado de fora, vemos a Maçonaria com os olhos bons, um lugar onde os homens de bem se reuninem para o bem comum, pessoas probas, honestas, dignas, etc... De repente quando entramos, começamos a ver que como em toda sociedade humana, coexistem em seu seio BONS e MAUS. Os bons felizmente a maioria, as vezes são ofuscados pelos maus. Seria de bom alvitre, que se verifiquem os fatos à luz dos documentos acostados aos pedidos de registros das candidaturas, que venham à luz, a verdade dos fatos. Urge um esclarecimento do PRESIDENTE DO TRIBUNAL ELEITORAS MAÇÔNICO, sobre a real situação das CHAPAS que estão concorrendo às eleições da GLESP, para acabar de vez com essa celeuma toda. Ataques daqui e dali, não levam a nada, a não ser a discórdia, gerando um clima tenso, desarmonioso, de intrigas, fofocas, diz que diz, etc... Vamos tratar esse assunto de forma adulta e madura, para o bem da nossa Sublime Instituição.

Anônimo disse...

Meus caros IIrs.:, é muita tempestade em um pequeno copo d´agua...No meu ponto de vista, quando voce pede pra sair de um cargo, voce fica deligado a partir daquela data, inclusive, e quando voce entra em uma disputa, fica fica ligar a partir daquela data, inclusive, portanto, não estou vendo nada de irregular nesta sitaução, há sim alguns IIrs.: que gostam de tumultuar e criar confusão em coisas pequenas...
Oh quao bom e quao suave é que os IIrs. habitem em união...

Postar um comentário