segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

OLHA SÓ A SITUAÇÃO! COMO DAR JEITO?

Recebi email indignado de um estimado irmão em  relação às “maçonarias” existentes no Brasil (que coloco no final desta postagem), e com o seguinte comentário que reproduzo a seguir:



                                    
    “Subject: ENC: MAÇONARIA UNIDA - Uma breve pesquisa de quantas  maçonarias" existem atualmente no Brasil e o número é assustador...
                   ... MAS ACREDITO QUE SEJA UM BOM PASSO PARA COMECARMOS A MORALIZAR NOSSA ENTIDADE; VAI DEPENDER  DE UMA LIDERANÇA REGIONAL, DISTRITAL E DE CADA LOJA.”
                                                                                                                                                                                                              
Bem, com o conteúdo desse email, acredito que hoje, pelo menos no Brasil, temos poucas perspectivas para resgatar a imagem da maçonaria como entidade depositária do crédito moral e do proativismo social, democrático e patriótico que sempre a qualificou, pois nem a sociedade leigo-profana, nem os próprios integrantes das entidades maçônicas brasileiras acreditam nesses créditos; nós brasileiros soubemos avacalhar com mais essa instituição internacional.

Fala-se em moralizar nossa Ordem, que dependemos de lideranças regionais, distritais, e nas lojas, mas o que se vê abundantemente é a ascensão de lideranças cada vez mais interessadas em se perpetuarem no poder, exercerem mandos sem compartilhamento com seus pares, vangloriarem-se de seus pequenos e muitas vezes equivocados feitos inexpressivos para apenas a própria comunidade maçônica, tudo diferente da prática maçônica apregoada nos templos. Há gente séria, mas há muita gente manipuladora nessa história toda.  

A desmoralização é tanta, que temos visto ano após ano delegados distritais e regionais tornarem-se “cabos eleitorais” de candidaturas a Grão-Mestre das chapas da situação; é uso da máquina descaradamente, bem debaixo de nossos narizes! E se assite quieto a essa manobra desse exército eleitoreiro. E os que já estiveram na oposição amargando tamanha imoralidade, o que fazem hoje quando na condição de situação? Por dignidade deveriam convocar uma constituinte para mudar a questão da reeleição, ou pelo menos para re-editar eleições em dois turnos; mais do que isso, deveriam criar a prática de destituição de TODOS os delegados no período eleitoral para que não restassem dúvidas quanto à lisura do processo.

Mas o que se nota é que só se interessam em mudanças os que estão fora da máquina, e uma vez dentro, a conveniência pessoal fala mais alto e passam a ditar valores em defesa da tradição e dos costumes antigos. Convivemos com irmãos que se curvam a desmandos, e vemos pregadores da moral, da dignidade e da coragem convivendo com a imoralidade, não se indignando com as injustiças e com a censura da liberdade, com preguiça ou medo de sair de sua zona de conforto.

Moralizar nossa entidade, como?
Com novas lideranças?


Mas depender de lideranças oriundas de nossas lojas para as necessárias mudanças só se conseguíssemos que UM desses líderes, apenas um por vez, que conseguisse se eleger Grão Mestre, e que realmente se preocupasse com a Potência e com a maçonaria e não consigo mesmo. Se tivéssemos apenas UM, com esse perfil a disputar o pleito, aí poderíamos crer que a cada eleição teríamos chances de renovação, de mudanças nos rumos que vimos encetando. Mas a maldita vaidade fala muito alto no espírito dos irmãos, e nunca se chega a um acordo com a oposição, nunca se escolhe apenas um líder de oposição para representar a opinião dissidente da situação. O que temos é uma comunidade silenciosa, ausente, que dança conforme a música, e lideranças que só aparecem na época das eleições e que surgem com um montão de chapas, cada qual se achando o máximo, e fazendo exatamente o que a situação deseja: dividir para governar (Maquiavel). Em contrapartida, a situação nunca sai do palanque!

Mas alguns que se indignam, e o que fazem? Largam suas lojas, fundam novas lojas, fundam novas potências, e não se dão conta que quanto mais lojas (fracas), mais fraco o movimento maçônico; os que se afastam deixam a situação onde estão mais sem oposição se fica, portanto, mais fácil para governar (Maquiavel). Será que nunca vamos perceber que já basta tanta incoerência, tanta inconseqüência?
Agora, se TODOS se juntassem numa "Confederação Maçônica Unida - (CMU), com TODAS as Potências, aí tudo teria valido a pena, e novas Potências poderiam proliferar sem divisão, pois apesar de diferenças, gostos, opiniões, todos se aceitam na "Confederação Macônica Unida".

Vejam a seguir, e digam-me: Desunidos onde vamos parar?


Maçonarias existentes:

1. Grande Loja Maçônica Mista do Brasil
2. Grande Loja Arquitetos de Aquário - GLADA
3. Loja Maçônica Paulistana (dita independente)
4. Ordem Maçônica Mista Internacional "Le Droit Humain" - OMMILDH
5. Grande Maçonaria Mista da Bahia
Os Grande Orientes Independentes, congregados na COMAB, apesar do bom relacionamento pontual com os Grandes Orientes Estaduais ligados ao GOB não são internacionalmente reconhecidos pelo chamado Grupo Principal:
6. Grande Oriente Amapaense
7. Grande Oriente Autônomo do Maranhão
8. Grande Oriente da Bahia
9. Grande Oriente da Paraíba
10. Grande Oriente de Goiás
11. Grande Oriente de Minas Gerais
12. Grande Oriente de Santa Catarina
13. Grande Oriente do Ceará
14. Grande Oriente do Estado do Mato Grosso
15. Grande Oriente do Mato Grosso do Sul
16. Grande Oriente do Paraná
17. Grande Oriente do Rio Grande do Sul
18. Grande Oriente Independente de Pernambuco
19. Grande Oriente Independente do Estado do Rio Grande do Norte
20. Grande Oriente Independente do Piauí
21. Grande Oriente Independente do Rio de Janeiro
22. Grande Oriente Maçônico do Alagoas
23. Grande Oriente Paraense
24. Grande Oriente Paulista
25. Grande Loja do Brasil - GLOB
26. Grande Loja Feminina do Brasil
27. Grande Loja Mista do Rito de Memphis-Misraim
28. Grande Loja Unida do Paraná - GLUP
29. Grande Loja Carbonária do Brasil
30. Grande Loja Unida Sulamericana - GLUSA
31. Grande Loja dos Maçons do Rito de Shroeder do Rio Grande do Sul - GLMRSRGS
32. Grande Loja Maçônica Unida do Piauí - GLMUP
33. Lojas Unidas dos Maçons Livres do Brasil
34. Grande Loja Unida do Rio Grande do Sul
35. Grande Loja Unida de São Paulo
36. Grande Oriente Nacional "Gloria Do Ocidente" do Brasil
37. Grande Loja Unida de Pernambuco
38. Grande Loja Simbólica da Maçonaria Brasileira - GLOSMAB
39.. Grande Oriente Maçônico do Brasil
40. Grande Loja Regular Simbólica Maçonaria Egipcia Glomeb
41. Grande Loja Simbólica Nacional Brasileira
42. Grande Loja Unida de Minas Gerais
43. Grande Loja Unida do Amazonas
44. Grande Loja Unida de Roraima
45. Grande Loja Unida da Bahia
46. Grande Loja Unida do Maranhão
47. UNILOJAS - União Mineira de Lojas Maçônicas Independentes
48. Grande Oriente Maçônico Pan-Americano
49. Instituto Paramaçônico de Estudos e Pesquisas
50. Grande Loja Regular de São Paulo
51. Grande Loja Regular do Rio Grande do Sul
52. Grande Loja Regular do Paraná
53. Alto Conselho Maçônico do Brasil
54. Grande Loja Brasileira - GLB - São Paulo
55. Grande Loja Brasileira - GLB - Rio de Janeiro
56. Grande Loja Brasileira - GLB - Pernambuco
57. Grande Loja Brasileira - GLB - Santa Catarina
58. Grande Loja Brasileira - GLB - Rio Grande do Sul
59. Grande Loja Regular Brasileira
60. Grande Loja Maçônica Feminina do Brasil
61. Grande Oriente Feminino do Brasil
62. Grande Loja Feminina do Amazonas
O Grande Oriente Maçônico Pan-Americano (GOMP) que se autodenomina "Obediência Maçônica Regular, Legal e Legítima", cujo "grão-mestre" é Sergio Sargo; é uma "obediência" mista e que possui Supremo Conselho próprio, governado pela "Soberana Grande Comendadora" Dolores Ugarte.

Tirando-se o Grande Oriente do Brasil e seus 27 federados e as 27 Grandes Lojas Estaduais, ligadas à CMSB, Obediências reconhecidas no Brasil, ainda existem inúmeras outras obediências que se auto-proclamam regulares ou que fazem parte de outras associações internacionais como:
CLIPSAS - Centro de Ligação e de Informação das Potências Signatárias do Apelo de Estrasburgo;
CIMAS - Confederação Interamericana de Maçonaria Simbólica, e que aceitam todo tipo de orientação maçônica sejam elas mistas, exclusivamente masculinas ou femininas e que são associações que se dizem independentes


OLHA SÓ A SITUAÇÃO!  COMO DAR JEITO?


Ir. Edson Monteiro

303 comentários:

1 – 200 de 303   Recentes›   Mais recentes»
Anônimo disse...

Reverter pela palavra, aos surdos, não adianta. Reforma dos regulamentos. Conferir ao Grão Mestre tão somente poder de representação e de orientação filosófica. O financeiro para uma junta de administração.
Comece por aí. Alguém vai querer?

Anônimo disse...

Muito boa essa sugestão; delegar a cabeças doutas o ofício administrativo-financeiro; para um colegiado ficariam as políticas a serem adotadas pela Ordem, e não as vontades e os achismos perdulários de mandatários temporários como tem ococrrido ultimamente.

Anônimo disse...

Caro Irmão Edson

Tenho acompanhado seu blog, e confesso, você é muito corajoso, diria até mesmo arrojado. Você coloca as verdades às claras, algumas coisas que para mim eram insuspeitadas. Mas convenhamos, apesar da utilidade dos seus apontamentos, há necessidade de haver algum instrumento a mais de concretização das mudanças que você mesmo aponta. Qual? Não sei, essa é minha pergunta.

Anônimo disse...

A coisa toda está mesmo muito ridícula

Anônimo disse...

Mudança total nos regulamento da ordem... tentar trazer os bons irmão dessas ordem espúria para as ordem regulares(depois de reformadas).... o problema é que as regulares só tem escândalo! escândalo e mais nada!... corrupção, desmando, vaidade, taxas altíssimas, pecúlio altíssimo(quando paga para a viuva é uma merreca) e etc... Esses preços super taxada para ser maçom impossibilita a pratica da beneficencia em lojas(é necessário fazer da loja um cassino de rifas, bingos, venda pizza e etc) a vinda de outros irmão(entram e não chega a mestre)... Dizia-se que o maçonaria não era um clube e sim uma ordem de homens livres e de bons costumes, o que vemos é uma instituição falida coberta de escândalo e vaidades... fica melhor participar do Rotary e Lion, ou da roda de amigos do buteco do zequinha... lá fazemos mais do que em loja(sem vender rifa, bingo e etc).

Fraternalmente

Anônimo disse...

A MAÇONARIA MISTA VEIO PARA CORRIGIR UM DOS PROBLEMAS ATUAIS DA MAÇONARIA, QUE É A EXCLUSÃO DAS MULHERES, ONDE NUM TOTAL DESRESPEITO ÀS LEIS JUSTAS DE NOSSO PAÍS, VÊ CEIFADO SEU DIREITO DE ESTAR EM PÉ DE IGUALDADE COM OS HOMENS NA MAÇONARIA DITA "TRADICIONAL". DA TRÍADE LIBERDADE IGUALDADE E FRATERNIDADE, A IGUALDADE É SÓ PARA QUE INTERESSA. PARABÉNS A MAÇONARIA INCLUSIVA, PARABÉNS A MAÇONARIA MISTA PELA INCLUSÃO DA MULHER.

Anônimo disse...

ninguém é dono da maçonaria,a maçonaria é universal,sua expansão vai além da capacidade intelectual apodrecida de umas mentes petrificadas e alienadas que germinam a torpeza de não verem que a maçonaria é expansiva é um direito universal de qualquer ser humano. E antes de que se falasse em maçonaria ela já existia, e seguirá existindo por séculos e séculos.viva as maçonaria independente!!!tenho dito!

Anônimo disse...

se os maçons da maçonaria masculina regular ligada a glui, tentar proibir os maçons e maçonas da maçonaria independente regular e legítima para maçons e maçonas, estará destruindo a liberdade de expressão.
'
nós das potências maçônicas ligada a maçonaria independente regular, reconhecida e legítimas pra maçons e maçonas, estaremos prontas pra guerra contra esses maçons tõlos que querem nos impedir existir e de exercer nossa liberdade de expressão. é guerra pela liberdade!

Edson Monteiro disse...

Hoje eu vi o último comentário; o que tenho a dizer? Bem, sem comentários!

Anônimo disse...

O pior é que tem muitos escândalos e vaidade nessas regulares. Acredito que a maçonaria deixou de existir desde quando começou.

Edson Monteiro disse...

Realmente está ruim há muito tempo, mas qual seria a graça das coisas se não tivéssemos motivos de o porque mudar? Ainda bem que temos bom senso e força para lutar; braços cruzados não muda o estado de coisas que desejamos melhor; vamos à luta; é bom ter porque lutar!Não desanime.

Anônimo disse...

Prezado Edson
A Unilojas é fruto de decepções e politicagem das ditas "Grandes Potencias". Leia o nosso estatuto e vc verá quem é que pratica a verdadeira maçonaria.

Anônimo disse...

Vaidade, vaidade....tudo é vaidade.....

Anônimo disse...

Reconhecem algum landmark aqui nesta passagem?
"E perguntou-lhe alguém:
- Senhor, são poucos então, os que se salvam?
E ele lhes disse:
- Porfiai por entrar pela porta estreita, porque vos digo que muitos procurarão entrar e não o poderão. E quando o pai de família tiver entrado, e fechado a porta, vós estareis de fora, e começareis a bater à porta, dizendo
– Abre-nos Senhor!
E ele vos responderá, dizendo:
- Não sei de onde sois.
Então começareis a dizer:
- Nós somos aqueles que, em tua presença, comemos e bebemos, e a quem ensinaste nas nossas praças.
E ele vos responderá:
- Não sei de onde sois; apartai-vos de mim, todos os que obrais a iniqüidade,.
Ali será o choro e o ranger de dentes, quando virdes que Abraão, Isaac e Jacó, e todos os profetas, estão no Reino de Deus, e que vós ficais fora dele, excluídos.
E virão outros do Oriente e do Ocidente, e do Setentrião e do Meio-Dia, muitos se assentarão à mesa do Reino de Deus.
E então os que são os últimos serão os primeiros, e os que são os primeiros serão os últimos"
(Lucas, XIII: 23-30).

Sobre essas questões de reconhecimento, potências, etc. acho interessante que todos procurem ler sobre como surgimos, quando quatro corporações se reuniram para formar a Grande Loja da Inglaterra. Sobre o surgimento do ritual de emulação. Sobre a questão entre antigos e modernos? Como é que foi resolvida.

Precisamos de ação, não de palavras...então aja para que sejamos uma única ordem....res non verba.....ponha em prática o que é o correto, o que é filosofia realmente da ordem....não copiemos o erro, mas sim o que relamente é o correto e aderente a nossa filosofia.....intenção sem ação é ilusão....

Anônimo disse...

Ilustre Irmão Edson Monteiro.
Autor desta Matéria.

De certa forma vosso parecer e correto, realmente a maçonaria esta virando uma bagunça.

Mas todas as Potências apresentadas pelo Irmão, são perfeitamente legais, pelo ponto de vista da sagrada Constituição do Brasil,que e nosso Land-Mark maior.

A pergunta e a seguinte:
Porque estão surgindo tantas novas Potências????
Não seria pelo descalabro que ocorre nas tais "reconhecidas", como o GOB e as GLs?? Onde ocorre inúmeros escândalos, causado exatamente por aqueles que são eleitos para defenderem a instituição, e alguns acabam se locupletando de uma forma ou de outra, estão eles corretos??

E Lógico que dentre estas Novas Potências, surgem algumas apenas por interesse financeiro, mas se o Irmão sabe de alguma, compete então ao Irmão processa-los dentro da Lei, e não ficar falando abobrinhas sem nenhum sentido.
O Irmãos não pode generalizar, julgando todos por alguns.
Fique sabendo que algumas destas Novas Potências fazem Maçonaria bem melhor que a sua.
E estão exercendo seus direitos legais.

Vivemos num País livre, e a maçonaria sempre defendeu a Liberdade, como então o Irmão esta pregando contra isto, o Irmão esta tentando cercear o direito dos outros, e isto e contra a filosofia da Maçonaria, e ainda contra nossa constituição, portanto o Irmão esta agindo ILEGALMENTE e IMORALMENTE.

Por favor acrescente a sua lista o nome da minha Potência GRANDE ORIENTE ORTODOXO DO BRASIL-GORB-

Pertenci ao GOB-RJ por mais de 20 anos, e ainda a GLMERJ,e sai de ambas limpo e puro como entrei, e sei bem do que estou falando.

Procure tirar algum proveito dos ensinamentos da Maçonaria deixando de ser radical,seja mais Justo e Perfeito.

Irmão Kim ( kimcostar@hotmail.com )

Anônimo disse...

O GRANDE ORIENTE ORTODOXO DO BRASIL-GORB
Se poe a disposição de todos os maçons para qualquer explicação que se faça necessária.

Somos uma Potência Maçônica legal, regular, justa e perfeita.

A todos nosso TFA.

( goortodoxodobrasilbr@hotmail.com )

edson monteiro disse...

Caro Irmão Kim

Respeito sua opinião e sempre defenderei seu direito, como de qualquer outra pessoa, de expressá-la, mesmo que eu não concorde com elas.
Em momento algum falei que as potências elencadas são más, que não cumprem papel a que se propõem; não poderia afirmar isso porque não as conheço na suas infraestruturas, não tive oportunidade de frequentar lojas dessas obediências, seria, portanto, injusto e leviano tal colocação. O que se abordo é o descalabro que vem ocorrendo na Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo (GLESP), onde erros motivam vários irmãos a fundar lojas novas, novas potências, uma atitude que vejo equivocada, sem fim, por isso que cada vez mais temos vemos surgir novas potências; ao invés de lutar para consertar a porcaria onde se está, vai-se em busca de uma utopia, de uma nova realidade, como se fosse a solução. Não estou contra o direito e a liberdade de cada um procurar livremente os seus destinos; se acham que é a saída, ok, fazer o que, vão em frente! Mas exerço meu direito de criticar e falar que é atitude inócua e não melhora as coisas; quem assim faz, abandona os que lá permanecem porque estão iludidos ou porque desejam permanecer em luta por mudanças. Nas suas próprias palavras, Ir. Kim, encontramos sua crítica à potência onde me acho filiado (GLESP), dizendo que as outras fazem melhor maçonaria que ela. Ora, seu pré julgamento é impreciso e injusto porque certamente o irmão não conhece a todas essas entidades que citou, nem mesmo a GLESP. É verdade que a GLESP tem problemas, não discordo disso, mas ela é constituida por maçons, e luto por melhorar o senso crítico e o nível de exigência dos que lá permanecem, ou dos que chegam, e não vou fundar ou mudar de potência achando que vou mudar o mundo! O próprio irmão kim falou que realmente a maçonaria esta virando uma bagunça; então, está ou não uma bagunça? Meu irmão, nem a sua respeitável instituição é livre de problemas, e por que deixou as outras duas potências? Bem não é de nossa conta, mas não foi certamente porque estava feliz. A verdade é que a as organizações maçônicas estão muito aquém do que a maçonaria (a filosofia) precisa! Quando citei todas as diferentes potências, que sabemos que há muito mais, não falei de ilegalidade, nem de imoralidade; tem mais a ver com desunião e vaidade; trata-se de modificar para melhor o que partilhamos entre nós: coerência nas atitudes, unidade nas nossas buscas, perseverança nas nossas lutas, e não a cada desilusão pelo motivo que seja, a cada obstáculo, fundar nova loja ou potência que depois se entendem como concorrentes, que buscam provar quem é a melhor, a mais legítima, o mais reconhecida!

Você , ir. Kim, me aconselha a processar potências por motivo que sequer sugeri, ao invés de falar "abobrinhas" sem sentido, como sugere. É melhor reler o texto pois o irmão fez confusão; o que foco é a fundação exagerada e inócua de tantas estruturas maçônicas que só têm servido à vaidades de algus, onde muitos acabam embarcando ingenuamente.

Caro Irmão, não se ofenda com meus comentários, como não me ofendi com os seus; aliás, agradeço imensamente sua participação, e gostaria de lhe visitar, conhecer sua loja que deve ser no estado do Rio de janeiro, onde terei imenso prazer de conhece-lo, à sua oficina, à sua potência, e quem sabe possamos juntos construir algo melhor para nós e para os que nos seguirão.

Agora numa coisa o irmão está certo: sou radical mesmo, não sou mormo: ou sou frio ou sou quente, não tenho meio termo!

TFA

Edson Monteiro

Eletrônica Ferreira disse...

Caríssimos Iir.'.,gostaria de ler comentários sobre os modelos de gestão do Pecúlio Maçônico, e sobre opiniões,que como a minha, (se possivel lógico)de cada Loja gerir seu próprio pecúlio,já que algumas Grandes lojas queijam-se de dificuldades financeiras para gerir tais recursos.Em ultimo caso, para não generalizarmos, ficasse opcional a cada Loja.Vamos debater esse assunto? Ir.'.Jorge Ferreira lopes M.'.I.'.da Loja I.'.RAIMUNDO TEIXEIRA LIMA No.26-Or.'.de Acopiara-Ce

Anônimo disse...

Ilustre Irmão Edson Monteiro.
Não critiquei em momento algum sua potência, creio que houve um mal entendido.
Eu disse GOB e GLS, generalizei exatamente para não citar uma determinada GL , quanto ao GOB e os pequenos fatos que todos conhecem, o que não chega a denegrir esta conceituável instituição, a qual pertenci por mais de 20 anos.
Quando pertenci a estas duas Potências, fiz de tudo que estava a meu alcance para mudar um pouco as coisas, pois no GOB fui Dep. uns 04 mandatos, e nada consegui, tanto e prova disto o tempo que lá fiquei, é uma vida dedicada a Maçonaria.
Foi assim motivado por este descalabro que reuni um grupo de maçons sérios da GL e do GOB alguns com mais de 30 anos de Ordem, e fundamos o Grande Oriente Ortodoxo do Brasil GORB.

E lógico que temos dificuldades, pois credibilidade só se consegue ao longo dos anos.
Infelizmente temos visto inúmeras "ARAPUCAS' surgindo, o que prejudica a todos, GOB ou GLs principalmente as Potências mais novas como a nossa.

Quanto a sua visita, será um enorme prazer recebe-lo.
E só me mandar uma mensagem no meu E-Mail, para eu poder te passar os detalhes.

Um T.'. e F.'. A.'.
kim

Anônimo disse...

Ilustre Ir.'. Jorge Ferreira.
Vossa preocupação e valida, mas administrar uma mútua não e uma tarefa muito boa, pois e bem trabalhoso.
Não aconselho que as Lojas tenham Mútuas, pois o dinheiro arrecadado em relação a quantidade de Irmãos não seria muito proveitoso.

Normalmente esta tarefa cabe a Potência Maçônica.
O que já não e muito fácil, pois todos devem se lembrar do escândalo da mútua em uma Potência aqui do R.J., que arrecadava muito mais do que as quantias pagas as viúvas, e a alta soma que ficava em caixa acabou gerando a ambição de alguns.
Ha meu ver o que as Lojas devem fazer, e procurar uma boa Companhia de seguro, e fazer um seguro de vida em grupo, ai fica bem mais fácil e seguro.

Anônimo disse...

Tem Solução Sim.

Seguinte: todos os irmãos tem que deixar de usar a capa da vaidade, acabar com preconceitos em relação à mulher é a pessoas negras, respeitar de verdade todos os irmãos, acabar com as panelinhas que existem milhares e restaurar a verdadeira maçonaria que no Brasil não existe.
A criação de desinências é porque no Brasil temos 500 anos de erros maçônicos.
No Brasil temos a maçonaria pré-histórica, no topo os maiores dinossauros Grande Oriente do Brasil e as Grandes Lojas Estaduais, ligadas à CMSB.
Difícil ? Mas não impossível ! Basta Querer de verdade é por soluções em pratica.
TFA

Ir.·. Marcel Reis disse...

Olá IIr.´.
sou M.´.M.´. da GLMERJ e gostaria de saber se há um reconhecimento entre a GLMERJ e o GORB, ou se há um tratado de intervisitação? Tenho um amigo muito querido no GORB e gostaria de visitar sua Loja e de trazê-lo a minha.

TFA
Marcel Reis

Karinna Carvalho disse...

Maçons do Brasil, pela primeira vez fiquei satisfeita com o nivel com que se discute ideias opostas. Poxa Edson Monteiro, parabens pelas colocações, embora seja reticente contra o numero de potencias que vem clareza e surgindo principalmente no Oriente do Sudeste brasileiro, vejo que possui clareza e lucidez em suas considerações.
falta de educação a minha, sou Karinna Carvalho, Secretária de Administração da Grande Maçonaria Mista da Bahia, elencada na lista do seu texto com o nº 05.
Atualemnte na Bahia gerimos quatro Lojas, somos uma potencia recente desde 06/2008, mas assim como o irmão KIm fez, foi fundada por um grupo de irmãos oriundos do GOB/GOEB, insatisfeitos com muitas coisas mas principlamente pela preocupação de incluir mulheres em seu seio.
Durante muitos anos fui ativa nos movimentos paramaçônicos, presidente de APJ, amiga da Ala feminina, organizaçãod e congressos etc. Sou cria desta instituição. Mas sentia o vazia de não poder conhecer e paricipar da ritualística tão "masculina" e hoje já Instalada e Grande Inspetora geral, posso aliaviada dar o testemunho que nada que ocorre em sessão não pode ser feita ou vivida por uma mulher.
A mudança é necessária, evolução e o progresso que a Nossa Instituição prega é irrefutável seja aos homens sejam as mulheres.
Embora estejamos sendo alvos de inumeras acusações por maçons que não conseguiram ainda absorver o elao de união e de Amor ao próximo, tãopouco a lucidez expressada por vós, estamso com a consciencia tão tranquila.
Fazemso um trabalho maçonico tão expressivo quanto ao pdoer de aprimoramento moral e intelectual que resolvemos aqui na Bahia com a Grande Maçonaria Mista criar modelo financeiro colegiado, é o Conselho de MI, que resolvem todos os projeto se ou situações mais contundentes. O povo maçônico participa, ouve propõe. A taxa de nossa iniciação é de 150,00 reias apeas para o custo de seu banquete e alfaias todas feitas por nós. a mansalidade? 30,00 reias mensais.
Provamso que não estamos entre aqueles que qurem tomar o dinheiro de ninguém. A pratica do mal chega a todas instacia s epotencias, pois o mal não encontra-se na ordem, mas em seus adminstradores.
O Grao Metre de Nossa Potencia é um homem integro e este modelo gerencial é inspirado nas suas ideias de inlusão, da mulher, e de qualquer um que esteja apto. Passa-se pelo mesmo processo de admissão.
Temso divulgado nosso trabalho em dois veiculos principais
www.grandemmba.blogspot.com
www.wix.com/grandemmba/gmmb
grandemmba@hotmail.com

O reconhecimento hoje pode ser discutido, amanha quem sabe?
No mais na qualidade de Maçom deixo meu TFA a todos em geral e qe o GADU ilumine e nos inspire, pois é sempre bom viver em união...porque ali o senhor ordena a benção e a vida para TODOS.

KARINNA CARVALHO
GRANDE MAÇONARIA MISTA DA BAHIA

Carlos Alberto disse...

Karinna Carvalho, filha do Eminente GM Gilberto vulgo Giba.
Senhora Karinna, fala tanto de maçonaria amparada em seu pai porém...
Nos fizemos algumas perguntas para a mesma que até o presente momento não respondeu em seu site.
Por que não responde por aqui, uma vez que este post debate regularidado?
Dentre as perguntas que fiz esta é a mais importante, visto que não vou entrar no modelo capitalista que so visa dinheiro na maçonaria regular que a mesma falou.
Karinna explique para todos como vc conseguiu em 4anos passar de APRENDIZ para o GRAU 33? (Iniciada em 2008, elevada em 2009....)
Qual foi o Supremo Conselho ou como conseguiu este titulo?
Abraços.
Carlos Alberto Motta
carlosmottaspo@gmail.com

Anônimo disse...

Povo maçônico, venho enfrentando diariamente a doença mental que acomete este velho maçom, que por um acaso se intitula CarloS Alberto Mota, residente de Feira de Santana, Bahia, e que já demonstra total desespero. Ultimamente a pelo menos 40 dias este senhor, frustrado por não conseguir galgar graus superiores, vaidoso e impotente dentro da estrutura em que opera, tem me chamado publicamente de PILANTRA, MENTIROSA, entre outros deméritos que não procede enumerar , mas quem quiser é só fazer uma visitinha no www.wix.com/maconarianobrasil/maconaria,
aproveitem se possivel ajudem-no a fazer propagandas pois creio que tamanha verocidade como me ofender só tem um motivo: INVEJA. Amigo, não vou declarar nem a vc nem a qualquer um sobre como e quando faço algo da minha vida, vc deveria parar de fazer suas elocubrações fantasmagóricas e se cuidar, existem bons profissionais na área de psicologia, ou psiquiatria. Sou pessoa idonea na sociedade, já levantou algum crime contra mim? Para ser julgada pelas palavras imundas proferidas por vc tem no minimo que me ter em algum tibunal senão recai sobre injuria e difamação, e no Brasil atualmente é crime passivel de reclusão sabia?
No mais vc continuará na duvida, não obstante não conseguiu aprender nada com o vulgo GIBA, enquanto este serviu de MESTRE pela natureza do saber dele, o qual nunca atingirá por ser um ignorante de carteirinha.
A propósito cuidado, tenho material suficiente para expor alguns maçons da Maçonaria Tradiconal, em trabalhos feitos por mim para eles ou email tratando dos procedimentos iniciais da Glada,rsrsrrs.
Aproveite saia detras de Carlso Alberto MOta e mostre sua cara, pois se até hoje não mostrou o numero do seu CIM das duas uma ou vc não é quem diz e ta cometendo falsidade ideologica ou é um GOTEIRA.

Karinna

Carlos Alberto disse...

Karina, filha do Grao Mestre da GMMB iniciada em 2008, Exaltada em 2009, elevada em 2010 e no ano de 2011 chegou ao Grau 33.
Voce fala tanto em maçonaria Sra Karina, amparada pelo seu pai que não sabe nem quem voce É!
Não estamos contra as pessoas da GMMB mas sim dos enganadores que continuam ludibriando pessoas de pouca sabedoria, dizendo qeu elas irão se tornar maçons por alguns Quilos de Moedas.
Não sinta-se triste por mostrarmos a verdade para quem esta ao seu lado, fazemos isso com todas Espurias.
Em relação a Materiais, cachorro que late não morde.. Se tens publique eles e mostre que voce não somente mente.
Em relação a GLADA pelo amor de Deus, ela esta alinhada a sua potencia de tao Espuria que é.

Assina.
Carlos Motta.
carlosmottasp@gmail.com

Anônimo disse...

Falando em Espúrias estou aqui a me lembrar do Sr. Arruda que foi Governador de Brasília, Ladrão, Corrupto, Mentiroso etc... Fazia parte do GOB, Sr. Fernando Collor esse foi show foi Presidente do Brasil, além dos predicados de um bom bandido Fazia parte do GOB também.
Onde eu quero chegar foram expulsos sim só por um motivo veio a publico, si nada fosse descoberto eles estariam no GOB até hoje protegidos pelos então “regulares”, “reconhecidos”.
Fora isso tem: policias, políticos, magistrados etc. e tal, corruptos, bandidos , traficante que são maçons e usam o bom nome da Ordem é são protegidos.
Então o que Espúria mesmo ?

Quem tem telhado de vidro não atire pedra no telhado vizinho!

Anônimo disse...

Como ela galgou os graus rapidos???
Facil...comprando-os!!!
Assim que fazemos!!!
A maçonaria é comercio, saca?
ZIZA

Anônimo disse...

Amor fraternal, igualdade, liberdade...Maçonaria...sabem que apenas pela leitura dos artigos para quem não é maçom me identifiquei muito, passei mais tempo com minha família, estou estudando mais sobre as ciências do Grande Arquiteto, estou me organizando melhor, mais livre talvez por observar mais as diretrizes da justiça que procede de leis, olhando com mais piedade para o próximo, que é meu IRMÃO, tenho já a muito buscado o conhecimento, mas ao ler sobre a maçonaria no site da CMSB toda sua História e seus objetivos igualitários, justos e progressivos passei a olhar melhor pra mim e para meu próximo como meu irmão e isso me fez muito bem, embora já cultivo uma doutrina cristã. Tenho estado mais tempo com meu filho agora, descobri que o sistema cognitivo dele está tremendamente operante, como pai estou orgulhoso. Estou dialogando mais com minha esposa e passando mais tempo com ela, isto melhorou muito meu relacionamento. Por algumas palavras que li sobre vós galguei os pés no chão real; Não somos perfeitos e não somos mais que ninguém.
Vós sois abençoados com um vasto conhecimento, filosófico, científico, religioso, que enobrecem e impulsionam os homens de boa fé a buscarem o melhor de si e dos outros, idealizam sociedades mais justas e igualitárias mas fomentam a dissidência? A dissidência não vale apena. Tive uma experiência ruim ao observar um grupo dissidente da denominação religiosa a qual pertenço.
Vi homens em busca da verdade,dispostos a brigarem porela, e ela estava lá atras de uma porta trancada, mas, haviam degraus para chegar até ela, não existiam atalhos, pois em cada degrau tinha uma suposta chave certa para abrir a porta. Se pulassem algum degrau poderiam deixar a chave da verdade lá. Mas sempre alguém olha o outro e percebe que esta ficando para traz então começa a pular os degraus. E infelizmente talvez quando essa pessoa chegar na porta vai perceber que a chave para abri-la ficou em algum degrau que ela pulou. A verdade não se molda pela sua busca individual por ela, ela esta la imutavelmente,em cada passo aprendemos um pouco mais dela até o dia de pelos passos podermos conhecê-la por completo. Não há verdade, senão a busca contínua pela mesma, e não é dividindo que vamos alcança-la mais rápido.
Aprendi talvez o sentido de o ser maçom, é ser um bom homem, buscar a verdade degrau por degrau olhando meu próximo e ficar feliz por suas conquistas, olhar o meu próximo e ajuda-lo sem querer nada em troca apenas por que sou irmão dele e o amo em DEUS. Guardarei isso comigo e transmitirei para meus filhos e filhas, que por Deus transmitirão à meus netos e netas. Ser homens de boa fé.
Que vós, Maçons, não se percam na escuridão da vaidade interior. Mantenham o foco no principio busquem vossas origens.
Que DEUS vos abençoe

Edson Monteiro disse...

Caro anônimo

Gostaria de saber seu nome e seu email para podermos trocar impressões; gente como você é que precisamos trazer para as colunas maçônicas.

Edson Monteiro

Anônimo disse...

...construemp@gmail.com...

Anônimo disse...

" A Maçonaria jamais deve desrespeitar os prin-
cipios exatos da linha reta traçada pelo esqua-
dro e da circuferência feita pelo instrumento /
simbolizando o triangulo e principalmente da /
ciência arquitetônica de GADU " . . .

Anônimo disse...

(CUIDADO) As Principais espurias atualmente é o GLOB, GLB, GLADA, GOMB, ACADEMIA SUPERIOR MAÇÔNICA, GLOSMAB....Maçonaria com filiação através de internet e furada... Seu R$ (dindin) é a questão...então muito cuidado com a gangue do Sr. Dorival Fiorini (GLOB), Júlio Cesar da Silva e Sandro Munhõz (GLB).....entre outros gangueiros......Maçonaria só através do convite pessoal, porém, quando avistar solicite afiliação já saiba que é o grande golpe.

Anônimo disse...

Também sou contra filiação pela Internet, acho um absurdo.
mas não podemos generalizar falando mal das demais.
A Maçonaria independente e uma realidade no País, e devem ser respeitadas.
Nem todas Independentes são "espúrias", existem "espúrias" ate entre as reconhecidas.
Não existe nenhuma Lei que as impeça de funcionar.
Os "críticos" Se baseiam apenas nos Land-Marks radicais e obsoletos, porque não seguem os demais Land-Marks justos e perfeitos?
Só pelo fato de atacarem estas Potências, já demonstram que não são Maçons, e se são, são Maçons que nada ainda aprenderam com a filosofia da Ordem, portanto são maus maçons.
IR.'. kim ( kimcostar@hotmail.com )

Anônimo disse...

Anônimo question
A maioria dos mações confundem regularidade maçônica com reconhecimento internacional. Alguns dos comentaristas desta pagina já procuro saber quanto é que o GOB e as Grandes Lojas pagam para a Inglaterra e para os Estado Unidos para manterm esse tão importante reconhecimento Internaciona?

Anônimo disse...

ando será mesmo que começou a bagunça? Quando0 direitos foram reivindicados, principalmente os que se referem a LIBERDADE , a IGUALDADE? Ou será que alguns maçons conseguiram, diante das diversas formas de escândalos e jeitinhos, criar um documento que outorgue a um único grupo ,a propriedade da Maçonaria?
Fundamentos como tolerância parece desaparecer quando alguns grupos começam a perder ou sentir ameaçada a aquisição de seguidores, discipulos, ou seja lá como se chamam os infelizes que de maçons somente possuem os aventais e os brilhos.

Karinna Carvalho disse...

Caríssimos seguidores deste blog, o post do dia 20 de dezembro de 2011 do sr Carlos, me acusa de pular graus,e o engraçado é que não conheço nem reconheço este senhor, imagine ele ter acesso a minha história maçônica, e o incompreensível desta estória criada por ele, é que alguns isoladamente creem. Abram a mente para visualizar e analisar as acusações de pessoas que em desespero simples e enraizado, perfidiam.
Fui iniciada em 2008 sim elevada em 2008 e exaltada em meados de 2009, motivo? Conhecimento, evolução pela busca da verdade, não quebrou-se interstício, apenas pela estrutura ser menos tirânica ou burocratizada cumprimos nosso tempo e fomos agraciados com nossos graus dentro do tempo previsto.No campo filosófico houveram algumas quebra de interstício pois frequentamos três sessões mensais adiantando nosso aprendizado,não existe perda de conhecimento não viu? Eu não perdi nadinha nadinha, sei todos os graus de modo satisfatório para ser o que sou, Grande Comendadora.A propósito temos um posto bem elucidativo, é só acessar, porque este o irmão acusador já leu mas nao divulgou:datado em 06 de dezembro http://grandemmba.blogspot.com/2011_12_01_archive.html

Edson Monteiro disse...

Penso que não podemos alijar as potências que estão no trabalho sério, sem filiações por internet, etc. Essas potências na verdade, muitas, estão de "saco cheio" da bandalheira das potências ditas regulares, mas que são um ninho de manipulação, perseguição, e de panelinhas. Isso não é maçonaria. Devemos moralizar TODAS as instituições (Potências) porque há muito problema na verdade; tem gente falando mal dos outros e não estão olhando no espelho, não estaõ olhando ou tentando corrigir as barbaridades internas; daí, não dá outra: DISSIDÊNCIA!!! Vamos corrigir nosso comportamento pessoal?
Edson Monteiro

Dr Edson Monteiro disse...

Eu penso que cada ser humano deve procurar sua forma e ser feliz, procurar sua aptidão e segui-la, procurar a pessoa que lhe completa e ficar com ela, procurar a crença que lhe sensibilize e segui-la, etc. Assim também é em relação à maçonaria, cada um deve seguir seu coração. Se ficar numa potência regular (cheia de problemas)e se conforma ou deseja lutar para mudanças (inglória) tudo bem, mas se não agüenta mais a palhaçada que impera, então tudo bem ir para outra potência ou fundar uma nova ordem. Todos os caminhos servem para crescimento de si e de outros que se seguirão. Acho prepotência nossa julgar as atitudes dos outros porque na verdade o que vai dentro de cada um é muito particular e são valores só da pessoa. Desejar que as pessoas pensem e ajam como nós é sinal de prepotência, é querer que as coisas sejam conforme queremos, de acordo com nossos próprios valores. Nada há no mundo criado pelo homem que seja a real expressão da verdade oculta, e portanto, ninguém tem o aval sobrenatural de credenciar ou dizer que algo espiritual, filosófico, místico ou iniciático é legítimo ou ilegítimo. É como seguir uma religião, uma crença: tudo leva ao mesmo propósito, são apenas caminhos diferentes, roupagens diferentes, apenas isso. Quanto mais nos espiritualizamos, quanto mais nos ligamos aos valores universais, como o amor por exemplo, estaremos mais suscetíveis a receber intuições próximas das realidades divinas; mas em razão de nossa condição espiritual hominal, sempre estaremos distantes da verdade absoluta, porque esta é tão ampla e grandiosa demais para nosso entendimento nesta encarnação.

Anônimo disse...

Criticas não constroem nada, apenas dividem a sociedade.
Se caso você for maçom, espero que tenha aprendido algo, que é não julgar as pessoas e as potências, porque um dia você será julgado por outras pessoas e possivelmente pela sua potência.
Desejo que G.'.A.'.D.'.U.'. te abençoe e permita que você abra os seus olhos, e que faça maçonaria de verdade, porque isso que você faz, é pior que espúria.

M.'.I.'.

G.'.O.'.B.'.

Dr Edson Monteiro disse...

Caro Irmão M.I.
Não entendi; a crítica é pra quem?

Anônimo disse...

Caro Ir.'. este desabafo foi para o autor do site, que publica falsidades.

Sobre o seu comentário, penso que está correto em suas palavras.

S.'.S.'.S.'.

Edson Monteiro disse...

Caro Ir. M.I.

O autor deste blog sou eu, Edson Monteiro. O que é publicado por mim não se trata de falsidades, mas realidades, e as denúncias que há não são vazias, há documentação à disposição, não obviamente disponível no blog, mas pessoalmente sim. Quanto aos pontos de vista meus e dos outros colaboradores, são posicionamentos resultantes de longa vivência dentro da Ordem, não se trata de falácia, mas de experiência, de algum sofrimento e de muita desilusão. Sua afirmação é forte, então peço para o irmão apontar onde exatamente é que lhe parece falso o que foi lido? Ninguém é dono da verdade, nem pretendemos isso, portanto o que houver de falso, ou melhor, equivocado em nossos textos, por favor aponte para que possamos corrigir, e seguir em frente com a proposta original da criação deste blog que é o de prestar serviço à democracia dentro da maçonaria e de mudar paradigmas distorcidos que temos vivido nos últimos tempos.

Anônimo disse...

Ilustre Edson Monteiro.
Compactuo com seu pensamento.
Realmente ha muitas denuncias envolvendo as tais "espúrias", e muitas envolvendo as tais "reconhecidas".
Por este motivo não devemos generalizar julgando todas por algumas.
Um TFA
Kim ( kimcostar@hotmail.com )

Anônimo disse...

Tenho de dar minha palavra.
A, dita, maçonaria mista é um caça níquel!
Fui iniciado numa loja, no Rio, a mais antiga ordem mista. Se algum dia, essa ordem ja foi séria, então essa seriedade se perdeu em meio a vaidades e um certo ar de "guerra dos sexos" promovida pelos graus superiores, em que apelidos dados à potência tradicional, como "machonaria", são parte das conversas de corredor. Instruções e assuntos pertinentes à Ordem são deixados de lado e a orientação que se ouve é "procurem na internet". O calendário é abarrotado de festas, comemorações, seminários de assuntos totalmente profanos e maçonaria, que é bom, é totalmente deixada de lado. O engraçado é que a venda de entradas para as convenções nacionais e internacionais - com hospedagem na França inclusas - são anunciadas religiosamente. Isso sem contar com o numero absurdo de iniciações, não permitindo a formação de um ano letivo saudavel para os neófitos.
Infelizmente, o grito "mulher pode ser aceita na maçonaria" virou uma ladainha que visa apenas chamar atenção.
Hoje, sou regularizado pela boa vontade de meu padrinho que viu a arapuca em que fui induzido. É obvio, ninguem colocou arma na minha cabeça para entrar para uma ordem mista, mas, com experiência que tenho hoje, eu aviso aos incautos: Não aceitem convites de ordens mistas ou não reconhecidas. Só vão ter dores de cabeça.
Não vou me identificar,pois, há alguns nomes conhecidos nesse fórum.
TFA

"E.F."
GOIRJ

Anônimo disse...

Maçonaria séria está neste blog:

http://gomp-brasil.blogspot.com

TFA

Edson Monteiro disse...

Muito obrigado, caro Irmão. Tomei a liberdade de colocar o logotipo com link de sua Potência. Gostaria de visitá-los.
TFA
Edson

Anônimo disse...

Fui indicado pela academia superior maçonica do brasil que me indocou uma loja deles,e fui iniciado por eles.Qdo descobri que são espurias duas vezes,a 1 é que eles nem potencias independentes ou espurias eles tem,e a 2 nem são potencias espurias eu terei que iniciar novamente passar pelo processo e sindicancias novamente,mas nem que faça tudo isso novamente eu serei um Maçon,e saberei que serei reconhecido como tal:
finalizo isso deixando um depoimento para quem for cair neste processo de dindin ....
Estou processando para não ter que pagar o montante da joiá deles,pois está maçonaria nem onça de ouro pretendo dar,claro a justiça vai descidir...

Edson Monteiro disse...

Caro Irmão

Esse é o problema de ser iniciado em alguma potência não reconhecida. Hoje no Brasil as reconhecidas são Grandes Lojas na sua CMSB e o Grande Oriente do Brasil. Mas na minha opinião, somos todos irmãos e devemos nos tratar como tal.

Anônimo disse...

Informo que o GOMP não se utiliza de nenhuma forma terceirizada para iniciação de seus membros e os procedimentos seguem os Usos e Costumes da Maçonaria Universal, sendo que em média normalmente iniciamos de 3 a 5 candidatos/ano em cada Loja, mantendo o equilíbrio nas Lojas jurisdicionadas. Não sejam cordeiros e não se deixem levar por comentários que generalizam a Maçonaria Mista como ruim em seus procedimentos. Conduções ruins existem em diversas Obediências, sejam Masculinas, Femininas e Mistas. Aliás eu já estive presente em uma iniciação de "baciada" em uma dita Obediência Masculina regular, portanto sejamos coerentes ao "julgar" o trabalho alheio.

TFA

Anônimo disse...

É qdo iniciado foi numa baciada grande viu,amigo foram 8 candidatos em um só barco.
Julgamento deixo a quem é do traçado.Pois a mim me cabe me indignar pois dinheiro jogado fora,prá mim e no bolso deles...
Me desliguei disso tudo....

Dr Edson Monteiro disse...

Potências, Lojas, Templos, tudo convenção humana. A Maçonaria não depende de nada disso. Templos são recentes, potencias também. Maçonaria é filosofia humanista de conduta para ação social. ocorre que inventaram um monte de coisas como os já citados, e CARGOS também, tudo por causa da vaidade humana. Maçonaria pode existir sem nada disso, aliás seria melhor e mais útil à humanidade sem nada disso; toda essa invenção acaba por desvirtuar o propósito da maçonaria, pois poderia ser instrumento de união e força, mas só tem trazido o contrário. É VAIDADE. O que acaba prevalecendo é reuniões por reuniões, misticismo exagerado onde caberia mais ação social. Penso sinceramente que as reuniões em Tavernas deveriam ser estimuladas, como estamos fazendo, incluindo homens e mulheres, sem rituais elaborados que acabam se tornando um fim, e não apenas um meio.

Anônimo disse...

A maçonaria virou uma empresa onde se tem receitas enfim,existem lugares onde a priori é o simbolismo,ocultismo e o esoteismo etc...
Mas zelemos pelos bons costumes concorda comigo,pois agora a solicitação é por internet ( viva a evolução)...

Dr Edson Monteiro disse...

Acho que não entendi bem; o irmão está defendendo filiações via internet? Acho que não, né! Quanto a ser uma empresa, tudo bem, concordo mesmo, não a maçonaria, mas as Potências. Por isso é que nosso dinheiro tem que ser usado com responsabilidade, não ao bel prazer de mandatários temporários sonhadores com propostas e atitudes inconseqüentes como temos visto; é "cabeçada" atrás da outra; compra-se prédio invadido que nem "habite-se" sai; compra-se que era boate, ou assemelhados, que tem que ser adaptado para o uso, um labirinto acanhado; e tudo a preços fora de mercado. Compra-se sítios para projetos faraônicos que tem TUDO pra dar errado, pois é "passo maior que as pernas"; e tudo feito com a inação de assembléias; será que essas cabeçadas já não serviram para dar um "stop" nessa perdulança toda? Potências devem ter um CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO, EU PROPONHO ISSO PARA A GLESP PELO MENOS, com menor poder de decisão deliberativa o GM; GM executa o que esse CONSELHO delibera; PODERIA SER O CONSELHO DO GRÃO-MESTRADO, um conselho que ultimamente tem sido tão desprestigiado.

Anônimo disse...

Desc mas vc não diz coisa com coisa
Aliaz eu apoiar está conduta de garimpar
novos candidados via internet,foje do que é realmente Maçonaria.E isso é feito por indicação.Dos irmão de dentro.
E hoje isso virtou uma empresa,que lucra com novos potenciais candidatos....
cada um paga 2.000,00 só fazer contas?

Anônimo disse...

...2000,00, fora as despesas com investigações, que são por conta do candidato...

Cídio Lopes disse...

É fácil se esconder atrás do teclado e mandar o dedo. O anonimato permite sermos quem de fato somos.
Vejo pessoas sendo rude com uma senhora que foi educada, explicou seu posicionamento, indicou fontes de informação, etc.... Do outro lado um anônimo ou não sendo grosso.
Bem, se esse é "regular" então estou indo para o irregular.

Penso que a equação é mais complexa. Tem Lojas Históricas(e não regular) que tem aberrações, o GOB pelo tamanho parece que está sempre presente nessa lista. Tem Lojas não-históricas(e não espúria) que podem fazer trabalho interessante.

Mas a conversa não se resolve assim, pois é possível trocar as afimações acima e será verdadeiro do mesmo jeito.

Eu conheço gente de Loja não-histórica que é meu amigo. Tenho confiança nele, etc.... Conheço regulares que desejo distancia deles.

O enigma é mais complexo. Exige de nós um pouco mais de polimento, mais modéstia. Alguns "maçons" vão longo empregando adjetivos ofensivos, como se fosse uma religião fundamentalista. Já nomeiam o outro de bandido, v...... Horrível.

A pouco tempo promovi um curso de graça sobre Filosofia e Maçonaria em São Paulo. Enfim, tive 3 inscrito. Em outra época promovi o mesmo curso e um amigo cobrou 40 reais, pois na época fizemos em um lugar alugado.... Enfim, encontrei orkuteiros me chamando de nomes terríveis....
Enfim, sou professor de Filosofia com um monte de formação e fico triste como psêudos pensadores cometem babaridades virtuais para se dizerem maçom. Tenho vergonha.

ARLS Luz, Paz e Justiça, 308 - GOP/COMAB
Academia Maçônica de Filosofia

Anônimo disse...

Sobre a Internet, não vejo problema algum que qualquer Potência, tenha um link onde o Profano possa manifestar seu interesse de ingresso como um contato inicial e depois dando prosseguimento com todas as formalidades legais, como prevê nossos Usos e Costumes.

TFA.'.

Anônimo disse...

Acredito realmente no dia em que a "LUZ" venha a alcançar os ólhos de "certos IIr.´.". Penso que eles continuam naquela escuridão típica dos profanos quando aínda Recipiendários, digo isso porquê um dia tbm o fui. Sepre acreditei no resultado positivo do intelecto do ser humano que estuda. Muitos acham que ñ são ignorantes pelo fato de saberem lêr! Eu sempre pensei de forma contrária! Saber lêr é uma coisa, entender o que está escrito é uma outra habilidade que poucos a tem. Uso esta máxima p/ exemplificar ao mundo profano oque nós MMaçon.´. conceituamos como "LUZ". Sendo assim penso que os estudo Maçon.´. melhoram o Maç.´., nos UNIFICA na forma do pensar, esta união sempre entre nós IIr.´. e IIrã. Uma passagem filófica parece ñ ter sido lida por muitos aquí, convido aos IIr.´. aquí participantes a estudar o conceito do " FEIXE DE ÉSOPO". Tenho trabalhado minha P.´. Br.´. sempre no propósito de dirimir este tipo de aresta em minha vida. Procuro me manter J.´. porque P.´. só o G.´.A.´.D.´.U.´..

Um determinado Ir.´. criticou a Maçon.´. por obedecer a Landmarcks obsoletos, pois bem! Os landmarks maçônicos mais conhecidos e adotados no mundo são os “25 Landmarks de Mackey”. Porém, algumas Grandes Lojas, exercendo o poder soberano que possuem sobre suas leis e administrações, tem publicado suas próprias relações de landmarks, variando seus totais entre 7 e 54. Se o critico estudar sobre Albert Pike, irá descobrir que seus Landmarks são bem mais atuais que os de Mackey adotado pela maioria.

S.´.F.´.U.´.

Pedrito C. S. Júnior.
Maç.´. Apr.´. CIM-357075
A.´.R.´.L.´.S.´.ISIS-357

saecolucci disse...

Boa tarde a todos não devemos julgar apenas por ser lojas irregulares e sim pelo carater que cada um exerce na sociedade, já ouviram a expressão santinho do pau oco ?
Então em todos os meios há o joio e o trigo não podemos generalizar tudo ,pois sei que tem pessoas boas em todos os meios.
Abraço a todos

saecolucci disse...

Boa tarde sr. Edson quero aproveitar e convida lo a visitar o meu blog que inaugurei hoje com um texto simples mas que nos faz pensar meu blog ainda é bem simples mas espero que seja de bom proveito e texto útil para todos.
Um abraço

Dr Edson Monteiro disse...

Muito bem, desejo conhecer seu blog; poderia nos participar o endereço?

Jovem Maçom disse...

Boa tarde a todos!

O que é mais importante, o amor fraternal que deve existir entre nós maçons ou essa picunha sobre quais potências são ou não reconhecidas pela GLUI?

Essa discussão de nada serve para nossa ordem.

TFA

Jovem Maçom disse...

Boa tarde a todos novamente!

O mais interessante é que nós maçons que somos membros das potências "irregulares" e "espúrias" não fazemos distinção e nem tratamos de forma diferente irmãos de outras potências, mesmo os irmãos das potências que não criticam.

Já os "maçons regulares" não tem esse comportamento em relação aos "irregulares". Não são poucos os casos de membros das potências regulares tratarem com desprezo os irmãos das demais potências.

A impressão que se tem é que o sentimento fraterno que deveria existir entre nós não vale nada quando se comparado a um mero documento de reconhecimento entre potências.

Dr Edson Monteiro disse...

Caro Irmão,
Tudo o que você disse é pertinente. Na verdade NADA (na minha opinião) é espúria ou irregular. ninguém detém essa pretensa verdade, tudo é convenção humana, ou seja, tudo é "invencionice", portanto mais vale os ensinamentos, a amizade e a união do que titulos humanos que não levaremos para o Or.Eterno.

Jovem Maçom disse...

Editor,

Felizmente acredito muitos irmãos das potências mais tradicionais (GOB/GL/COMAB) compartilham do seu pensamento.

Porém o que me causa certo asco é postura da minoria que prefere ofender e caluniar as novas potências.

Li em um dos comentários deste post que a GLOSMAB (por sinal é a potência a qual eu pertenço) é apenas faxada para ganhar dinheiro.

Ora, como alguem afirma tal coisa sem nós conhecer?
Eu passei por dificuldades financeiras logo após ter sido iniciado, e ao solicitar meu adormecimento por não poder arcar com os valores, o nosso Sereníssimo não aceitou minha solicitação, pediu para eu continuar e quitar os valores em aberto quando fosse possivel.

Acho que essa atitude mostra que realmente fazemos maçonaria.

TFA

Anônimo disse...

Então alguém aí lembra de uma certa "Lei do Silêncio"???

Sustentar este tipo de debate demonstra, por si só, que a venda não foi removida.

Espero ter ajudado aos que buscam o verdadeiro caminho para a Luz.

Dr Edson Monteiro disse...

LEI DO SILÊNCIO?

Essa postura deve ser seguida em relação às nossas instruções e assuntos discutidos dentro de templos. Mas irregularidades e outras atitudes anti-maçônicas é para serem escancaradas sim nos meios que dispusermos. Como as potências em geral só publicam fatos e festividades que lhes sejam favoráveis, há necessidade de que haja meios de comunicação isentos que não sirvam com aparelhos políticos da situação, e que se prestem a divulgar os feitos que eventualmente ficam debaixo dos tapetes. Há sim necessidade de voz para denunciar com isenção e este espaço é um que se propõe a isso. Senão vamos nos calar a fatos como o do Senador Demóstene Torres que se arvora ícone da probidade, e que foi até palestrar sobre corrupção no Grande Oriente de Goiás. Não podemos confundir maçonaria com porcaria que se pratica no dia a dia por profanos de avental.

Anônimo disse...

Preciso de uma ajuda,estou com iniciação marcada na GLOSMAB ( http://www.glosmab.com.br ) . Não vejo o porque, por ela nao ser da GOB, nao ser uma maçonaria real? Somente as potencias GOB são verdadeiras? pq nao pode ser essa GLOSMAB uma potencia maçonica boa e de fazer bons trabalhos? A unica coisa que eu vi é que ela tem um link no site pra vc preencher uma ficha pra entrar. Sempre pensei que fosse por indicação. Mas... O que voces acham?
meu mail: cottini_dr@hotmail.com

Jovem Maçom disse...

Anônimo, boa tarde!

Sim, a GLOSMAB é uma potência séria, soberana e regular assim como o GOB, GLESP e demais outras potências.

A diferença entre GOB e as outras potências é o tratado de reconhecimento entre GOB e Grande Lija Unida da Inglaterra.
Por ter esse tratado, alguns maçons julgam como espúrias e irregular as potências que não possuem o mesmo o tratado.

Porém todos que são iniciados em potências regulares, conhecem os toques, sinais e palavras, são livres e de bons costumes devem ser reconhecidos como maçons nos quatro cantos do globo terrestre.

Dr Edson Monteiro disse...

Ficha para entrar não é a forma de adentrar à maçonaria; você deve procurar ser apresentado; quem pratica essa "captação de adeptos" eu desconfio; nada contra a potência referida, mas essa atitude de usar internet para captar novos membros é questionável.

Jovem Maçom disse...

"Captar adeptos" não é termo correto e de certa forma é uma expressão tendenciosa.

Acredito que o fato de existir um canal para que o profano expresse seu interesse de ingressar na ordem é válido.

Alguns até preferem, pois dizem que melhor dessa forma do que ter "puxar o saco" de algum meçom para conseguir ser iniciado.

Enfim, o que realmente não pode ser feito é esse pré-julgamento devido ao fato de existir um meio para que o profano manifeste o interesse de ingressar na ordem.
Até porque isso existe aqui, nos EUA, Europa, Mexico, em diversas partes do mundo.

Inclusive, a maçonaria norte-americana adotou um slogan que diz 2BE1-ASK1 (To Be One, Aks One - Para se tornar um, pergunte a um). Nada mais inclusivo do que isso.

Dr Edson Monteiro disse...

Visto por esse ponto de vista pode ser. Realmente é de se pensar o bom uso dos meios eletrônicos que temos disponíveis hoje em dia. Aliás tem muita loja (e potencia)que ainda não informatizou os registros de loja (balaustres) e outros procedimentos. A comunicação, por exemplo, "on-line" entre a potência e as lojas durante os trabalhos. Realmente, se bem utilizado, é um bom meio. "Dou a mão à palmatória"

Jovem Maçom disse...

Exatamente, existe uma certa relutancia em modernizar alguns procedimentos. Talvez seja por medo de que se perca a tradição, e até por excesso de zêlo.

Eu sou um dos que defende o uso da informatização e tecnologia a favor da maçonaria.
Porém, é preciso ter muito cuidado. Muito material vasou na internet. É possível encontrar na internet rituais da GLESP (GOSP, não me lembro ao certo) dos graus simbólicos e alguns dos graus filosóficos. E o pior, estão disponíveis para qualquer olho profano ver.
Se o irmão tiver interesse em conferir eu lhe envio o link por e-mail.

Defendo o uso da internet como forma de contato entre maçons, como forma do profano expressar seu desejo de ingresso na Ordem e só. O resto tem de ser muito bem protegido, ainda mais no nosso país onde não existe uma legislação específica para crimes virtuais.

Dr Edson Monteiro disse...

Exatamente...
Mas peço que nos envie material, publicações para colaborar com este blog. Gostaria de contar consigo no corpo editorial.
meu email edson@edsonmonteiro.med.br

Jovem Maçom disse...

Estou de Pé e a Ordem meu irmão!

Anônimo disse...

Legal, fico muito feliz em saber que vou fazer parte de uma potencia séria e correta. Jovem Maçon, minha iniciação será sabado agora dia 28, ai Se Deus quizer poderei chama-lo de irmao.
OBS: Meu padrinho esta sendo o Joel.

Anônimo disse...

Meus Irmãos, independente do que esta sendo debatido, vamos tomar cuidado com as comunicações Maçônicas, lembrando que o blog é aberto a todos e não só a Maçons.

Anônimo disse...

Ola a todos, eu sou o Anonimo que escreveu acima (dia 26 de abril) que ia fazer a iniciação ni dia 28. Que maravilha foi... Inesquecivel.
Bom agora começa a Lapidação.

Alberto.'.

Dr Edson Monteiro disse...

Caro Ir Alberto

Parabéns a você e à sua Loja por mais um obreiro nas colunas. Desejo que seu entusiasmo nunca se apague apesar dos obstáculos que virão à frente. Gostaria de visitá-lo na sua Loja; por favor, mande-me endereço da loja, dia de reunião para eu poder programar a visita. Mande para o email edson@edsonmonteiro.med.br

Anônimo disse...

Claro Ir Edson, mando sim, estou realmente muito feliz, ja estou cheio de trabalhos para fazer, muito bom isso, que G.'.A.'.D.'.U.'. abençoe a todos Nós.

Alberto Cottini.'.

Anônimo disse...

AGRADEÇO O MODERADOR DO SITE PELA PROPAGANDA REALIZADA DO GRANDE ORIENTE MAÇÔNICO PAN-AMERICANO - GOMP. COMO A MAIORIA DAS PESSOAS E IRMÃOS SÃO POSSUIDORES DE UM MÍNIMO DE SENSO-CRÍTICO, OBVIAMENTE IRÃO PESQUISAR OS TRABALHOS DAS DIVERSAS OBEDIÊNCIAS E DESTA FORMA CONSTATAR O TRABALHO SÉRIO E REGULAR EXECUTADA PELAS MESMAS.

Dr Edson Monteiro disse...

Não resta dúvida, o trabalho e o exemplo são as ferramentas (ou armas) para dissimular os tagarelas mal intencionados.

Anônimo disse...

Esse Kim já está por aqui também?
Ele foi expulso de uma comunidade no orkut por disseminar atritos referentes a maçonaria regular e espúria. Abraços.

Anônimo disse...

ALÉM DO CLIPSAS E CIMAS, FALTA ADICIONAR A COMAM - CONFERENCIA MASONICA AMERICANA. EXPOENTE ENTIDADE INTERNACIONAL, COM MAIS DE 30 POTÊNCIAS DA MAÇONARIA INDEPENDENTE: MISTA, FEMININA E MASCULINA.

Anônimo disse...

Nossa, agora mais essa COMAM, virou comércio mesmo. Graças ao GADU que o GOB, COMAB e CMSB estão aí pra impor respeito.

Anônimo disse...

Quer ajeitar tudo isto, procure os maçons
operativos tal qual fui.
um triplise abraco

Anônimo disse...

os caras xiam com uma lista dessas acima....mas não percebem que mudanças estão ocorrendo na maçonaria todos os dias e isso é a nível mundial...coitada das ditas regulares aqui do Brasil estão ficando pra trás...tenho observado nessas potencias ditas regulares um certo medo de esclarecer aos seus obreiros uma realidade tão grande e tão vasta,que sim!!! existem outras potências...existem lojas que só aceitam homens.mulheres e exitem as mixtas...me surpreende em saber que até mestres e outros de graus superiores desconhecem certas realidades...desconhecm a quantidade de ritos e cores da maçonaria...o GOB e as GL esconde de seus obreiros certas informações e relatos originais da historia do Brasil e da Humanidade...EGOISMO PURO. outra coisa essas ditas regulares são as primeiras em ferir mortalmente o Iniciado maçom quando o privam de sua LIBERDADE de ir e vir...é proibido ir em lojas de outras potencias,as vezes conversar com outros llr:. ""expúrios""...enfim eles os regulares são preconceituosos,provocam a segregação, a discordia,o conflito e ódio entre llr:. não são todos é claro...mas é ridiculo que hajam maçons em plena éopca que vivemos com uma mente fechada,complexada,retrogada as realidades que nos envolvem...agora quanto a isso de REGULARIDADE MAÇONICA,nem GOB nem GL são REGULARES,enfim isso de POTENCIA REGULAR como eles se auto afirmam...é BALELA,eles mesmo não se reconhecem e quando dizem se reconhecer aqui é MENTIRA porque esse reconhecimento não tem validade internacional...então o que é que estamos dicutindo aqui mesmo???

Dr Edson Monteiro disse...

Caro Irmão

Concordo em quase tudo colocado na sua postagem, e penso igualmente quanto à legitimidade, ao direito das Ordens ditas não regulares de existirem e de crescerem. Mas apenas para esclarecimento, o GOB e a GLESP (apenas a Grande loja de São Paulo) têm reconhecimento internacional da Grande Loja da Inglaterra. Isso é fato, é real. Agora quem dá a autoridade deles serem os únicos a terem poder de reconhecer os outros todos como de legítima maçonaria ou não, aí é outra história. Também não acho que devemos ficar sob tutela de nada, ninguém internacionalmente; maçonaria de verdade é feita no íntimo e está no nosso coração. Todo o resto é vaidade, dominação e convenções humanas que a mim pelo menos não convencem.

Anônimo disse...

Depois que tenho recebido constantes ameaças, ofensas por telefone por "irmãos regulares" to nem ae para anderson, landkmark 18 e etc.
Quero q esse povo "REGULAR" vá tudo se foder!
TFA aos bons.

Cajal

Anônimo disse...

Ao Cajal e demais senhores pertencentes às "maçonarias expúrias", o fato é que somente GOB, COMAB e GL são maçonaria autentica no Brasil. As outras sim, surgiram de vaidades de pessoas que não desejam perder o poder e ficam a criar suas "potências" e outros que não estejam nesse perfil se não foram convidados é porque realmente não merecem estar na Sublime Ordem e só lhes resta essas aí tipo Glusa, Gloria do Ocidente GONAB, GLOB, COMUB, Egípcia, Glada etc... um verdadeiro comércio.

Anônimo disse...

S.'.F.'.U.'. a todos os IRS.'. indepedente da potencia.

A questao é o seguinte,essa politicagem que existe está destruindo a Maçonaria,ser maçom é agir como tal tanto no mundo profano como no mundo maçônico.
A Filosofia Maçônica é linda,ou seja ''a Maçonaria é perfeita as pessoas que não são''
Não irei citar nenhuma potência,pois na minha opinião a Maçonaria existe a mais de mil anos,e infelismente 4 grandes lojas se uniram e fundaram a Grande loja da Inglaterra,foi aí que a maçonaria começou a ''afundar''
A pessoa que ingressa na Maçonaria e entende sua filosofia,seus principios a coloca em prática todo esse ensinamento,com certeza essa pessoa é um verdadeiro maçom.
Aquele que se preocupa com potencia,CIM,Carterinha,cargo de deputado maçônico,delegado Maçonico e etc....
em busca de poder,está perdendo tempo na maçonaria,essa pessoa fica 20,30,40 anos na Maçonaria e não entende qual é a razão da sagrada ordem existir.
Um ir.'. muito antigo na ordem e muito sábio,me disse uma vez ''quem é Maçom já Nasce Maçom'',ser maçom é:

1)Praticar a Caridade sem propaganda,(oque a mão direita dá a mão esquerda não prescisa saber.

2)Ser um exemplo perante a Sociedade e a Família.

3)Combater a ignorancia

4)Ser uma pessoa calma,ser discreto,falar pouco e ouvir mais.

5)Não ser ganancioso,pois todo o dinheiro que vem através da cobiça,da mentira não prospera.

Não queira ser um M.'.M.'. sem conteúdo,pois é muito feio possuir um título e ser um ignorante.

Tenho dito!

Anônimo disse...

Como confiar? Recebi email me convidando para preencher um cadastro e visitar uma loja de maçonaria. Será que este é o espirito da maçonaria entrando qualquer pessoa sem uma pré análise ou por um contato com um membro da instituição. Me passaram um site www.malhete.com.br, dizendo ser a loja maçonaria paulistana. Em contatos com colegas que de fato são da maçonaria, os mesmos me orientaram que se tratava de um golpe ou coisa do tipo.

Anônimo disse...

Meu presado anônimo de 18/06, realmente você está certo. Virou comércio. Sem essa de dizer que não interessa a potência como diz o anônimo de 16/06. Interessa e muito, pois os "donos" de potências andam a solta por aí esperando os coitados menos avisados e curiosos para saber sobre maçonaria. Para ser maçom de verdade tem que pertencer ao GOB, COMAB ou CMSB(Grande Loja,e mais só entra através de convite feito por um Mestre Maçom regular, fora isso o resto é enganação.

Anônimo disse...

Também cai no golpe da Academia Superior Maçônica do Brasil que se aproveitou da minha boa fé e vontade de melhorar a sociedade. Fui iniciado numa loja espúria e depois de um tempo fui estudar fora do Brasil, e para minha surpresa nenhuma loja maçônica em Portugal me aceitou. Me sinto enganado e lesado. Posso através do PROCON ou outro de direito do consumidor processar a ASMB, restituir meu dinheiro de volta etc?

Dr Edson Monteiro disse...

Eu penso que cabe reclamação no PROCON sempre que se PROVAR que algo prometido mediante pagamento não foi cumprido. Também cabe ação judicial sempre que uma relação de aquisição material ou de títulos, certificações, etc, mediante pagamento, tenha motivado constrangimento por se tratar de resultado fraudulento o bem compromissado entre as partes. Não estou dizendo que é este o caso; um advogado deve ser consultado, e se for o caso, ou seja, se houver provas que não gerem o contraditório, vai em frente.

AERONAVEGANTE disse...

A quem possa interessar!
Essa discussão sem vim sobre Regularidade e Reconhecimento mostra-se totalmente sem propósito.
Aqueles que querem defender a Maçonaria façam o que a Arte Real prega, ou seja, TOLERÂNCIA.
Todos sabemos que existem boas e más pessoas em todas as instituições e que o fato de ser reconhecido por esta ou aquela instituição é uma questão de foro íntimo, sendo assim, não cabe a qualquer um obrigar, por atos ou palavras, que todos o aceitem como às suas idéias. Seja MAÇOM, pratique a TOLERÂNCIA, execute suas OBRAS, busque o APERFEIÇOAMENTO, e além de tudo seja JUSTO E PERFEITO, obedecendo aos poderes constituídos, promovendo o conhecimento, respeitando as leis e promovendo o respeito à elas.
Outro fato é que Todos são iguais perante a Lei, ou seja, a Lei regula como se estabelece a igualdade e parafraseando o grande constitucionalista Celso Ribeiro Bastos que conceitua muito bem esse princípio "tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais na medida em que eles se desigualam". Pois existem peculiaridades pessoais que impedem tratar a todos da mesma forma.
Isto posto, comunico que se um determinado grupo deseja ser reconhecido pela GLUI, e este grupo estabelece regras para isso, todos os que ingressam nessa associação devem respeitar suas convenções. Como se outro grupo não faz questão deste reconhecimento também siga as convenções de sua organização. Contudo todos, como CIDADÃOS devem repeitar os demais, incluindo-se o respeito às Leis e Regulamentos. Se TODOS fizerem isso já serão ÓTIMOS MAÇONS, com ou sem avental.
Enfim, caso alguém queira deliberar sobre esse assunto estarei a disposição

SANTANA

Anônimo disse...

Caro Aeronavegante, entendo seu ponto de vista sobre tolerância, porém sou totalmente contrário a chamar de irmãos maçons aqueles que não pertençam ao GOB, COMAB ou Grandes Lojas, pois se você é maçom de verdade sabe que apenas estas 3 potências praticam maçonaria séria, sem comércio e sem "donos", aos de boa índole das espúrias cabe a nós convidá-los a fazer parte da maçonaria universal e tirá-los dessa arapucas que infelizmente proliferam pelo Brasil a cada dia.Abraços.

Dr Edson Monteiro disse...

Cada ponto de vista tem seu valor, tem suas razões. Porém, para reflexão, as Grandes lojas foram fundadas numa dissidência do GOB, na década de 20, e era considerada espúria até recentemente quando na administração do GM Salim Zugaib na GLESP, houve acordo entre as duas potencias, GLESP e GOB, e a Grande Loja Unida da Inglaterra reconheceu também a GLESP; portanto o fato de ser "espúria" uma potência, pode não o ser amanhã. E para que isso ocorra é necessário o crescimento em número e em respeito da mesma, além do apoio das outras. Nas leis maçônicas é previsto o aparecimento de novas potências, desde que haja apoio das já consolidadas. Mas para haver apoio é necessário que elas já existam, então... Bom é mais um ponto a ser considerado para aquecer as discussões.

Anônimo disse...

a maçonaria é uma só,demente é aquele que prega o espirito de segregação...tenho visto muito esses llr:. ditos "regulares" que quando estão com a corda no pecoço,na última,passando por um problemão que seus mesmos llr:. regulares não o ajudam,correm para os expúrios e chamam de meu llr:. eu te reconheço... e tal...

Anônimo disse...

"Sabedoria, Força e Beleza são forças que estão ao alcance de todas as pessoas;e uma associação de pessoas plenas dessas forças só pode exercer um imenso poder no mundo. Se a Maçonaria não o faz é porque parou de possuí-las"

(ALBERT PIKE)

Anônimo disse...

repassando...

Atos de Rivalidade
A discrepância reinante na desarmonia existente entre os Sup.'. Cons.'. do R.'.E.'.A.'.A.'. que envolve as PPot.'. MMaç.'. das Grandes Lojas
do Brasil, não admite reconhecer qualquer outro Supremo Conselho no Brasil, incluindo o do
GOB e os dos Grandes Orientes Independentes, reconhecidos pelas Grandes Lojas;

Vários Grandes Orientes Independentes do Brasil, com participação de vários membros de Supremos Conselhos de Grandes Orientes Independentes, não aceitos como regulares pelo Supremo Conselho das Grandes Lojas, pelo do Grande Oriente
do Brasil;
seque....

Anônimo disse...

continuação...

O Supremo Conselho do R.'.E.'.A.'.A.'. que envolve todas as PPot.'. MMaç.'. do Grande Oriente do Brasil, é considerado irregular e espúrio pelo Supremo Conselho das Grandes Lojas do Brasil, mesmo existindo, portanto, tratados internacionais de reconhecimento mútuo ou tácito, inclusive os internos com algumas Grandes Lojas do Brasil e outros Orientes Independentes...

Está estabelecido o caos!

O Prof. Jorge Buarque Lira, em seu belíssimo e conhecidíssimo trabalho, "AS VIGAS MESTRAS DA MAÇONARIA", conta-nos uma rápida passagem à página 75 de sua maravilhosa obra, que em certa cidade, dois IIr.'. bateram à porta de um Templo maç.'., para visitá-lo. Um pertencia ao Gr.'. Or.'. do Brasil e o outro à Grande Loja.

Ao primeiro, foi-lhe permitido a entrada; quanto ao segundo, recusaram-no por ser da Grande Loja, e, portanto, maçom não reconhecido, segundo o conceito daquela Loja e de outros mmaç.'. de rótulo e de fachada.

seque...

Anônimo disse...

continuação
...Disse-lhe o Guarda do Templo que a Loja era intransigente e não permitia ingresso a nenhum membro de qualquer outra Potência.

O Ir.'. do Gr.'. Or.'. porém, revoltado com semelhante atitude, recusou a visita, e ambos se retiraram amargurados, tal foi a decepção.

Conta ainda, como sendo o mais grave, que no dia seguinte, vieram a saber que o Irmão a quem recusaram a entrada, estava chegando na cidade para assumir a Gerência de um importante Banco, no qual eles todos estavam dependurados e alguns com títulos em mora.
Aflitos, reuniram-se em comissão e foram visitar o "Irmão" Gerente, a fim de se desculparem. Alegaram que, já informados de que ele era um bom e legítimo Ir.'. embora da Gr.'. Loj.'., abririam mão das exigências dos estatutos, para terem o prazer do seu honroso convívio.

O "Irmão" Gerente sorriu disfarçadamente, e disse-lhes tão sómente:
- Os senhores não devem violar por minha causa, o regimento da Loj.'.
Afinal quem sou eu, para merecer tamanha honra?

Todos exclamaram, a uma só vós: - é um grande Ir.'., e disso já temos provas sobejas!...
- Não. Os senhores estão enganados;
sou simplesmente um Gerente de Banco.
Fiquem, pois, onde estão, que minha posição é aquí.
Os senhores querem a estima e a companhia do Gerente do Banco,
e não do Ir.'. maç.'..
- Lá na Maçonaria não há necessidade de um gerente de casa bancária.
De resto pode-se imaginar...

Assim, muitos MMaç.'. quando chegam em cidades do interior, cuja loja é adversa da sua Pot.'., receia visitá-la e lá ser mal recebido, postergando, portanto, a oportunidade de conviver algumas horas com seus IIr.'. e neles cultivar novas amizades, tudo por obra e graça da rivalidade que opera, infelizmente, entre os nossos grandes faróis, cujas luzes, iluminam direções opostas mantendo nas trevas da ignorância, da arrogância e do orgulho, "lideranças" maçônicas ambiciosas, insensíveis, que ao invés de chamar a atenção aglutinadora da mente de nossos IIr.'., através de um só raio de luz, ao revés, os ofuscam, os confundem, para finalmente, os dispersar.

A bem da verdade, assim, nada estará "justo e perfeito"; estaremos alimentando dia à dia, a desconfiança e a insegurança em nosso próprio meio, posto que, ignoramos nossos verdadeiros inimigos, que é o mal social imperando no nosso cotidiano e que sem sombra de
dúvida, é o mal que vem de fora; o mal externo, ao passo que, envolvidos pelas querelas da rivalidade, deixamos de avançar no aprimoramento de nossas mentes, de nossos ideais, ferindo de morte e alijando definitivamente, as três palavras máximas da maioria das Ordens iniciáticas: LIBERDADE, IGUALDADE, FRATERNIDADE.

Afinal, queiram ou não, em sua maioria, as LLoj.'. cumprem os mesmos ritos, os mesmos mobiliarios, os mesmos paramentos e os seus Templos, conservam a mais próxima semelhança.

Assim, tudo o que há de discrepante, reside apenas na ambição, avidez, poder e principalmente, na falta de humildade de nossos líderes, que, ávidos e gananciosos, preferem se separar para não dividir, gerando daí, a desarmonia, a desunião e a fragmentação da maçonaria e o consequente descrédito de um para com o outro, tudo, como se dever obdiência às diretrizes internacionais, fosse a última palavra.

Anônimo disse...

Paz aos homens de boa fé!

Cabe aqui o comentário de que o ser humano busca de uma ou outra maneira seu aperfeiçoamento, seja isto feita de maneira orientada com percurso sereno ou talhando a própria ignorância vivida de maneira truculenta, sujeito a muitos percalços. As lojas regulares são necessárias, assim como as demais. Por que? Por que o tratamento das regulares aos profanos é um tratamento de exclusão, não sendo um tratamento de restrição. Se um profano dirigi-se à um irmão de uma loja reconhecida, normalmente, este irmão informa que o ingresso dar-se-à apenas pelo convite e que este é feito apenas aos eleitos ou escolhidos.
Isto abre margem de o profano, sentindo-se deslocado ao ter buscado iluminação (não vaidades) , ir atrás de conhecimento por sua própria conta.

Creio que uma mudança de abordagem é fundamental pois, assim como em outras instituições, àqueles que desejam ingressar apenas por vaidade ou buscando status, deixam a instituição assim que os trabalhos e compromissos aparecem e tornam-se reais ou quando ele compreende que não se trata de fazer parte e sim de ser parte de um todo.

Este indivíduo que vos fala foi assim tratado e busquei por conta própria um meio de obter conhecimento, possibilitando-me lapidar a pedra bruta de meu próprio ser. Minha iniciação será dia 14 de julho de 2012 em loja da GLOMEB.

Vejo na ignorância a necessidade de luz e e na sabedoria a arte do compartilhar !

Não me refiro aos assuntos restritos - segredos - pois creio que trabalhos, compromissos e um uma boa trolha servem de peneira e deveriam, na minha opinião, serem aplicados para ser provado o caráter do candidato pelos seu caminhar dentre os irmãos.

Se este não se mostrar digno, creio eu, o mesmo se afastará sem criar celeumas e ciente de que a ordem não é uma competição, um clube social ou uma brincadeira.

Fica resumidamente registrada minha opinião e o desejo que as diferenças sejam tratadas por todos com respeito pois o tolo discute com o sábio mas o sábio não discute com o tolo!

Saudações !!!

Dr Edson Monteiro disse...

Caro futuro Irmão!

Gostei demais de suas ponderadas e serenas palavras; e sábias, o que é mais importante. Gostaria que continuasse a escrever neste blog pois sei que seria, se o fizesse, de grande contribuição.

Abs

Edson Monteiro
Editor www.pelaordem.com

Anônimo disse...

Sem contar ainda que autoridades públicas pertencentes à MAÇONARIA estão afrontando as leis da Pátriia, em especial o artigo 37 da Constituição que fala em moralidade, honestidade, imparcialidade e dever de eficiência e consequentemente destruiindo provas para protefer e defender irmãos maçons. Isso é uma vergonha. Isso é Crime Organizado!!! VAOS MORALIZAR NOSSAS LOJAS - Vamos botar pra fora esses corruptos safados que envergonham a Polícia e a Justiça e também a MAÇONARIA. Fora Corruptos !!!!

Dr Edson Monteiro disse...

Esse clamor "VAMOS MORALIZAR NOSSAS LOJAS" é tudo o que eu desejaria fazer de verdade. Se esse clamor seu é aspiração verdadeira que parte do seu coração, conte comigo. vamos programar reunirmos alguns irmãos na TAVERNA e planejarmos alguma ação. O que acha?

Anônimo disse...

Meu caro QQ.'. e AA.'. Ir.'., em sua lista pertenço ao Nº 39, sou de uma Potência Independente onde a maioria dos seus Obreiros pertencia ao GOB, GOSP,GLESP e GOP-SP, onde saíram por não cumprir os 25 Landmarks e a Constituição de Anderson e não concordar que a UGLE seja a mãe de todas as lojas e orientes maçônicos espalhados pela superfície da terra;
Lhe pergunto de quem é a Maçonaria da UGLE, GOB, GOSP ou GOP-SP, ou é de nos MAÇONS que faz a verdadeira maçonaria de tratar todos nossos IIr.'. com LIBERDADE, IGUALDADE e FRATERNIDADE, OU NÃO.
Obrigado pela oportunidade.
Ir.'. MAÇOM

Anônimo disse...

Caro anônimo de 24 de julho em 01:25. A maçonaria realmente é dos maçons que fazem a verdadeira e universal maçonaria, ou seja dos que praticam os Landmarks. Como você mesmo afirma os independentes que prefiro chamar de espúrios ou irregulares ao não cumprirem os 25 landmarks realmente não devem ser chamados de maçons. Pois quando se entra em uma associação e se compromete a cumprir seus ditames não tem porque depois se rebelar, entrou sabendo. Portanto não há dúvida de que a GLUI realmente é a nossa mãe e quem por ela é reconhecida pode ser chamada de maçonaria pura. No Brasil todos sabemos que GOB, Grandes Lojas CMSB e COMAB são as guardiãs da moral e pureza maçônica. O resto é comércio, abraços.

Anônimo disse...

Aff, que vergonha de ter um Ir.´. com esse tipo de pensamento "sua GOB é maçonaria pura, o resto é comercio" nossa, você nem deveria ter escrito nada, a sua é a pura? mesmo? fala para nós sobre os AGAPES safados que a GOB faz, isso é pureza? fala sério viu...

Jovem Maçom disse...

Queridos e amados irmãos!

Essa discussão é deprimente!
Muito me entristece ver que maçons julgam uns aos outros pela "placa" da loja do mesmo!
Será que sua potência reflete seu caratér? Acho que não!

Outro dia um irmão do quadro de minha loja teve que escutar o seguinte de um outro irmão durante a festa de casamento de sua filha:
"-Não falo com vc! Vc é espúrio!"
E o irmão "regular" virou as costas e o ignorou!

Será que esse o sentimento de IGUALDADE que devemos ter para com o próximo? Independente de potência, loja, rito, tratado e etc, isso foi uma atitude anti-maçônica!

Esse exemplo serve para ilustrar que essa picuinha de reconhecimento da GLUI, tratado com potência X e Y, e blá blá blá só serve para segregar os irmãos!

Isso nos divide, enfraquece nossas colunas, mostra como nós ainda somos vaidosos, pois preferimos ignorar um irmão quando na verdade deveriamos ignorar as nossas vaidades!

Anônimo disse...

Maçonaria não é a loja que vc participa e muito menos a Potencia que pertence. Maçonaria está dentro de cada um de nós, fazendo de sua verdadeira filosofia a verdade em nossos dias.

Paulo .'.

Anônimo disse...

Ao anônimo de 31 de julho 00:18, ao Jovem "maçom" e ao Paulo. Não brinquem com a nossa sagrada instituição, essa de querer aceitar espúrios é brincadeira. O anônimo de 31/07 00:18 deve ser um dos espúrios pelo posicionamento contra os ágapes do GOB dos quais com certeza gostaria de participar, o Jovem "Maçom" não sei, mas se pertencer a uma potência regular aconselho a abandonar esse discurso
urgentemente para não contaminar nossa sublime instituição, abraços.

Anônimo disse...

Quem diria....ver Irmãos de uma Instituição Secular,tão nobre e respeitável, ao qual, sempre busquei conhecer, através de sua história universal, através de seus escritos,através de seu lema: Liberdade, Igualdade e Fraternidade..., discutindo se esse ou aquele pode ser chamado de irmão ou não, se esta ou aquela potência é reconhecida, se esta ou aquela grande loja é detentora dos verdadeiros direitos maçônicos ou não... Francamente, estou admirado com tudo isso, pois via, nesta maravilhosa Instituição o mais nobre reconhecimento humano que era o verdadeiro AMOR de um irmão para com o seu próximo... e tudo não passa de meras vaidades, aquele que mais pode ostentar títulos, se ver como superior aos demais, se achar dono do conhecimento universal, tirar dos menos favorecidos, excluir dos seus meios aqueles que não são reconhecidos por não ser de sua potência, loja, obediencia, ou grande loja.... que vergonha, vamos nos reconhecer, apesar de não ser maçom, como filhos do mesmo PAI CRIADOR, vamos deixar de lado as vaidades, pois elas matam interiormente qualquer ser-humano. Deêm suas mãos, parem prá pensar que do jeito que estão agindo, irão acabar com o sentido de Fraternidade tão empregada por essa nobre Instituição. A MAÇONARIA não é desse e nem daquele, ela está dentro de cada um de vós, o que falta é saber fazr maçonaria, ou melhor, ensinar e aprender. Tão rica históricamente falando, tão presente diante de todos e em todos, e ver toda essa lavação de roupa suja é mesmo deprimente, principalmente prá mim que venho estudando-a para conhecê-la melhor.... PAREM... Deêm liberdade, sejam Iguais e procurem ser fraternos.

LUZ, VIDA E AMOR...

Anônimo disse...

Exatamente isso, mas as potencias independentes reconhecem a todos, o problema é que alguns irmãos das potencias reconhecidas não admitem existirem maçons que não sejam de suas potencias, só que as coisas estão mudando, e muitos estão nos reconhecendo, inclusive frequentando lojas juntos, eu já participei de loja do GOB, e alguns da GLESP já vieram participar de loja conosco, isso mostra que realmente são a minoria que ainda fica com essas "picuinhas" de "eu tenho um numero , tenho carteirinha" irmãos, o telhamento no oriente celeste não vai reconhecer seu número, acredite, isso é o que menos vai valer por lá.
T.´.F.´.A.´. a todos os Ir.´.

Anônimo disse...

Eu não acredito que uma loja do GOB possa deixar alguém de maçonaria espúria adentrar o seu Sagrado Templo em sessão ordinária se realmente aconteceu é uma falta gravíssima, prefiro acreditar que foi em cerimônia pública o mesmo digo de irmãos da GLESP, não creio que os tenham visitado se ocorreu deve ter sido algum aprendiz recém iniciado que ainda não conheça tudo sobre regularidade maçônica. Abraços.

Jovem Maçom disse...

O GOB já realizou iniciações no nosso templo, nosso Grão-Mestrado foi convidado a participar de diversas reuniões no GOSP-GOB.
Eu fui convidado a visitar lojas da GLESP, GOP e GOB.
Existe sim um intercâmbio entre membros de diversas potências.
Mas ainda existe uma minoria que precisa entender que maçonaria NÃO depende potência A ou B.

Anônimo disse...

Ao Jovem "Maçom", volto a reafirmar não acreditar em suas palavras, creio que tentas enganar a sí mesmo, pois os maçons regulares do GOB, COMAB e Grandes Lojas sabem que isso não existe. Espúrios não entram em nossas sessões em nenhum lugar do Brasil.

Anônimo disse...

Boa Noite!

Recebi esta mensagem e apesar de a considerar utópica para o momento acredito ser uma boa iniciativa que merece ser tentada.
Assim sendo tomei a liberdade de direcioná-la.

Saudações.


REPASSE , CASO VOCÊ CONCORDE

É assim que começa.

Peço a cada destinatário para encaminhar este e-mail a um mínimo de vinte
pessoas em sua lista de endereços,e pedir a cada um deles para fazer o
mesmo.
Em três dias, a maioria das pessoas no Brasil terá esta mensagem.
Esta é uma idéia que realmente deve ser considerada e repassada para o Povo.
Lei de Reforma do Congresso de 2011 (emenda à Constituição) PEC de
iniciativa popular: Lei de Reforma do Congresso (Proposta de Emenda à
Constituição Federal)

"1. O congressista será assalariado somente durante o mandato.
Não haverá 'aposentadoria por tempo de parlamentar', mas contará o prazo de
mandato exercido para agregar ao seu tempo de serviço junto ao INSS
referente à sua profissão civil.
-x-
2. O Congresso (congressistas e funcionários) contribuirão para o INSS.
Toda a contribuição (passada, presente e futura) para o fundo atual de
aposentadoria do Congresso passará para o regime do INSS imediatamente.
Os senhores Congressistas participarão dos benefícios dentro do regime do
INSS exatamente como todos os outros brasileiros.
O fundo de aposentadoria não pode ser usado para qualquer outra finalidade.
-x-
3. Os senhores congressistas e assessores devem pagar seus planos de
aposentadoria, assim como todos os brasileiros.

4. Aos Congressistas fica vedado aumentar seus próprios salários e
gratificações fora dos padrões do crescimento de salários da população em
geral, no mesmo período.
-x-
5. O Congresso e seus agregados perdem seus atuais seguros de saúde pagos
pelos contribuintes e passam a participar do mesmo sistema de saúde do povo
brasileiro.
-x-
6. O Congresso deve igualmente
cumprir todas as leis que impõe ao povo
brasileiro, sem qualquer imunidade que não aquela referente à total
liberdade de expressão quando na tribuna do Congresso.
-x-
7. Exercer um mandato no Congresso é uma honra e uma responsabilidade, não
uma carreira. Parlamentares não devem servir em mais de duas legislaturas consecutivas por não mais que 8 (oito) anos.
-x-
8. É vedada a atividade de lobista ou de 'consultor' quando o objeto tiver
qualquer laço com a causa pública."
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Se cada pessoa repassar esta mensagem para vinte pessoas, em
três dias a maioria das pessoas no Brasil receberá esta mensagem.
A hora para esta PEC é AGORA.

É ASSIM QUE VOCÊ PODE CONSERTAR O CONGRESSO.
Se você concorda com o exposto, REPASSE.
Caso contrário, basta apagar e dormir sossegado.

Por favor, mantenha esta mensagem CIRCULANDO para que possamos ajudar a
reformar o Brasil.

NÃO ADIANTA SÓ RECLAMAR...
NÃO CUSTA NADA REPASSAR...


Obrigado e desculpe se aqui não foi um bom lugar para a divulgação. Se houver outro lugar peço ao "amado Editor" que assim proceda..!

Jovem Maçom disse...

Anônimo, acho que o irmão precisa se inteirar mais do cenário maçônico, pelo menos no estado de SP.
Existe sim uma intervisitação e isso independe de potências.

Jovem Maçom disse...

Anônimo,

Segundo o seu ponto de vista, e de alguns outros irmãos, a COMAB também não seria regular.

Mas isso pouco importa para mim.

Anônimo disse...

Sei que foge um pouco a discussão, contudo acho que mais pessoas como eu que busca maiores informações sobre o caminho no qual gostaria de galgar também viriam a fazer esta pergunta: é valido a busca por maiores conhecimentos, uma vez em que se planeja inglessar e ainda falta apenas um convite pessoal, a busca por informações e estudos que levam a um conhecimento maior, sem querer apontar mais colocando como exemplo a que eu fiz afiliação recente como o instituto paramaçonico. Estas instituições são realmente bem vistas pelas associações maçonicas regulares? Grato.

Jovem Maçom disse...

Anônimo,

O Instituto paramaçônico não é algo que valha a pena!

Qualquer dúvida me envie um um e-mail
contato@jovemmacombr.tk

Dr Edson Monteiro disse...

Todos os comentários são livres; moderamos apenas quando fogem da ética e da moral. Podem postar comentários e divulgar idéias à vontade. Quanto à instituição referida nós do editorial do blog a desconhecemos; gostaríamos de conhecê-la melhor para poder emitir ponto de vista e se for o caso divulgá-la.

Jovem Maçom disse...

O Instituto Paramaçônico é uma entidade que mediante pagamento de mensalidade envia monografias com assuntos relativos a maçonaria, muitas vezes assuntos que não deveriam ser passados a um não iniciado.

Dr Edson Monteiro disse...

Caros leitores,
Conforme o depoimento do nosso colaborador "Jovem Maçom", que mostra ser conhecedor da entidade, melhor seguir sua opinião.

Anônimo disse...

O Maçom de uma obediência que não reconhece os de outra, é um estúpido extremista, comparável aos nazi-fascistas que não aceitam a sua condição de "PRIMATAS".

Aquele que Conhecendo, os princípios da instituição, e ainda assim dominado pelo preconceito alimenta o espírito de segregação, não é livre, é um infeliz e dígno de pena.

Anônimo disse...

Anônimo de 12:33 9/8, pelas sua palavras agressivas certamente é mais um adepto das pseudo maçonarias. GOB,COMAB e GL e ponto final, não se trata de segregação é respeito pela nossa milenar instituição.

Anônimo disse...

Reconhecido ou não. Não importa. Acho que as lojas não reconhecidas deveriam se unir e processar estas lojas ou pessoas que as chamam de expúrias por danos morais. Meu avô era maçom. Eu mesmo fui convidado em outra época e não aceitei. Agora estou me esforçando para ser um maçom. Mas no meio de tanta discussão e ofensas sinceramente muito me envergonha este sentimento. Pelo que sei um maçom deve ser conhecido pelo seu comportamento exemplar perante a sociedade, família e etc. E especialmente em trabalhar em favor da sociedade buscando um mundo melhor para todos e todas. Isso é o que me atrai a ser um maçom de ser um ser humano melhor e contribuir para um mundo melhor. Vamos respeitar uns aos outros. Jesus ensinou: Aquele que quiser ser o primeiro seja servo de todos!

Anônimo disse...

É desse jeito, mais um pra defender o comércio que estão fazendo usando o nome da ordem, aí fica difícil preservar a nossa sublime instituição que está tão bem representada no Brasil pelas Grandes Lojas, COMAB e GOB.

Anônimo disse...

Será que são estas ordens que estão a fazer comércio? Meu irmão? Ou aquelas que cobram joias horripilantes para quem delas quiser ser tornar um membro. Sou mais da sublime opinião "não julgueis para que não sejais julgados. Pois da mesma forma com que usardes para julgarmos nosso pai usará para julgar a nós". Até onde sei ninguém é "dono" da maçonaria. Comércio faziam os mercadores do templo a dois mil anos atrás na época do mestre Jesus. Ninguém é dono da verdade a não ser um que é DEUS.

Anônimo disse...

Caro anônimo de 12/08, as potências espúrias adoram esse tipo de defesa, vêem nelas solo fértil para se proliferarem.Se és maçom de verdade membro do GOB, COMAB ou Grande Loja CMSB pare com isso, porém se pertences a uma das dezenas de espúrias existentes no país sinta-se a vontade para continuar com seus comentários. Abraços.

Anônimo disse...

Saudações a todos,

Sou maçom, dito "regular e reconhecido" de uma Grande Loja Estadual e fico triste em ver que nós estamos muito longe de aplicar os princípios da Maçonaria.
Por que o preconceito com lojas femininas, mistas , de negros ou de outras vertentes? não somos todos seres humanos na grande família humana?
Por estas e outras ando insatisfeito em minha loja,assim como muitos irmãos, pretendemos sair e fundar quem sabe outra potência para somar a lista que já existe. Quem sabe uma mais justa e equilibrada, não visando quantidade ,mas qualidade.
Hoje vejo em minha loja ocorrendo o de sempre, o que fizeram J.'.J.'.J.'..
Ainda não decidi o que fazer, mas outra opção é parar de frequentar e viver os princípios maçônicos no dia a dia...
Pois o verdadeiro maçom expressa seu valor em sua vida.

T.'.F.'.A.'.

Anônimo disse...

O comentário de seu irmão acima já me é suficiente. Quem sabe se você ler umas 200.000 vezes consiga entender. Também estou ficando curioso se estas tais lojas que o senhor tanto fala o elegeram para representa-las porque senão acho que não deveria falar em nome delas. Mais uma vez vou lhe dizer para mim quem é Expúrio é o senhor. Att.

filme gratis disse...

gostaria de deixar aqui meu protesto do da gloria do ocdente com muita honrra ja recebi convite varias vezes pra gob grandes lojas la e tudo vaidade a verdadeira maçonaria quem prtiica e o goab e e regulasr sim temos a carta constitutiva o esquadro o compasso e o volume da lei poq somos irregular porq nao passaos nosso dinheiro pra vcs

Jovem Maçom disse...

Filme Gratis,

A verdadeira maçonaria é feita em qualquer loja independente da obediência/potência a qual a loja é filiada!

Vamos parar com essa discussão! Somos ou não somos irmãos?

Anônimo disse...

Caro Jovem Maçom, infelizmente não é assim como você pensa, a verdadeira maçonaria é praticada somente no GOB, COMAB e Grandes Lojas-CMSB, pois somente as 3 são reconhecidas mundialmente. Abraços.

Anônimo disse...

Boa noite!

Fui iniciado no COMAB aqui do RS e fui para o GOB aqui do RS por ser "regular". Hoje sou M.'.I.'. pelo GOB mas sai desta Obediência por não aceitar as rédeas.

Cá entre nós: o GOB aqui no RS tem meia dúzia de Lojas, menos que as mistas juntas, porém nas mistas que frequentei vi egos tão inflados quanto no GOB, parece uma meta de vida ser Grão Mestre...

Muitas potências mistas são espúrias mesmo, porém acredito que nem todas. E isto falo com a razão de quem conhece muitos IIr.'. delas.

Grande parte das "Revoluções" envolvendo Maçons são frutos do pensamento Iluminista difundido pelo Grande Oriente da França, incluo nesta o lema "Igualdade, Liberdade e Fraternidade", porém o Maçom "regular" brasileiro (como fui) tem em mente que a Grande Loja Unida da Inglaterra é capaz de determinar quem é e quem não é em nosso solo.

Temos é que acabar com este absurdo de baixarmos a cabeça para a Inglaterra. Lembrem-se que na Inglaterra eles vivem em um Monarquia e sequer lutaram pelo direito do povo em seu solo, enquanto as grandes transformações foram fomentadas por pensamentos de IIr.'. europeus (principalmente franceses e alemães) que hoje aceitam mulheres.

Para quem disse que o COMAB é reconhecido, até pode ser, mas não pela GLUI, assim como não são todas as grandes Lojas estaduais... Portanto o COMAB inteiro é espúrio? Não me levem a mal...

Os IIr.'. adoram falar de templários e operativos, porém esquecem que naquela época não existiam potências. Existia o que existe até hoje: Sinais, Toques e Palavras. Quem souber é Ir.'. e ponto!

Estamos defendendo uma Potência (GLUI) que não está nem aí para os brasileiros, acordem!!!

TFA

Anônimo disse...

Irmão Anônimo,

O lema do GOB deveria ser "Faço o que eu digo mas não faça o que faço".

O que vc me diria se eu lhe contasse que um membro do GOB, Mestre Maçom, que precisa ser instalado mas não tinha $$$ para bancar a instalação procurou uma potência "irregular" para fazer sua instalação e o GOB aceitou o diploma, e hoje ele é VM de uma Loja do GOB graças a uma potência "irregular"?

Anônimo disse...

Acredito meu Ir.'. pois o GOB está afundando por ficar na mão desses puxa-sacos de ingleses.

É como falei: se não fosse a importância que dão para a GLUI o GOB quebra. Ele não tem mais no que se apegar. Aqui no RS são meia dúzia de gatos pingados com o rei na barriga.

Cito ainda o Supremo Conselho do Rito Moderno para o Brasil, que lá no exterior frequenta Lojas com mulheres e, aqui no Brasil não tem coragem de assumir isso para "não romper um tratado de amizade muito antigo"...

Ah, cá entre nós...

Mudaram o Rito Moderno em um Conselho sem membros do rito para ficar "agradável" para a Inglaterra e metem o rabo no meio das pernas para o GOB. Que ideia iluminista é essa?!?!?!?!

Moral de cueca, é isso que se faz. Esses "Irmãos" (trato com aspas pois não posso considerar esses tipo de pessoa como irmão)sonham em ter vinculos com o Grande Oriente da França e não o fazem por MEDO do GOB e de perderem o "reconhecimento".

A Maçonaria está o que está por causa disso. São imcompetentes e sem pulso que dirigem os corpos filosóficos e se borram de medo de não serem reconhecidos.

Garanto que esses mesmos "Irmãos" usam pins de lapela do tamanho de um cartão de crédito e adesivos enormes em seus carros para anunciar à todos que são Maçons. Porém são os mesmos que esuqeceram que a Maçonaria é um lugar de formação de lideranças e não de capachos.

Quem quer reconhecimento que procure, mas não da Inglaterra, sejam reconhecidos como bons cidadãos e exemplos para as pessoas.

No GOB e nas "regulares" é assim:
Liberdade: Não existe, à não ser que a Inglaterra permita.
Igualdade: entre os mesmos que se repetem anos e mais anos no cargo.
Fraternidade: só no ágape ou se deverem favores.

A própósito, deixei o GOB no início deste ano. Falo isso com propriedade, pois já fui um Profano de avental. Sou 33º pelo REAA e estou há muito tempo na Ordem, porém hoje me sinto mais Maçom do que antes, pois finalmente vi a Luz quando caiu minha venda.

TFA

Ir.'. Levi M.'.I.'. RS

Anônimo disse...

Se alguém saiu ou sai do GOB há algo estranho, todos os maçons verdadeiros sabem da importância do GOB, COMAB e Grandes Lojas-CMSB para a moral e preservação da maçonaria brasileira. Isso de saber sinais, toques e palavras não faz de uma pessoa um maçom de verdade pois os que fazem da ordem um grande comércio também conhecem, graças ao GADU que temos a palavra semestral e a de conviência para nos livrarmos dos intrusos.

Dr Edson Monteiro disse...

Meus caros Irmãos

Vamos iniciar um trabalho experimental de uma reunião de um grupo de estudos maçônicos com dinâmica própria e despojada, aos moldes dos Ritos Primitivos que se reuniam em Tavernas. Trata-se de uma reunião informal por enquanto, não é uma Loja Formal Justa, Perfeita e Regular, nem consideramos tratar-se de uma Loja informal, como já dito, é uma reunião informal de maçons que se juntam para estudar e para desfrutar interessantes palestras sociais, que poderá se consolidar futuramente em algo mais formal, se houver consenso. No Rito Primitivo há apenas os graus de Aprendiz e Companheiro, sendo Mestre o cargo temporário daquele que dirige os trabalhos durante um mandato. Também não há templo; as reuniões de instrução ocorrem num ambiente restrito, ao redor de uma mesa como num jantar ritualísto, tendo duas pequenas mesas ao centro, uma com duas cadeiras que serve ao Mestre Instrutor para dar instruções aos aprendizes e companheiros, e outra servindo de apoio ao Mestre de Banquete responsável pelo jantar durante a instrução, durante a reuniões. Não faremos iniciações nem aumento de grau; os Aprendizes e Companheiros que vierem à reunião receberão instruções que não se relacionam com as de suas Lojas. Os visitantes em reuniões abertas de palestras sentam-se no auditório anexo também com suporte para servir o jantar. Um pequeno pedestal serve para amparar um livro de leis que poderá ser a Constituição Federal do país. Um triangulo decorado com três malhetes e a letra G deve decorar a cabeceira da mesa principal, em alusão a que o comando dos trabalhos estão a cargo das três luzes e do GADU. Apenas duas colunas decoram a entrada do ambiente, uma com o Universo e outra com o planeta Terra. A bandeira brasileira se encontra em destaque e iluminada na cabeçeira da mesa primcipal, em seu lugar de acordo com a lei. Os temas das instruções são assuntos contemporâneos mas que têm ligação com os ensinamentos necessários à formação do maçom. As reuniões de instrução são mensais e fechadas, e as reuniões de palestras são mensais e abertas. Há portanto uma reunião a cada 15 dias. Recebem instruções apenas Aprendizes e Companheiros.

QUEM DESEJAR PARTICIPAR DAS PRIMEIRAS REUNIÕES INFORMAIS FAÇAM CONTATO ATRAVÉS DESTE BLOG. ESTAMOS PROGRAMANDO A PRIMEIRA REUNIÃO EM OUTUBRO DE 2012, NUM LOCAL PROVISÓRIO, NUM SALÃO AO LADO DA PONTE DO PIQUERÍ, ZONA NORTE DA CIDADE DE SÃO PAULO, AO LADO DA MARGINAL TIETÊ. PARTICIPEM. MANDEM SUGESTÕES DE DATAS.

ATENÇÃO: Estas reuniões não conflitam com as reuniões formais maçônicas que os Irmãos frequentam, pois não se estará praticando nenhuma liturgia das ordens maçônicas conhecidas, nem será usado material, cópia ou plagio de qualquer instrução maçônica dessas potências. Trata-se de um grupo de estudos com dinâmica específica, um experimento que busca objetividade, praticidade e rapidez, unindo a utilidade das reuniões de estudo e de trabalho social ao agradável e concomitante jantar servido pelos mestres de banquete; e todos vão pra casa duplamente satisfeitos, e bem mais cedo.

SUGIRO AOS IRMÃOS DE OUTROS ORIENTES QUE FAÇAM A MESMA EXPERIÊNCIA, E TROQUEMOS IMPRESSÕES PARA HARMONIZARMOS E UNIFICARMOS ESSES GRUPOS.

Anônimo disse...

Meu Ir.'.

Sei da importância da instituição. O GOB, COMAB e Grandes Lojas são sim, o grande alicerce da Maçonaria brasileira, por isso não tenho nada contra elas, minha opinião é sobre os dirigentes destas que, infelizmente, a usufruem em benefício próprio da instituição, maculando toda história que possuem.
Apenas para elucidar alguns fatos que vi:
Existia um Ir.'. que era de um cargo alto em uma instituição privada e era o MC da Loja, pois bem, esse Ir.'. ficou desempregado e quando pediu ajuda à Loja a mesma negou. Me levantei na hora e pedi a Palavra ao Bem da Ordem para me colocar à disposição do Ir.'. e junto comigo haviam outros querendo ajudar. Os dirigentes da Loja deste Ir.'. nos pediram para não intervirmos em "assunto que não era nosso" e simplesmente chutaram o Ir.'. da Loja, pois o filho de um Ex-VM queria o cargo.
Outra situação comum em outras Lojas: Cansei de ver Aprendiz e Companheiro serem "queimados" em Loja por darem instruções que nem os Mestres sabiam, daí para não ficarem com cara de burros pelo fato dos Aprendizes saberem mais do que eles, simplesmente destruíam a moral dos pobres coitados. E esse tipo de situação não vi nem uma e nem duas vezes, mas dezenas de vezes.
Esse tipo de comportamento é normal para os que foram criados tendo em mente que ninguém pode saber mais do que eles. Só não fui torrado também por ser 33º e ser mais antigo na Ordem, senão sobraria até para mim. Não pense que não queriam me mandar longe, porém tinham medo de eu queimá-los no Supremo Conselho.
A cultura de Loja é que está errada e não é de agora, esses que praticam estes absurdos são tão vítimas quanto os que recebem, pois foram criados assim, desde sua iniciação aprenderam a ostentar medalhas, posses, cargos, etc. Tudo isso em detrimento do CONHECIMENTO e da FRATERNIDADE.
A Maçonaria brasileira de hoje é fruto de coronéis de antigamente que a usaram como um clube de comércio de favores. Se houvesse a possibilidade de "resetar" a Maçonaria brasileira seria o ideal, pois os vícios que juramos combater esmagam as virtudes e afastam de iniciarmos pessoas de bem.
Não defendo a maçonaria mista nem a feminina, só afirmo que esta é uma discussão secundária tendo em vista os problemas maiores que temos.
Se querem fazer maçonaria mista e feminina que façam! Não é problema nosso, ainda mais se nem os nossos conseguimos resolver.
O que tenho visto nestes últimos anos são IIr.'. de Loja. Quando me iniciei o Ir.'. que entrava em nossa Oficina era a partir daquele instante um amigo que entrava em nossas vidas. Já presenciei e presidi Lojas em que a Hospitalaria funcionava primeiro para os IIr.'. e depois para os de fora, no entanto hoje vemos uma intensa fundação de Assistências Sociais para os Profanos pois é exigência da lei para virar ONG e quando um Ir.'. pede ajuda viramos o rosto pois este já não está "bem de vida" como nós e então é um estorvo, um mala e por aí vai.
O que me motivou entrar para a Maçonaria é que sou a 8ª geração direta em minha família e lembro dos IIr.'. de meu pai e meu avô que eram seus amigos.
Quando meu pai faleceu, isso há bons anos atrás, nós estávamos formados, casados e muito bem financeiramente, no entanto, como um gesto de carinho, a Loja dele bancou todas as despesas do velório e junto comigo levaram o caixão dele depois de terem virado a noite em velório. Quantos já viram isso? Acredito que não muitos, pois hoje é caso raríssimo.
Não me entendam mal meus IIr.'. este Ir.'. aqui cansou de ver a Maçonaria ir para o buraco por causa de aproveitadores da Ordem.
E mais meu Ir.'. Anônimo, não me fale de ser verdadeiro Maçom pela importância da Potência e de suas Palavras Semestrais, ser Maçom verdadeiro é mais do que decorar palavras e ter um CIM, é agir como Maçom sem fazer vista grossa para não se queimar. No GOB, COMAB, Grandes Lojas, Mistas e Femininas também existe comércio ou ainda não conseguiu enxergar? Nenhum Ir.'. lhe deu um cartão de visitas?
Ir.'. Levi

Dr Edson Monteiro disse...

Caríssimo Ir. Levi

Sinto nas suas declarações, a forte motivação para tentar encontrar o que foi perdido entre nós ao longo do tempo. Penso que todo o desvirtuamento começou desde quando algum iluminado acreditou que maçonaria era para todos e implementou seu acelerado crescimento territorial, em número, não em qualidade. Maçonaria cresce sem qualidade pois adentram pessoas desqualificadas para ela, não porque sejam necessariamente pessoas ruins, sem caráter, o que de fato, infelizmente, também tem ocorrido, mas são especialmente sem qualificação à maçonaria porque não são agentes sociais, políticos-sociais, o que nada tem a ver com política partidária. Maçom além das qualificações normais de um cidadão de bem, precisa ser um lutador pelas causas sociais, um conspirador contra o opressão, a roubalheira dos governos, protagonista de mudanças sociais, lutador e formador ativo de opinião, massa crítica. Quem opta ser maçom deveria ter esse viés, mas o que vemos são bons bebedores de cerveja, traidores dos juramentos maçônicos, traidores da causa e dos legítimos Irmãos. Quem traz qualquer um para a Ordem corre alto risco de trazer gente assim, e com freqüência gente descomprometida com a maçonaria, com a filosofia. Também estou de "saco cheio" de todo o discurso desconectado à prática. Tem Ritos demais, formalismo demais, esoterismo demais; tem Lojas que transformam a reunião como se fosse uma liturgia religiosa, um verdadeiro arremedo de igreja; há irmãos que até afirmam ser a maçonaria sua religião, pode? E vem toda essa discussão da GLUI, GOB, GLESP, etc. Se querem saber, apenas a GLESP, dentre as Grandes Lojas, tem reconhecimento da GLUI, junto com o GOB, e nem por isso as outras Grandes Lojas da Confederação Maçônica Simbólica do Brasil (CMSB) as desqualifica, assim como também o GOB não as desclassifica.Então o que representa de fato essa tal regularidade. Por isso estamos organizando o Grupo de Estudos experimental, para tentar "RESSETAR" como você mesmo disse, simplificando e voltando às raízes do passado quando tudo era mais simples, mais objetivo e mais autêntico.

Jovem Maçom disse...

Irmão Edson,

Sabe que pode contar comigo para a reunião da taverna!

Me mantenha informado!

TFA

Jovem Maçom disse...

Não tenho muito tempo de Ordem. Mas após o convívio com irmãos de outras potências, após trocar informações, se tem a impressão de algo de muito errado está acontecendo na maçonaria.

Não pode ser normal o surgimento de tantas potências, não pode ser normal essa quantidade de irmãos (do GOB e Grande Lojas) descontentes com a gestão de suas potências.

Agora a questão é, o que fazer para mudarmos esse quadro?

Anônimo disse...

Caro Jovem Maçom, realmente não é normal o surgimento de "potências" há meu ver pelo seu comentário creio que você não pertence ao GOB, COMAB ou Grande Loja. Quanto as gestões do GOB e Grandes Lojas não ouço falar em problemas de gestão. Se alguns saem é porque não se encaixaram no cumprimento dos landmarks e na constituição de Anderson, certamente queriam uma maçonaria que funcionasse sem rumo a seu bel prazer. Abraços.

Anônimo disse...

Ágape em putero é cumprimento de landmark?
Jantar para as amantes dos irmãos no TEMPLO faz parte dos landmarks?

Jovem Maçom disse...

Não sou membro do GOB, COMAB e nem das GL's.

Quando encontro algum irmão das potências supracitadas, é comum ouvirmos queixas sobre diversos motivos. Isso não quer dizer que o GOB, GL's e COMAB sejam um antro de pessoas más como alguns membros de potências "irregulares" tentam pintar. Porém, é certo que existem ali sim muito a ser corrigido, assim como em qualquer outra potência.

Existem lojas "regulares" que vendem iniciação assim como algumas potências espúrias tentaram (e tentam fazer), existem erros lá e cá.

Cabe aos maçons corrigirem esses erros. Cabe a nós moralizar a Ordem.

Eu acho injusto e horrenda essa troca de acusações e ofensas entre IRMÃOS de potências diferentes. A potência "A" tem tantos defeitos quanto a potência "B".

Quem quer ser reconhecido que busque isso, quem não se importa com isso que siga seu caminho.
Mas vamos deixar de lado essa troca de ofensas.

Anônimo disse...

Caro anônimo de 15:24, claro que suas afirmações são falsas, você sabe muito bem que uma das grandes virtudes maçônicas a serem guardadas é a valorização da família e nas potências regulares se algum irmão atenta contra isso com certeza é punido inclusive com a expulsão se for o caso. Abraços.

Anônimo disse...

E as desavenças ainda continuam.... façam-me um favor, somos todos irmãos, já tá na hora de acabarmos com isso e tornamos o ambiente cordial não acham...?

Luz, Vida e Amor.

Anônimo disse...

Caro anônimo das 03:15, não se trata de desavenças, trata-se dar resposta a uma acusação infundada pois o GOB, COMAB e as Grandes Lojas pilares da maçonaria brasileira não podem ter suas imagens denegridas por pessoas que não conhecem sobre maçonaria regular e reconhecida a nível mundial. Abraços.

Anônimo disse...

Na maçonaria se escolhe tantos (R$R$R$R$) para seus quadros, mas..... "infelizmente são poucos os que a levam a sério e a representam com dignidade e respeito".

"....E dizer que não posso ser aceito, sendo eu, uma pessoa livre e de bons costumes(segundo um maçom...) somente por ser uma pessoa humilde, ou melhor dizendo, com poucos recursos".

"É pedreiros.... continuem a Obra, usem o Prumo, mas procurem colocar os tijolos certos, para que esta Edificação não venha a desabar...."

Luz Vida e Amor...

Anônimo disse...

Meu Deus, quanta discussão usando o nome da MAÇONARIA UNIVERSAL, no meu entender se é universal ela é pluralista. Não é propriedade da GLUI, Grande Oriente de França ou dos Estados Unidos. Se um dia nós brasileiros nos conscientizássemos do quanto somos fortes com certeza teríamos a maior potência maçônica do mundo. O Gob as GLs, Comab, Glusa, Glorinha e todas as outras unidas seríamos a maior fraternidade do planeta. Pertenço a uma loja da Comab e concordo com o anônimo acima, pra ser maçom não precisa ser rico, tem que ter o espírito maçônico dentro de sí e honrar com seus deveres pecuniários e pronto. As vezes iniciamos alguns pavões que servem apenas de estorvo na ordem. Maçonaria pra mim é fraternidade entre irmãos de loja onde nos fins de semana nos confraternizamos em família, onde visitamos cordialmente co-irmãs, onde praticamos filantropia em nossas comunidades, onde festejamos o aniversário do irmão junto a seus familiares, onde nos alegramos e onde choramos com os irmãos em todos os momentos de sua vida.
Essa história de regular ou espúria é muito relativo pois em qualquer potência tem joio e trigo. Pensem nisso meus irmãos.

Anônimo disse...

Olá anônimo de cima... Concordo plenamente com você, suas palavras se fazem as minhas, mas, o que vemos hoje dentro de Instituições que pregam o mais absoluto... "amor ao próximo", estão mesmo é deixando se perder nas trevas o verdadeiro sentido e significado da palavra FRATERNIDADE. Pois, para mim, ser irmãos, não é ser dois ou mais, mas todos em "um só".... se é que me entende.

Luz Vida e Amor....

Jovem Maçom disse...

Rumo a UNIÃO meus Irmãos!

Anônimo disse...

Caro Jovem Maçom, ontem fiz uma postagem expondo o meu ponto de vista sobre os diálogos acalorados que vejo aqui. Pertenço a uma loja da Comab, saiba meu irmão que aqui em minha cidade vivem em harmonia a Comab o Gob e GL, aqui também tem umas lojas do Gonab que apelidam de glorinha, saiba que fico triste em ver essa divisão pois conheço alguns irmãos lá iniciados que são excelentes pessoas mas não posso visitá-los. Pesquisando na internet vejo que muitas potencias chamadas de irregulares estão se unindo através de tratados, isso é muito bom pois mostra a força que representam. Espero com certeza que em um futuro próximo quando as 3 chamadas grandes potências forem dirigidas por irmãos mais tolerantes e liberais esse conflito acabe e a maçonaria brasileira possa caminhar unida onde cada potência tenha suas particularidades mas que possamos fazer inter visitas e vivermos pacificamente. Abraços.

Jovem Maçom disse...

Caro Anônimo,

Querido Irmão, sou membro de uma potência "irregular" acredito que esse impedimento a visitar lojas de outras potências é uma questão que ocorre mais em cidades menores.
Aqui em São Paulo-SP, já tive oportunidades de visitar Lojas do GOP, e tenho convites para visitar lojas da GLESP e GOB, e muitos irmãos de minha loja também visitam lojas de potências "regulares". Assim como irmãos do GOB e GLESP já visitaram nossa loja.

As potências "irregulares" estão de fato se unindo, e pode ter certeza que em breve todos irão ouvir falar dessa união. Algo bom vem por aí. Os ventos da mudança estão soprando.

Como o irmão disse, cada potência tem suas particularidades, seus defeitos, suas virtudes, seus problemas e etc. Mas o importante é nós nos reconhecermos como irmãos.

ps: as portas da minha loja estão abertas para recebê-lo!
contato@jovemmacombr.tk

Dr Edson Monteiro disse...

Caro irmão anônimo da COMAB, veja que contra-senso: sua potência que critica os impedimentos nas ditas "regulares", veda a visitação de vocês em outra potência que chamam de "glorinha". Há coerência nisso? Quanto ao Irmão que disse não haver problemas na GLESP, GOB, etc, eu lhe digo uma coisa Irmão: "ACORDA!!!". Eu mesmo movi um processo no STM contra atitudes do GM atual da GLESP; e esse moveu outra ação no TMR contra mim a título de retaliação. Tudo corre bem? Eu tenho 21 anos de Ordem (GLESP) com vários serviços prestados à instituição, e nunca tive qualquer problema a não ser com esse GM atual que no passado considerava amigo. Bem, não é aqui o lugar para expor um problema pessoal, mas que envolve má gestão na potência, porém se quiser mais dados vá pesquisar os motivos e verá quem tem razão. Agora dizer que não tem problemas... e na administração anterior da GLESP? Desconhece toda a lambança impetrada pelo, digamos, "regime" anterior?

Dr Edson Monteiro disse...

Aliás, caros Irmãos, exatamente como está publicado nesta matéria "OLHA SÓ A SITUAÇÃO! COMO DAR JEITO?", o próprio irmão escreveu lá: " Uma breve pesquisa de quantas maçonarias existem atualmente no Brasil e o número é assustador...

... MAS ACREDITO QUE SEJA UM BOM PASSO PARA COMECARMOS A MORALIZAR NOSSA ENTIDADE; VAI DEPENDER DE UMA LIDERANÇA REGIONAL, DISTRITAL E DE CADA LOJA.”

Sabe o que essa afirmação pode dar a entender? Duas coisas, na minha opinião: PRIMEIRA - Que as potências ditas "regulares" começem a se organizar de forma mais organizada, mais inclusiva, menos pedante, isolacionista e alienada da conjuntura social em que vivem, com isso procurar dar jeito à situação. SEGUNDA: A união de todas as Potências, TODAS, inclusive as marginalizadas injustamente,dentro do que poderíamos chamar de GCMI (GRANDE CONFEDERAÇÃO MAÇÔNICA INDEPENDENTE)

Jovem Maçom disse...

Concordo com o Ir. Editor!

Inclusive, segundo o site: http://gazetamaconica.zip.net/

No dia 02 de abril foi fundada a COMIB - Confederação Maçonica Independente do Brasil.

Segue abaixo a materia:

Confederação da Maçonaria Independente do Brasil



Nasce no Estado de São Paulo no dia 02 de Abril de 2012.E.'.V.'., a COMIB - Confederação Maçonica Independente do Brasil, onde se reuniu vários Mestres Instalados e Mestres Maçons, para a criação desta confederação, onde sua marca é o reconhecimento de todos os Grandes Orientes e Grandes Lojas Maçonicas do Brasil serem reconhecidas mutuamente.

Onde os Grandes Orientes e Grandes Lojas Maçonicas Independentes, que se filiarem a COMIB terão seus reconhecimento efetivado, sem a necessidade de haver a necessidade de TRATADOS entre si, apenas a filiação com a COMIB termina este empecilio que hoje ocorre com os GRANDES ORIENTES E LOJAS INDEPENDENTES DO BRASIL.

Não podemos esquecer que com a criação da COMIB os Grandes Orientes e Grandes Lojas Independentes do Brasil, serão reconhecidas mutualmente e em sua administração terá um membro de cada Obediência, e anualmente terá um encontro da Maçonaria Independente nos Estados da Federação da Obediencia filiada.

fonte: http://gazetamaconica.zip.net/

Dr Edson Monteiro disse...

Então nem precisamos mais pensar em organizar Confederação alguma; um bom nome para ela seria Confederação Maçônica Unida, ou Confederação Brasileira da Maçonaria Simbólica, ou outro nome qualquer sem se falar em "independente" que sugere apenas as potências que não GOB e GLs. Penso ser a iniciativa mais acertada; deixa que venham novas potências, mas que fiquem todas unidas. Nunca será possível abrigar sob o mesmo teto seres humanos diferentes como somos. mas a união é vital.

Anônimo disse...

Alguem conhece Julio Cesar da Silva?????
Ele é honesto?

Jovem Maçom disse...

Concordo, o termo "independente" sugere uma certa segregação. Porém a iniciativa é maravilhosa.

O principal, é de fato a união. E também é importante separar o joio do trigo, separar as potências sérias daquelas de ideais duvidosos.

Será um processo longo com toda certeza, mas espero que saia do papel.

Anônimo disse...

O julio cesar da silva esta fazendo sindicancia comigo, por gentileza me informem pra que eu não caia numa possivel furada!

Jovem Maçom disse...

Julio Cesar da Grande Loja Brasileira?

Jovem Maçom disse...

Se for esse Julio Cesar pode ir com fé! Inclusive a potência a qual sou membro tem tratado com GLB.

Dr Edson Monteiro disse...

Permitam-me um comentário: vocês já viram sindicado fazer sindicância do sindicante???

Jovem Maçom disse...

Chega a ser engraçado!

Mas isso se deve ao fato de que muitos profanos ficam receosos quando são convidados(ou buscam) potências "irregulares" pois criou-se o mito de todas não prestam.

Anônimo disse...

Mas aí em cima um outro de voces falou que ele é desonesto. ele e o dorival, o sandro. ta escrito ai em cima.

sei não....

Jovem Maçom disse...

Meu caro, falo por mim!
Temos tratado de reconhecimento com a GLB, a GLB (junto com GOMB, GOMP, GLOSMAB, Unilojas, GLUSA e diversas outras) vem fazendo um trabalho muito bom no que diz respeito a união das potências indepentedes.

Dr Edson Monteiro disse...

Na verdade, comentários anônimos ou postados com nomes e identificações fictícias que não podem ser rastreadas pelo gmail têm crédito discutível. Quando alguém posta um comentário, uma matéria, ou uma crítica e se identifica legitimamente, se responsabilizando por suas colocações, aí sim, concordemos ou não com o conteúdo, podemos dar credibilidade ao que elmos; do contrário são afirmações, muitas importantes, é claro, mas dependendo do contexto,não podem ser consideradas totalmente fidedignas. O melhor, portanto, é evitar comentários anônimos;mas este é um espaço democrático e saberemos separar o joio do trigo.

Dr Edson Monteiro disse...

ATENÇÃO: Reunião do GRUPO DE ESTUDOS EXPERIMENTAL "A TAVERNA" NO SÁBADO DIA 22/09/2012, DAS 12:00HS ÀS 15:00HS. NÃO PERCAM. VAMOS DISCUTIR UM TEMA E AS DISPOSIÇÕES GERAIS QUE FOREM LEVANTADAS. DURANTE A REUNIÃO DEGUSTAREMOS UM ENORME E FABULOSO PERNIL SUÍNO + CERVEJAS. CUSTO PREVISTO "PER CAPITA" SERÁ DE +ou- DE R$ 30,00, POIS RATEAREMOS OS CUSTOS.

Jovem Maçom disse...

Conte comigo!

TFA

Anônimo disse...

Caros amigos, tenho lido todos os comentários escritos aqui, quase todos tratando do que é ser "regular" ou "irregular", e também sobre o cadastro de intenção de um profano pela internet.
Posso garantir, sendo um profano, que é muito difícil conseguir a indicação de algum maçom, principalmente das potências "regulares", sem ter de "puxar o saco" para obter benefícios.
Vejo com bons olhos o fato de poder demonstrar, através do registro em um portal de uma potência maçônica, a sua vontade de ter acesso a todo o conhecimento e ao que isso pode trazer de bom para sua existência.
Estou com uma conversa marcada nos próximos dias, e fico até certo ponto com medo de não estar fazendo a coisa certa, mas prefiro acreditar na credibilidade de quem estou procurando.
Um grande abraço a todos!

Jovem Maçom disse...

Anônimo acima,

Saiba que a Grande Loja Unida da Inglaterra, potência maçônica mais antiga e que dita as regras de regularidade tbm permite que o profano manifeste o interesse de ingressar na Ordem atraves do site da mesma. Além dela, diversas potências dos EUA tbm abrem esta prerrogativa.

Se me permite a pergunta meu caro, qual a potência que vc está com esta conversa agendada?

Anônimo disse...

Jovem Maçom, agradeço e muito a informação sobre a Grande Loja Unida da Inglaterra, mas na prática isso reverte pelo menos em uma conversa inicial?
Há anos busco um convite para pleitear o ingresso, mas sem sucesso. Sempre me deparo com um certo descaso, sem ofensas é claro.
A propósito a potência que mencionei é a GLOB.

Um abraço.

Jovem Maçom disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jovem Maçom disse...

Jovem Maçom disse...
Caro Anônimo,

Sim, sempre se reverte em uma conversa, mas primeiro ocorre uma breve sindicância para então ser agendada um entrevista e daí então uma sindicância mais apurada.

No Brasil infelizmente existe esse descaso das potências mais tradicionais. No EUA existe um Lema "To Be One Ask One" abreviado para "2B1ASK1", ou seja, " Para ser um, pergunte a um". Porém aqui ainda existe esse preconceito quanto a busca do profano ao ingresso na Ordem.

Conheço alguns irmãos que já foram do GLOB, eu inclusive antes de ser iniciado na potência a qual pertenço já bati a porta do GLOB, conversei com o sr. Humberto, mas por questões de logística acabei optando por outra potência.

Espero que tenha sucesso na sua busca! Qlq coisa entre em contato:
contato@jovemmacombr.tk

Anônimo disse...

É realmente as coisas estão indo de mal a pior, vejo muitos revolucionários a razão para tal não entendo. Porém prefiro seguir fiel aos verdadeiros princípios maçônicos de regularidade. GOB, COMAB e Grandes Lojas são e continuarão sendo fiéis depositários da pura Maçonaria Universal aqui no Brasil.

Anônimo disse...

Uma pergunta... O preço de uma espuria é em media 2000 para iniciar, 800 reais para ir p/ Comp.´. 1000 reais para M.´.M.´., final (3800 reais)...
Me falaram que uma regular GOB ou outras estão em media 1500 a 2000 reais para iniciar e PASMEM (não se cobra NADA para ir à Comp.´. e M´.´M.´., ou seja, nos 2000 da iniciação ja inclui a luja azul ate grau 3. Poxa, será real isso? Pq procurar espurias se são mais caras que regulares, tem algo errado. Alguem pode me esclarecer?

Anônimo disse...

Caro anônimo das 12:55, logo se vê que você não pertence a uma potência regular, suas afirmações sobre o GOB não tem fundamento e vou mais além antes que cites COMAB e GLs. Agora posso afirmar que entre as espúrias tem uma que cobra meio salário mínimo e eleva e exalta por indicação do aprendiz, uma espécie de pirâmide. É isso que você e os outros defensores das irregulares chamam de maçonaria? Pra mim isso chama-se COMÉRCIO. Abraços.

Anônimo disse...

Caro Anônimo das 12:55, e dizer....que a muitos e muitos anos atrás um Grande Mestre e Irmão, que todos nós sabemos.., ao adentrar no templo, ou melhor, na "Casa de meu PAI", deu de cara com isso que você relata.... Isso é puro COMÉRCIO, EXPLORAÇÃO..., E ELE CONDENOU VEÊMENTEMENTE TUDO ISSO. Acho que essas iniciações(r$R$) deveriam ser melhor analisadas, não que não sejam, mas começa por aí a mal colocação dos tijolos(membros)dentro desta maravilhosa Instituição, pois muitos são analisados por suas posses, e depois de estarem sentados a mesma "MESA" se revelam joio, pois é, o que se vê hoje. Há muitos, que conheço, Humildes e com os requisitos exigidos, menos um, "POSSES", mas com muita capacidade de reforçar nossas OBRAS para uma melhor HUMANIDADE....Deve-se observar e analisar muito bem o coração daquele que se fará Irmão, pois, há um bordão popular que diz: "Quem vê cara(R$r$), não vê coração". E depois não adianta ficar falando, isso ou aquilo, repudiar isso ou aquilo... Acredito que esses valores pecuniários, expressam a verdadeira indiferença humana, na escolha dos bons. Pois, caracteriza-se a escolha de uma única classe como sendo a verdadeira e legítima propagadora do bem, sendo que, não é verdade. A instituição prega o "AMOR AO PRÓXIMO", e a "IGUALDADE"..., então, nada mais justo e perfeito, do que abrir as portas aos que verdadeiramente à procuram com o coração aberto e voltado ao trabalho social e humanístico, basta que se dê a oportunidade......

Anônimo disse...

É cada uma, me preocupa essa ida e vinda de potencia pra potencia, depois de jurar lealdade a potencia em que foste iniciado.
Outros irmãos preocupados em quanto se paga nessa ou naquela, a minha é melhor que a sua... e etc..
Ta parecendo briga por time de futebol:
- sou corinthians e o palmeiras é um lixo!
ta justo isso?
Me lembra alguns fanáticos religiosos que ja ousaram dizer que o Deus deles é melhor que o meu.


TFA
Ap.´. M.´.

Dr Edson Monteiro disse...

ATENÇÃO: Reunião do GRUPO DE ESTUDOS EXPERIMENTAL "A TAVERNA" NO SÁBADO DIA 22/09/2012, DAS 12:00HS ÀS 15:00HS. NÃO PERCAM. VAMOS DISCUTIR UM TEMA E AS DISPOSIÇÕES GERAIS QUE FOREM LEVANTADAS. DURANTE A REUNIÃO DEGUSTAREMOS UM FABULOSO PERNIL SUÍNO + CERVEJAS. CUSTO PREVISTO "PER CAPITA" SERÁ DE +ou- DE R$ 30,00, POIS RATEAREMOS OS CUSTOS.LOCAL: Rua Coronel Bento Bicudo n 761, Bairro Piqueri.É UM SALÃO GRANDE BEM AO LADO DA PONTE DO PIQUERI,NA MARGINAL TIETÊ.

Raul disse...

Acho que nao se deve discutir se a potencia e regular ou nao pois pois sei que amaconaria e uma so entao eu creio que ficar perdendo tempo em diser "a sua loja nao e regularizada e nao tem acordo de amizade" pois eu acho que muitos dos ilustres senhores que aqui falam devem ser muito respeitaveis macons e deveriam procurar fiscalizar se as potencias estao agindo certo ou nao e entao ajuda-las a se regularizarem pois afinal de contas do ponto de vista de deus todos somos irmaos e devemos nos ajudar a fezer sempre a coisa certa.
Entao acho que ficar falando a minha loja e melhor q a sua, a minha potencia que e da verdadeira maconaria deverian. Mostrar que sao macons de verdade e ajudarem as potencias menores e mais novas nao so pq as potencias deles sao mais tradicionais pois todos tem que se lembrar todo no inicio tem suas dificuldades.
Mas si que quese ninguem liga pra isso mas deveria ser um caso a pensar!!!

o profano disse...

Ja que os amigos que aqui falam sao em maioria ou pelo menos parecem de potencias regulares, pq nao falam entao como um profano que busca de coracao e vontade o igresso na ordem como conseguir o ingresso ou o convite pois falaram acima que pode entrar em contato com o GO pela internet mas, se forem repar as potencias maiores raramente respondem as mensagens enviadas a elas pois eu mesmoja entrei em contato varias vezes com grandes potencias elas nunca mas nunca deram uma resposta.
Entao pergunto aos senhores como deve.proceder um profano

Anônimo disse...

Ao Profano aí de cima....

Eu acho que é difícil, muitos tem medo, ou receio de indicar alguém, pois, o que sem tem visto, através dos meios de comunicação, como a internet, por exemplo, o desentendimento de muitos......eu acho que seja por aí..!


Na maçonaria se escolhe tantos (R$R$R$R$) para seus quadros, mas..... "infelizmente são poucos os que a levam a sério e a representam com dignidade e respeito".

"....E dizer que não pude ser aceito, sendo eu, uma pessoa livre e de bons costumes(segundo um bom maçom...) somente por ser uma pessoa humilde, ou melhor, com poucos recursos".

"É pedreiros.... continuem a Obra, usem o Prumo, procurem equilibrar a edificação, para que não venha, tudo a desabar...."

Paz e Saúde a todos.

Anônimo disse...

A questão abordada acima por um Ir.´. que diz estar preocupado com essas trocas de potencia, e que fizemos juramentos e fidelidade, eu acho assim, se voce entrou em uma potencia e lá foi enganado, vê seu dinheiro indo para as mãos de poucos, encontra mentiras la dentro, iniciações só pra entrar dinheiro ( manda um mail que te iniciam ) voce tem mais é que sair, pois, quando ficamos e nos calamos, somos conviventes, claro que acredito que existam espúrias honestas e que fazer a verdadeira maçonaria, mas cá entre nós, tem aqueles que só querem o dinheiro que a potencia pode ceder. Lamentável :(

Anônimo disse...

Querido e amado ir.´. Acima.
E como detectar tal situação sem fazer pré julgamentos?
Já que para um ap.´. M.´. a luz ainda nos ofusca e não conhecemos os fatos como tal?

Mesmo tendo jurado lealdade, tenho que manter o pé atras com a M.´. ?
Achei que poderia confiar cegamente numa ordem iniciatica que se classifica como de HOMENS LIVRES E DE BONS COSTUMES.

TFA
Ap.´. M.´.

Dr Edson Monteiro disse...

Caros Irmãos, permitam-me fazer também meus comentários. A maçonaria apesar de ser uma filosofia fantástica e perfeita, é composta por homens que buscam nela a melhora de suas formações morais e espirituais, mas simplesmente estão à busca, o que não significa que sejam os melhores nem os mais perfeitos. Infelizmente, o que mais ocorre é o contrário, por culpa nossa que deixamos, ultimamente, entrar para a maçonaria todo tipo de gente. Se pensássemos mais que cada indicado pode entrar em nossas casas como irmão e pode virar Ven.M. ou até GM, aí pensaríamos melhor quanto às indicações. Portanto confiar... com reservas, sempre, infelizmente. Entretanto, quando um irmão se mostrar digno de verdade, aí é pra ser amigo pra sempre, e de sangue.

Anônimo disse...

Pois é EDITOR, é isso que estou falando, minha potencia ta uma bagunça imensa, mentiras e interesses particulares, em media 3 iniciações por semana, pode-se passar fácil de graus se tiver dimdim pra pagar, irmãos, não posso mais ficar aqui, sempre defendi as espúrias, pois pensava que maçonaria seria universal e todos teriam o direito de ser maçom e desbastar a PB, mas andei por potencia por ai e percebi que não tem controle, uma delas o GM nem maçom ele é, ele é grau 12 rosa cruz, achei estranho, mas me disseram que é mesma coisa e que a maçonaria tem um grau rosa cruz, hoje sei que fui enganado, não é mesma coisa, como pode? Na minha potencia o GM faz de 4 a 8 iniciações por mes, 2000 cada iniciação, mais mensalidades e se paga caro para elevação e exaltação, ou seja pelo menos uns 15 a 20 mil por mes o GM recebe e não temos nenhum investimento no templo, nem copinho e agua temos, sempre antes das reuniões um Ir.´. tem que sair para comprar copinhos e agua, fala serio, dinheiro de maçonaria é coisa séria. Pode ate ser, como disse o Ir.´. acima, o Ap.´. não ve a luz como tal, mas todos la na potencia estão se afastando, ai o GM corre e inicia mais gente, não posso ficar, quem se cala, consente, e como não posso falar contra irmãos, prefiro me retirar... infelizmente.

Dr Edson Monteiro disse...

Vá na reunião do grupo de estudo "A Taverna" como já divulguei, dia 22 sábado das 12hs às 15hs, e lá poderá conversar com vários irmãos de diferentes potências; quem sabe acha seu caminho?

Anônimo disse...

Querido irmão editor.

O Editor, e que garantia teremos que não seremos taxados como traídores?

Ap.´. M.´.

Anônimo disse...

Se você sair de uma potencia por motivos fúteis ou por interesses próprios pode ser taxado de traidor, porém, existe a conversa com os irmãos, reúnem-se todos e discutem o seu ponto de vista, caso seu ponto de vista seja muito divergente do que é praticado em sua potencia, você tem todo direito de pedir para se retirar da potencia, ai você está livre para se afiliar a outra, essa é minha opinião, gostaria que comentassem...

Dr Edson Monteiro disse...

Caros Irmãos

Por motivos inadiáveis, nosso almoço de sábado será adiado temporariamente. Vamos providenciar nova data que será amplamente divulgada.

Anônimo disse...

boa tarde recebi um convite pra, ser iniciado na glada e na grande loja do tiro de menphis e misraim em curitiba, será que são ordens sérias?alguém pode me ajudar.obrigado.

Anônimo disse...

perdão é rito não "tiro"

Anônimo disse...

Caro anônimo de 26/07 as 16:53hs.
Caia fora disso, são duas roubadas ambas são espúrias, elas são lojas mistas. Procure se aproximar de maçons legítimos que pertençam a alguma loja regular ou seja da Grande Loja, COMAB ou GOB, fale a eles de seu desejo em fazer parte da maçonaria verdadeira. Se realmente você estiver apto a ser um dos nossos certamente serás convidado. Abraços.

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 303   Recentes› Mais recentes»

Postar um comentário