sábado, 3 de setembro de 2011

MAÇONARIA MISTA

A guardiã da nova ordem mundial

“Ordo ab Chao”

 
 Grão Mestre Elizabeth Boswell-Reid
Westminster, EUA, 1933 
O forte motivo para ainda hoje as mulheres estarem fora maçonaria reconhecida pela Inglaterra, o que as indigna, respalda-se no estabelecido porque James Anderson no artigo 18º de sua Constituição de 1723, após a transformação da Maçonaria Operativa em 1717, onde proibiu o ingresso delas na Ordem. O mesmo foi feito no 18º Landmark compilado por Albert Mackey em 1856. Tudo isso é tão ridículo, tão "démodé" a ponto de não se saber a razão para tamanha excrescência. Alguns defendem razões no Antigo Testamento, na lei mosaica, cruel com a mulher (João 8:4, 5) e liberal com o homem (I Reis 11:3). O que parece mais plausível é o preconceito inglês do século XVIII, que se manteve forte no século XIX até metade do século XX, quando a emancipação social e política da mulher começou a ser uma realidade mundial, excludentes, infelizmente, alguns regiões de pensamento e moral arcaicas que persistem nesse erro, nessa injustiça.


A foto é do dia 26 de Setembro de 1933,
a Grão Mestre Elizabeth Boswell-Reid é
a quarta mulher da direita para a esquerda.
Parece-me que aí começou o antagonismo da maçonaria moderna, o mesmo que alimenta as condutas dissonantes com os discursos, pois excluíram o gênero feminino justamente à época em que a maçonaria passava de operativa a especulativa, quando deixava sua especial característica de agremiação de trabalhadores braçais, para se transformar na arte real repleta de postulados e princípios embasados no puro humanismo, a filosofia moral que apregoa alçar a humanidade à condição de dignidade social em lutas e conquistas da construção da sociedade; mas alijando a mulher significou que os homens entendiam que eram mais humanos que elas? Não consigo alcançar essa lógica que moveu nossos irmãos no passado, muito menos entendo a manutenção disso até hoje. Não é possível confiar em ações humanistas movidas por esses princípios, pois que homem e mulher juntos são a base da sociedade humana.

Conclave maçônico
Fiz questão de ir avante aos estudos do Rito Escocês Antigo e Aceito até o grau 33, para procurar ver e entender se haveria alguma razão para essa discriminação, talvez criptografada em algum dos altos graus filosóficos, em algum momento... mas nada! A filosofia esotérica que a maçonaria aborda estimula a busca por ambos os gêneros, como sempre ocorreu nos estudos, cultos e ordens ocultas de todos os tempos, pois que nada há na magia da criação sem o complemento masculino e feminino; um sem o outro é busca estéril. Ambos os gêneros são a base da família, a célula do tecido social, a base da sociedade, e não somente ante os valores humanistas que todos os seres humanos são essencialmente iguais, mas também perante a verdade divina e universal.

Tem a humanidade mulheres sem conta que foram exemplos de virtude, abnegação, lealdade às crenças, às nações, às causas dignas humanitárias. Heroínas, santas e mentoras há em quantidade semelhante ao gênero masculino, mas certamente elas superam nos exemplos de probidade, justiça, amor, resignação e misericórdia.

Maria Deraismes, francesa,
da Resp.Loj Le Droit Humain
Maçonaria Mista, em Paris - 1893
Em todas as culturas e religiões da antiguidade vemos divindades masculinas e femininas, heróis e heroínas amparados por seus consortes; quando consortes são conhecidas por Deusa-Mãe, Mãe Divina, Magna Mater, é o divino arquétipo feminino de todas as dignas esposas e mães. O criador não pode tirar do não manifesto ao manifesto sem a interveniência do poder gerador feminino; o masculino cria, o feminino manifesta, gera. Como pode a maçonaria manifestar a criação sem os dois? Creio fielmente que aí está a razão do por que patinamos: excluímos a geradora do processo, ignoramos seus dotes de ternura, compaixão, proteção, paciência, compreensão, beleza e força. Equivocam-se os que crêem que estamos com a sabedoria e a força quando sozinhos; basta lembrar o velho testamento: das mãos da mulher recebemos o fruto da sabedoria que nos abriu o entendimento e nos levou ao trabalho. Seríamos sábios se tivéssemos conosco o apoio da força feminina, para juntos gerarmos a beleza manifestada que se espera da obra maçônica. É assim que se faz maçonaria.

Brenda Taylor a Grão Mestre da
 Order of Women Freemasons-2007
Nada há de discriminatório à mulher no passado das corporações de pedreiros da idade média, nenhum registro. Há várias lojas femininas e mistas espalhadas pelo mundo, em diferentes potências não subordinadas à Grande Loja Unida da Inglaterra, cuja concentração é especialmente importante na França. Será que continuaremos tão tradicionalistas a ponto de aceitarmos os mesmos ditames maçônicos dos mesmos que à época de 22 de janeiro de1808, assessoraram, alimentaram, escoltaram o desembarque real em solo brasileiro, e que ainda tentam ditar, até certa medida, com aliados, a ordem mundial?

Podemos ainda discutir se é legítimo que apenas um grupo, uma organização, se arvore os donos da verdade, os donos da maçonaria; quem não estiver com eles, estão fora, não reconhecidos, espúrios. Na verdade essas divisões deveriam deixar de existir, isso é territorialismo, coisa das cavernas; a maçonaria é universal, todos deveriam se reconhecer mutuamente, e creio, sinceramente, que esse é o futuro mais favorável para todos. Na globalização ou nos afirmamos como seres irmãos de mesma origem, ou sucumbiremos sob nossos egoismos e nossas ambições. 

Ora, a ordem mundial está em franca mudança, extinguiu-se o conceito de primeiro, segundo e terceiro mundos, somos uma nação do rol dos emergentes; já vivemos ares da prosperidade, não somos mais uma promessa, mas nossa nação depende da nossa determinação pelo estabelecimento do progresso com ordem social. Está em nossa bandeira, "Ordem e Progresso", mas como isso é possível se continuarmos obtusos em relação ao papel da mulher nas lutas da construção social? A maçonaria mista é a guardiã da nova ordem mundial. Quem continuar julgando que maçonaria é só para os homens, está na contra-mão da história, e deve fazer reflexão e ponderação sobre os passos doravante; pensem nisso, ou também neste assunto se fará como a praxis de sempre, braços cruzados, mocos, inertes feito mortos? Aos que negarem, peço que reflitam sobre o que os move: o atraso, o comodismo, o preconceito ou a covardia? Termino com um sábio pensamento:

Jovens Aprendizes
"... A admissão da mulher nos templos maçônicos, hoje tão vazios em toda à parte, só lhes poderia dar maior colorido e vitalidade, e enriquecer sua cultura, sua moral e sua utilidade social"...
Dicionário de Maçonaria - Joaquim Gervásio de Figueiredo33º
PENSEM NISSO!




Ir. Edson Monteiro

24 comentários:

Anônimo disse...

Os Land-Marks são apenas leis tradicionais. Nenhuma potência e obrigada a segui-las, ha itens desatualizados, alguns ate desrespeitam as leis profanas.
Se são tão importantes assim, porque nenhuma Potência os coloca na integra em suas Constituições??

Quanto as Lojas Mistas ou femininas nada impede seu funcionamento, se são reconhecidas ou não, ninguém tem nada com isto, compete apenas a eles serem reconhecidos ou não, defendo o direito de todos.

Nossa Tríade máxima diz: Liberdade, Igualdade e Fraternidade, mas colocar isto na pratica e uma longa distância.

Não ha nenhuma razão em não reconhecê-las como Irmãs.
Reconhecer não quer dizer conviver em Loja.

Irmão Kim

Anônimo disse...

Caro Ir.'. Kim

"Não ha nenhuma razão em não reconhecê-las como Irmãs.
Reconhecer não quer dizer conviver em Loja."

Da na mesma !

Belo respeito que você tem as mulheres, faz o mesmo com sua mãe? pelo jeito você somente a reconhece mas não convive com ela.

Por isso eu falo no Brasil tem vários profanos de avental.

Geralmente são péssimos filhos e com certeza maridos desprezíveis.

TFA

Irmão das Irmãs

Karinna Carvalho disse...

Que interessante seu post Edson me reconheç na foto das aprendizes ainda em 2008 quando fui iniciada junto com amis sete mulheres na primeira iniciação da GMMB. Hoje olhando para esta afoto vejo um sonho realizado, concretizado nas solidas praticas de uma maçonaria verdadeira e justa.
Obrigada!

José Antônio Viana disse...

Mulheres Maçons?

kkkkk

então T.'.F.'.A.'. para elas. kkk

Karinna Carvalho disse...

kkkkkkkk pois é Mulheres maçons... TFA pra vcs também kkkkkkkkk
Sua raiz musical tem como base JJ uma mulher muito a frente do seu tempo... mas nunca deixou de ser uma excelente cantora e compositora não é? Pois é somos mulheres no tempo do nosso tempo, apenas fomos impedidas por ditas regras obsoletas, mas que hoje evoluem na mesma direção que os homens. Um ABRAÇO FRATERNO E REALISTA.

Anônimo disse...

Acho que devemos reconhecer as mulheres como irmãs maçons sem preconceito algum visto que, hoje no mundo, temos grandes representações feministas, tanto na política, como na literatura, na medicina, na ciência, na religião, nas obras sociais, enfim é uma gama enorme de representatividade por parte delas. Sabemos, como casados, o poder de administração e comando ao qual exercem dentro de nossos lares e ou até melhor dizendo, dentro de nossas famílias. Não tenho a menor dúvida de que elas irão somar e somar com dignidade e responsabilidade a família Maçônica....

Os meus mais sinceros votos de reconhecimento e apreço,

Um FTA.`. a todas vocês e a luta continua.....

Anônimo disse...

Será que ao invés de no lugar do alt.: dos jur.: ,elas tem um fogão de 6 bocas,onde o espremedor de alho é o comp.: e as facas o Esq.:?

Descumpem...tinha q falar isso

Dr Edson Monteiro disse...

Quando será que alguns aprenderão que às vezes é melhor calar-se do que falar impropérios. Realmente aqui é o exemplo de que o silêncio é de ouro!

Anônimo disse...

Iirm.´.

Passeando pela internet me deparei com esse site e lendo o texto acima fico muito contente em ocupar meu lugar nas fileiras da Maçonaria Mista do Brasil. Quero aqui deixar um convite para os Iirm.´. que são livres e de bons costumes, a irem visitar um de nossos Templos, pois ali não existe tal descriminação.
Não precisam comentar com vossos Iirm.´. que foram a uma Loja Mista, mais sei que vossos olham iram receber uma nova Luz. Visite nosso site www.grandelojamista.com.br/ veja o endereço mais próximo e venham ver o que é ser Leal, Igual e Fraterno de verdade.

T.´.F.´.A.´.

Anônimo disse...

A maçonaria é muito mais antiga do que o ano de 1717. E se consultarmos um antigo texto chamado "poema régio" veremos que homens e mulheres devem se tratar como IIr. sem nenhuma distinção. Somos todos iguais perante a Lei profana, ou seja, dividir ou separa é inconstitucional no Brasil, art. 5 da constituição nacional. Da mesma maneira impedir que um Ir. visite uma Loja Mista é igaulmente inconstitucional, pois a nenhum homem ou mulher deve ser vetado o direito de "ir e vir".
Sou de uma Potencia Mista na Paraíba e me sinto muito honrado em participar dela, sem nenhum preconceito ou distinção. TFA a todos os verdadeiros IIr. que lutam pela real Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

Carlos disse...

Maçonaria mista na teoria é bonita, mas, certamente, não dá certo. Por exemplo: minha esposa não se liga em Maçonaria e certamente ficaria incomodada se eu estivesse dentro de um Templo com outras mulheres. Então seria melhor eu sair da Ordem. E seria assim com muita gente.

Anônimo disse...

A RESPEITO DESTE ÚLTIMO COMENTÁRIO, VC SÓ TERÁ PROBLEMAS COMO ESTE, SE VC FOR A UMA LOJA COM ESTE TIPO DE PENSAMENTO" O DE QUERER ARRUMAR UMA NAMORADINHA" O QUE SERIA INDIGNO DE UM VERDADEIRO Irm.'.m.'., vá com a coração limpo e mente aberta e verá que pode ser uma grande experiência, na sua caminhada maçonica. t.'.f.'.a.'. alejandro soto, apr.'.m.'.

Dr Edson Monteiro disse...

Realmente Ir Carlos, não tem o menor cabimento essa colocação de sua parte; como ficariam os Lions clubes e os Rotarianos que agora as mulheres além de fazer parte do clube assumem as presidências plenamente? Concordo com o post do Ir. Alejandro Soto

Anônimo disse...

É bom saber que existem pessoas preocupas em modernizar todo seguimento social, trazer nossas- ora – acácias, para o templo coberto seria o ápice das oficinas j.’.p.’.. Digo mais, façamos uma verdadeira revolução rompendo com toda e qualquer tradição, que nada mais representam, do que o atraso das sociedades. Sim meus irmãos rebelemo-nos! Coloquemos nossas valorosas mulheres na maçonaria, depois, troquemos também os padres e pastores das igrejas, em pouco tempo teremos a primeira papisa. É público e notório que toda mulher que preste, quer ser maçom – ou seria maçona – dizer que essa busca é mais uma manobra das lésbicas, para se transfigurar de macho é puro preconceito homofóbico e, todo aquele que assim pensar deve ser executado sumariamente.
E já que estamos fazendo a revolução rompendo com as malditas tradições, eduquemos nossas filhas para serem bem remuneradas prostitutas, que nos farão orgulhosos quando aparecerem nuas no big brother.
Acabemos também como o matrimônio, família pra quê?
Quando essa abençoada revolução tiver alcançado seu intento, admitamos também travestis, drag queens e transexuais de toda sorte e natureza, afinal somos livres de preconceitos.
Afinal de contas a maçonaria tá esculachada mesmo, encontramos todo “tipinho” dentro de certas lojas, a internet é um Oasis para qualquer goteira.
Espero que as potências REGULARES , conservem a arte real e, ao mais LIBERAIS, afirmo, existem coisas imutáveis, pois não precisam mudar. Continuem brincado de bater martelo em seus lugares, pensado que nos conhecem e nos deixem em paz.




Anônimo disse...

Boa Tarde
não sou maçom ainda mas ao meu ver não se pode separar o que deus uniu e eu não posso frequentar qualquer que seja o lugar onde a "ESPOSA" com que eu me casei perante "DEUS" seja impedida de frequentar e atuar
Zezinho Campos
obrigado

Anônimo disse...

então leve sua esposa ao banheiro masculino, seu dependente, ignorante e alienado religioso.

Anônimo disse...

Boa noite.
Particularmente eu não vejo problema algum em mulheres frequentar nossos templos, trilhar junto de nós esse caminho. Maçom que é maçom, já nasce maçom, sem distinção de raça, credo, religião e principalmente sexo.... Parabéns, eu reconheço Vcs, T.'. F.'. A.'..

ELAINE DA SILVA XAVIER disse...

EU SOU UMA TRANSEXUAL E ESTOU PRÓXIMA DE FAZER A CIRURGIA DE MUDANÇA DE SEXO, EU GOSTARIA MUITO DE SER UMA MAÇÔNICA E TRATADA RIGOROSAMENTE E LEGALMENTE COMO MULHER NA SOCIEDADE MAÇÔNICA. Eu MORO EM AMÉRICO BRASILIENSE, CIDADE VIZINHA A DE ARARAQUARA NO ESTADO DE SÃO PAULO. O MEU NOME SOCIAL E PELO QUAL EU GOSTO DE CHAMADA É ELAINE E O MEU NOVO DOCUMENTO FICARÁ PRONTO. EU TRABALHO ENSINANDO CRIANÇAS, JOVENS, ADULTOS E IDOSOS, EU FAÇO BRINCADEIRAS PEDAGÓGICAS NAS RUAS E EM DIVERSOS LUGARES E ALÉM DE SERVIÇOS DOMÉSTICOS EM QUE EU JÁ REALIZO HÁ MUITOS ANOS, EU ADORO COLECIONAR PERGUNTAS E RESPOSTAS DESDE CRIANÇA. TAMBÉM EU JÁ TRABALHEI COMO VOLUNTÁRIA POR QUATRO VEZES NA ESCOLA DA FAMÍLIA. NA ÉPOCA EU AJUDAVA AS CRIANÇAS COM BRINQUEDOS E PRODUTOS ALIMENTÍCIOS CATANDO SUCATA. EU GOSTARIA DE FAZER PARTE DA MAÇONARIA FEMININA, SER TRATADA LEGALMENTE E RIGOROSAMENTE COMO MULHER E É CLARO QUE EU GOSTARIA DE APRENDER MUITAS COISAS COM ELAS E SEM PRECONCEITO, POIS EU SÓ ANDO COMO MULHER, COM ROUPAS FEMININAS E NÃO SOU VULGAR E DESDE JÁ EU AGRADEÇO A ATENÇÃO DE QUEM PUDER ME AJUDAR. O MEU TELEFONE É 1697753754 E TAMBÉM PARABENIZO AS MAIS DIVERSAS ATIVIDADES REALIZADAS PELA MAÇONARIA FEMININA, ATRAVÉS DA QUAL EU SEI PELA INTERNET.

Anônimo disse...

o landmark 18, está em desacordo com a constituição brasileira, pois no preâmbulo da nossa constituição tem as palavras: igualdade, liberdade e fraternidade, se algum Ir.'. não conseguir visualizar isso no preâmbulo, está mais estampado que na maçonaria dita regular, meu nome é cleynerton, sou de vitória ES, fui convidado por uma loja "regular", grande loja nº 52 de Iúna, ES, e não fiquei, ficando adormecido por quase 7 anos, por vontade própria, e nada que desabonasse minha conduta. E logo após esses 7 anos afastado resolvi migrar para uma loja mista, e sou tão maçom quanto qualquer outro, há uma política de "APARTHAID", entre lojas no Brasil, o que caracteriza crime, mas deixamos para lá e, se todos procurassem fazer o bem, ajudar aos necessitados, seríamos uma nação mais forte, sem "regular" ou "espúria", vou me despedindo dos IIr.'. com um T.'.F.'.A.'. eassinarei como anônimo, por não ter as contas escritas.

Comércio Utilidades Lojas Artesanato Floricultura Cátia Bomfim disse...

Catia Bomfim 02/11/2013
E-mail:: CatiaBomfim@hotmail.com.br
Orkut:: Catia.C.Bomfim@gmail.com/Circulo Gloogle
Facebook::cacirlane@hotmail.com /Badoo
Twistter:: @CatiaBomfim7
Maçonaria inaugura 1º Templo feminino do Brasil - Pantanal News::O lançamento do templo é um marco na maçonaria feminina sul-mato-grossense. O espaço garantirá independência administrativa e ... E-mail:: golf@marconariafemenina.org.br?Marçonaria Regular Femenina::Cátia Bomfim

Anônimo disse...

POTENCIAS DE VERDADE: GRANDE ORIENTE, GRANDE LOJA E COMAB, O RESTO TA POR FORA.

Anônimo disse...

Nossa, choquei! Jamais pude imaginar que havia tanta falta de educação no meio maçom. Assistindo a um programa de maçonaria na TV fiquei interessada no assunto pois meu avó fora maçom, mas acabou deixando de lado não sei por qual motivo. Tinha muito preconceito até ver o tal programa, mas agora tenho certeza, não vale a pena, esta ordem é tão dividida quanto qualquer religião ou outra ordem no mundo. Não existe uma sociedade justa nem para homens muito menos para as mulheres. Que pena!

Anônimo disse...

disse...
Os nossos antepassados com certesa sabia os motivos verdadeiros , procure que vc vão encontrar .

Anônimo disse...

meu Deus que povo mal educado e sem argumento,dificil hoje em dia viu!

Postar um comentário