quarta-feira, 6 de junho de 2012

A MAÇONARIA COM ÉTICA


A ÉTICA NA MAÇONARIA 
 Loja Astro da Arábia – O exemplo.
        
         Ética. Uma questão contemporânea? Não, ética é uma questão da humanidade através dos tempos. É conduta, compatível com os padrões sociais de um determinado momento. É sempre invocada num determinado momento de efervescência política, social, nos grupamentos, nas instituições públicas e privadas. Existem corporações que tabulam códigos de ética, e assim a cada período nos deparamos com conceitos e comportamentos que ditam as regras éticas.
       Nada técnico demais, ou profundo o suficiente para elocubrarmos filosoficamente nas profundezas do conhecimento especializado. Tratemos da ética em seu aspecto mais simples: o comportamento. Afinal ética e comportamento se não a mesma coisa, são conceitos bem aparelhados.
       A partir dessa limitação do conceito emparedado pelo comportamento pergunto-me: existe ética maçônica? É possível praticar a maçonaria com ética? E o que é essa ética maçônica?
       A maçonaria se consagrou através dos tempos sob a inspiração dos temas  da liberdade, da igualdade e da fraternidade, o que nos autoriza crer que todos os conceitos, a imensa gama de preceitos filosóficas e as regras de comportamento do homem maçom devam derivar e navegar por essa tríade da liberdade, igualdade e fraternidade. Tudo deveria defluir daí.
Mas será isso verdadeiro? Os maçons estão preparados para serem éticos e cumprirem com os desígnios filosóficos de que se impregnam nossos rituais? O que é verdadeiramente a ética maçônica? Vamos desvendar o enigma através de fatos concretos pinçados em recentes acontecimentos na GLESP.
         Publicou-se recentemente no Boletim Informativo que a ARLS Benemérita e Beneficente Astro da Arábia foi coberta de direitos. Intrigante a notícia, porque a Loja Astro da Arábia, além dos títulos que per si a recomendam, constitui-se numa Loja que realiza um trabalho que dignifica a todos nós maçons. Através de uma entidade beneficente administra em sede própria um centro de ensino do primário ao colegial, albergando setecentos alunos, a maioria bolsistas, dedicando a esses currículo de excelência, além do que, administra várias creches onde são acolhidas mais de quatrocentas crianças.
         É um trabalho espetacular que os obreiros daquela oficina realizam sem nunca terem realizado uma única campanha para angariar receitas ou donativos. Orgulham-se, todos eles, em consolidar esta obra em nome da maçonaria e sob a égide inspiradora da GLESP.
Mas por que, então, sendo uma Loja diferenciada, com um eloqüente trabalho junto da sociedade, que efetivamente esgota o superlativo de tornar a humanidade feliz, suspenderam-lhe os direitos maçônicos? O que teria feito de tão grave? Vamos descobrir ao fim desta matéria, não sem antes relatar o “descaminho” dessa cobertura.
          Um ex obreiro da Loja Astro da Arábia, lá pelos idos de 2000, recebeu quite placet ex officio. Recentemente este ex obreiro procurou uma Loja do interior paulista jurisdicionada ao Grande Oriente de São Paulo e lá solicitou filiação. Antes disso requereu à Loja Astro da Arábia que lhe entregasse o quite, o que lhe foi negado, pois tratando- se de placet ex officio este somente poderia ser entregue ao Venerável da Loja em que pretendia filiar-se. O venerável da Loja em questão entrou em contato com  a Loja Astro da Arábia e solicitou que o quite placet fosse entregue ao obreiro, ou então, que lhe fosse remetido por correio. Por óbvio que a Loja recusou. Primeiro, porque o regulamento geral não permite que o quite placet ex officio seja entregue em mãos do obreiro eliminado. Segundo, porque o tratado de amizade firmado entre a GLESP e O Grande Oriente estabelece que ambas as potências terão conhecimento de seus processos internos envolvendo iniciação, regularização, eliminação, filiação e etc, impondo que na hipótese o assunto fosse tratado entre secretarias.
            É evidente que havia também uma resistência para a entrega do quite em memória dos fatos que deram causa eliminação do obreiro, graves, sem dúvida alguma. Terceiro, porque a Lei Penal do Código vigente na GLESP proíbe as Lojas jurisdicionadas de trocarem correspondência com Lojas de outras potências. Quarta razão havia débitos pendentes de pagamento pelo obreiro eliminado.
           Essa resistência para a entrega do quite foi levada ao Grão Mestre, sendo que tiveram início episódios que particularmente reputo intrigante. Os membros da Loja Astro da Arábia foram convocados para uma reunião onde estavam presentes o Presidente do Superior Tribunal Maçônico, o Grande Orador, o Assessor de Segurança da Porta do Grão Mestre, o Grande Secretário de Relações Interiores e outros mais, todos decididos a forçar a Loja Astro da Arábia a entregar o quite ao obreiro eliminado. Ponderou-se, argumentou-se, mas nada foi suficiente para fazer entender àquelas autoridades maçônicas que a Loja procedia corretamente.
          Sucedeu-se, então, uma série de atos e procedimentos estarrecedores.
O Grande Orador elaborou parecer atacando o procedimento adotado pela Loja. Num extenso labor dedicou-se a defender a cobertura preventiva de direitos da Loja, aí invocando analogia ao artigo 16 da Constituição Maçônica, que defere ao Grão Mestre a faculdade de, mediante sindicância, suspender preventivamente os direitos de Loja ou obreiro, intuindo neste infeliz pensamento que os Tribunais também gozavam desta faculdade.
          O parecer foi remetido ao Presidente do Tribunal Maçônico de Recursos, que o remeteu ao Grande Orador Adjunto, que com ele concordou, sendo que o Presidente do Tribunal de Recursos decretou a suspensão de direitos da Loja Astro da Arábia. A decisão foi comunicada à Loja através de intimação onde o Presidente do Tribunal determinou que a Loja oferecesse “explicações”.
           Esta decisão foi atacada através de mandado de segurança ao Superior Tribunal Maçônico onde se apontou que o Presidente do Tribunal de Recursos não tinha competência para suspender a Loja, posto que tal faculdade somente é viável quando exista processo regularmente instaurado, o que não acontecia, posto que, não havia denúncia, não fora facultado à Loja a apresentação de defesa, somente explicações, nem os meios como poderia se desenvolver o sagrado direito de defesa, e mais, que sindicâncias são procedimentos administrativos próprios da competência do Grão Mestre, pois os tribunais têm competência para julgar processos. Enfim, vários pontos foram abordados apontando o desacerto daquela decisão.
          Mas o Presidente do Superior Tribunal Maçônico sequer  se dignou receber os membros da Loja para parecer sobre o pedido de liminar que fora manipulado contra aquela insensata e tirana decisão, e isso sob o pretexto das férias corrente na GLESP.
         Em primeira sessão do Superior Tribunal afirmou o presidente que não poderia contrariar a vontade do Grão Mestre e que a liminar seria indeferida.
Mas o que esse episódio tem a ver com a ética maçônica que fora objeto preambular desta jornada escrita. É o exemplo prático demonstrado por fatos: A MAÇONARIA NÃO TEM ÉTICA ALGUMA. E isso afirmo com convicção não apenas pelas administrações que se sucedem, muito mais pelo silêncio contemplativo de seus membros que a tudo assistem e assim o permitem
Nossas práticas ritualísticas são falaciosas, nossos fundamentos filosóficos são instrumentos de demagogia da mais rala estirpe.
        Consolido esta constatação pelo exemplo de conduta acima descrito. Homens aos quais se reputa ilibação de caráter, bem formados e com suas vidas resolvidas subjugam-se pelo exercício de cargo relevante dentro da ordem para terem suas espinhas dorsais curvas ante a iniqüidade de um desejo torpe de vingança, e assim consagram a iniqüidade como regra de conduta dentro da GLESP.
        Incrível que alguém coloque sua intelectualidade a serviço do mal, do errado e se disponha a distorcer a regra jurídica reinante na instituição tão somente para acatar um desejo, fazer um gosto daquele que ele considera superior.
        Nada é mais desprezível do que um julgador tergiversar com a dignidade humana e ceder aos caprichos de determinada pessoa. A pior pecha que se pode atribuir a quem julga é a parcialidade.
O que vimos nesse procedimento acima descrito é a mais pura afronta a todos os princípios seculares sufragados pela maçonaria como forma de agir, de pensar e de explanar seus atos.
        Vimos toda uma instituição ser afrontada por interesses mesquinhos e homens de gabarito técnico profissional curvando-se a uma sinuosa e inconsistente interpretação das leis maçônicas para dar fundamento a uma cobertura que em nada contribui para o enriquecimento cultural e moral dos maçons em geral. Vimos um Tribunal maçônico, em ambas as instâncias, na pessoa de seus respectivos presidentes, praticando atos de tirania e de desrespeito ao sentimento de todos os membros de uma Loja. Tirania do  Tribunal Maçônico de Recursos que impôs castigo sem processo. Tirania e desprezo ao sentimento fraternal do Presidente do Superior Tribunal Maçônico que sequer teve a dignidade de exercera fraternidade recusando-se a receber os membros da Loja suspensa para apreciar pedido urgente de revogação daquele ato tirân ico de cobertura de direitos da Loja. Que ética é essa dentro da maçonaria. A da tirania, da desordem jurídica, do autoritarismo desbragado, do desrespeito ao sentimento dos demais irmãos? O código ético reinante é o da pompa, da autoridade sem limites, do poder sem controle, da ignorância, do desapego aos elementares princípios encartados no preâmbulo da Constituição Maçônica da GLESP.
            A conduta de todos os que se envolveram nesse episódio da cobertura de direitos da Loja Astro da Arábia não dignifica a ordem. Aliás, contempla admitir o que alguns juízes profanos proclamam, que os maçons são arrogantes e hipócritas, porque professam lealdade a princípios e obediência às leis, mas eles mesmos não praticam o que pregam.
E não é mentira. Quando vemos um irmão injustamente acusado e nos calamos somos hipócritas. Quando acusamos por interesses pessoais, somos hipócritas. Quando aceitamos passivamente que tudo isso ocorra, somos hipócritas. Quando vemos a iniqüidade reinar dentro da GLESP e nada fazemos, somos hipócritas.
            Eu não quero ser assim empechado.
Quem tiver discernimento por certo já entendeu que a ética maçônica preconizada não prevaleceu. Mas devo a resposta: por que efetivamente a Augusta e Respeitável Loja Simbólica Benemérita e Benfeitora Astro da Arábia recebeu punição tão drástica?
            Logo após a eleição do atual Grão Mestre fui convidado pela Loja para uma cerimônia e um subsequente jantar de confraternização que seria oferecido ao nosso líder maior. Quem conhece a Loja haverá de concordar que a maneira fraterna como aqueles obreiros recebem os visitantes é incomum até na maçonaria. O prazer dos irmãos da Astro da Arábia evidencia-se pelos lautos banquetes de comida árabe que oferecem a seus visitantes.
            Neste dia lá compareceu o Grão Mestre e no jantar pude presenciar um diálogo dele com o venerável. Perguntou-lhe o Grão Mestre quantos dos irmãos do quadro haviam votado nele, ao que o Venerável respondeu que apenas um, e ainda assim, estavam à procura dele, mas que isso não representava oposição cerrada à sua administração, tão somente um posicionamento político centrado na questão da lealdade com quem concorria e era muito querido pela Loja.
           Creio que essa cobertura decorra daí, desse diálogo sincero e franco, como tem que ser a relação entre os maçons. Uma vingança pessoal do Grão Mestre que defere a todos que o contrariam o tratamento de babacas e f.d.p. Quem já não viu e ouviu?
          Tudo ocorre por culpa da omissão pecaminosa dos maçons, que se acovardaram ante a possibilidade de serem livres em suas expressões e manifestações.
            Por fim quero esclarecer que tenho apreço pelo Grão Mestre, pela figura dele, mas jamais imaginei que ele pudesse dar continuidade a essa política suja que grampeou na GLESP.
Reformas nos estatutos são urgentes.Tratemos disso. Enquanto isso a questão ética.....
   
Eduardo José Capua de Alvarenga ( in memoriam)
ARLS Academia dos Esquecidos Millennium 536
Matéria pubicada em fevereiro de 2011

41 comentários:

paulo fernandes disse...

QQ.'.AA.'.Ir.'. seu blog é maravilhoso, aqui as vezes cimento mais tijolos na construcao do meu templo, me fazendo mais justo e perfeito.
Fico feliz pela inicativa que nossa Ordem desperta em todos.

um TFA
Paulo Fernandes M.'.M.'.

Anônimo disse...

Queridos IIrr
Que maravilha vermos matéria como essa colocada pelo nosso irmão Eduardo Cápua. Encontramos em seu discurso a verve de algo útil para nós da maçonaria. Útil porque já cansamos de tantos balagandans, de tantas latarias penduricadas nos peitos e pescoços de tanta gente na Ordem, deferências que em nada se ancoram, nada que se consubstancie em real, prático, útil ou até heróico à sociedade; cansamos mesmo de ações protagonizadas por "irmãos" ancoradas no vento, apenas no vento, impalpável, instável, invisível. Cansamos em ver a iniquidade imperar na organização maçônica, a começar pela potência Grande Loja, de longa data infestada por super vaidosos injusticeiros que todos, em todas as Lojas,assistem calados quando não tomam parte. Exemplos de ruindade pulula, e já que exemplos geram modos, geram comportamentos, entendemos a desordem, a desonra, a desarticulação geral e a iniquidade tolerada por QUASE todos,menos os que não se conformam. Graças a inconformados que não se omitem é que a ordem ainda não morreu. Mas, infelizmente estamos quase lá, quase mortos, e podemos tranquilamente dizer que caminhamos a largos passos para uma transmutação, sim, uma etérea mudança, estamos conseguindo transformar algo concreto do passado em pó, etéreamente em fumaça. Estamos mais para um grupo de "copos dágua" sem serviços à sociedade, do que maçonaria de HOMENS; estamos mais para um verdadeiro "clube de não serviço", só festa, só bobagem... A matéria postada pelo Irmão Eduardo Cápua me faz acreditar mesmo que as atitudes na GLESP não são pensadas, são sim escarradas ao sabor da ignorância e da mesquinhez dos seus dirigentes irrefletidos; por essa atitude, e por uma coleção delas, eu me pergunto: Que conteúdo humano faltaria ao atual Grão Mestre?, Bem, é só parar pra pensar se percebe que nada de sereno (muito menos sereníssimo)tal figura se investe, apenas para citar o mais essencial; temos que aquele investido em tão nobre função, jamais investiria contra qualquer Loja, passando por cima de sua história, da história de seus memebros; mas não foi isso que vimos com a Astros da Arábia que é exemplo de oficina. No conteúdo mental desse grão-mestre,vejo enorme vazio de virtudes, vejo carência afetiva, vejo arrogância e prepotência tudo camuflado por indisfarçada encenação de simplicidade que beira o simplório e o ridículo. Sim porque o cargo de tão nobre envergadura deveria irradiar MAJESTADE, respeito real, nobreza, natural e esperada imagem que TODOS esperam do dirigente maior de uma ordem iniciática que se propõe formadora de construtores socias. Mas o que temos é bem diferente, e não nos foi imposto não, foi escolhido por todos que votaram nessa "régia figura". Caros irmãos, ao que parece, na última eleição, ao escolhermos os componentes dessa Grande Côrte, no trono nós erramos, ao invés de colocarmos a MAJESTADE, colocamos o "BÔBO DA CORTE"

EDSON MONTEIRO disse...

FALTOU MEU NOME E TÍTULO AO COMENTÁRIO

TÍTULO: BÔBO DA CORTE

NOME: EDSON MONTEIRO

Anônimo disse...

Parabenizo ao ilustre Irmão.
Eduardo José Capua de Alvarenga, pela denuncia da injustiça cometida pela GLESP, contra a Loja Astro da Arábia.
Ha meu ver, mesmo que tal injustiça seja reparada, sugiro que esta Loja se torne independente, ou passe para uma Potência mas justa.
A Maçonaria atualmente, esta carente deste naipe de Irmão, e de Maçons assim que precisamos.
Porem não e só nesta Grande Loja que isto ocorre.
Aconteceu bem pior comigo na GLMERJ, onde fui covardemente injustiçado numa Loja, Formalizei um pedido junto a GLMERJ, onde apresentei inclusive provas incontestáveis, onde defendia ate a apropriação indébita feita pela Loja dos Metais da GLMERJ, a Loja desrespeitou mais de 20 Art. da Constituição, e já se passam mais de quatro anos e nem sequer uma simples audiência consegui, e como se não bastasse fui ainda destratado por Tel. pelo Grão Mestre, pode uma coisa desta??
O que esta acontecendo com estes maçons que administram estas Potências??
A imoralidade esta presenta a Ordem.
LUTEMOS POR UMA MAÇONARIA MAIS JUSTA E PERFEITA, DENUNCIANDO ESTES CRÁPULAS E SEUS DESCALABROS.
Ir.'. kim ( kimcostar@hotmail.com )

Anônimo disse...

Que Vergonha para a maçonaria, vaidades acima dos ideais maçônicos, por isso que devemos reconher os IIr.´. e não as potências ou obediências, essa coisa de Reconhecimento e um cancer dentro da maçonaria, é apenas uma fogueira de vaidades. Lojas independentes são mais justas e transparentes pelo que vejo. Abaixo o reconhecimento de potências e ergamos o RECONHECIMENTO dos II.´.

Anônimo disse...

Mais um motivo para ir na reunião contra Chiquinho da espuria

Júlio disse...

EU FICO PASMO AO VER UMA MATÉRIA DESSAS PUBLICADA NESTE SITE HÁ QUASE 1 ANO, E NINGUÉM FEZ NADA, NADA MESMO! CORROBORA O QUE O IRMÃO EDUARDO ESCREVEU: OS IRMÃOS NÃO SE IMPORTAM COM A VERGONHA DAS ATITUDES CRIMINOSAS PRATICADAS PELO GM E AS AUTORIDADES MAÇÔNICAS, QUE MAIS PARECE UMA "GANG"; E AINDA VEM O GM NO DISCURSO DE SUA "CONSAGRAÇÃO" AO TÍTULO DE CIDADÃO PAULISTANO FALAR EM MORAL E ÉTICA, VOCÊS VIRAM? ESTÁ NO "YOUTUBE"; GENTE, TEM QUE TER ESSA REUNIÃO MESMO E ACABAR COM A RÇA DESSA ESCÓRIA!!!
Júlio

Anônimo disse...

Concordo com o irmão Júlio a coisa tá preta mesmo

Júlio disse...

Que vergonha a atitude dos que dirigem a potência. Eu estou profundamente envergonhado e desanimado com a forma como os GMs conduzem suas administrações. Somos tantos, dizem que estamos já em uns 22.000 irmãos e só um pequeno punhado, um pequeno grupo de uns 10 maloqueiros manipulam esses milhares de irmãos. Somos muito "bundas moles" se não tomarmos alguma atitude. VAMOS À REUNIÃO QUE ESTÁ SENDO MARCADA PARA O DIA 09/02/2012

Dr Edson Monteiro disse...

REUNIÃO DA TAVERNA
DATA:DIA 09/02/2012, QUINTA-FEIRA, 20:00HS.
LOCAL: QUADRA DA ESCOLA DE SAMBA "BLOCO CAPRICHOSOS DO PIQUERI"
ENDEREÇO: RUA CORONEL BENTO BICUDO, 761 BAIRRO PIQUERI.
LOALIZAÇÃO: FICA À BEIRA DA MARGINAL TIETÊ SENTIDO SANTANA/CEBOLÃO DEPOIS DE PASSAR A PONTE DO PIQUERI, PEGAR A SAÍDA À DIREITA; O PRÉDIO É BEM GRANDE, FÁCIL DE ENCONTRAR.

Anônimo disse...

Dois artigos do falecido no clube dos babacas, e dai esse artigo mudou alguma coisa ? Nem o sujeito morrendo vocês tomaram alguma atitude agora tão fazendo homenagem póstuma que comovente.

Dr Edson Monteiro disse...

Como já disse no comentário da outra matéria, o termo "BABACA" está fazendo escola mesmo! E se nota que a forma de tratamento das pessoas e dos irmãos "que não fazem parte do grupo" é o mesmo de cima a baixo; falta de respeito "parece ser mato". O sujeito dito aqui é um irmão valoroso, mas enfim, não adianta educar depois de velhos, não é mesmo? "O pau se desentorta de pequeno": é berço!As matérias não são homenagens póstumas seu ignorante, trata-se de colocar em evidência o que está despertando interesse e discussão. Será que você entendeu agora?

Dr Edson Monteiro disse...

Ah, mais uma coisa: o que você acha que estamos fazendo neste blog? É o inicio de uma atitude às claras, democraticamente, um primeiro passo. Agora cada qual pensa como quiser, ou melhor, como sua consciência e como sua capacidade puder.

Amigos de Chiquinho disse...

Vai brincar de clube de escola de samba pois nem o Capúa morrendo vocês tomaram alguma atitude sabe por que ? porque é mentira ,onde já se viu um Grão Mestre eleito 2 vezes, ganhou titulo de cidadão paulistano ser acusado desse jeito por acaso você foi testemunha? já viu algo que não concorde? Não né, então chame as velhas de pijama e vai sambar no dia 09 .

Anônimo disse...

Eu não sou ignorante tá ? pelo menos eu não sou BABACA. Vai sambar e aparecer na Globo.

Anônimo disse...

Parece que o ir.´. não vai responder ,por eu falo que vocês é que são babacas e respeite a Ordem Estrela do Oriente vcs não tem mulher ou filhas ?
Respeito é bom nimguem se intima com a turma do xikinho ( avacalho mesmo )

Dr Edson Monteiro disse...

Viu? É bom ofender não é? Às vezes ofendemos as pessoas por irreflexão, num momento de emoção negativa. Mas você não, você parece o "zangado" dos 7 anões: é só mau humor. Quando o considero ignorante, e acho mesmo, não é simplesmente para ofendê-lo, não, não é isso, é porque você demonstra ignorar um monte de coisas a respeito do que você cegamente defende. Aliás meu caro, pela característica literária do seu texto, acredito que você é o mesmo Almir que tagarela tal qual uma metralhadora nos comentários da outra matéria. Parece ser um pseudômino que você adotou, não é? Bem, seja lá quem for, já que você se considera tão esperto, sabe o que realmente significa esse termo chulo "babaca"? Então reproduzo a seguir para sanar mais essa sua ignorância, seu ignorante!

----------------
Dicionário Aulete
babaca
(ba.ba.ca) Bras.

1. Vulg. Que é muito crédulo, abobado, pouco inteligente ou age de modo subserviente; BABAQUARA; BOBOCA; TOLO

2. Pop. Que é desinteressante ou irrelevante (conversa babaca).

substantivo feminino:
3. Bras. Tabu. A genitália feminina; VULVA

4. Bras. Vulg. Pessoa boba, que se deixa enganar facilmente ou não tem atitude, desembaraço, vigor.

[F.: Posv. do tupi babaquara, ou do lat. hispânico baburrus, ou do port. basbaque]
----------------
Então, agora que você sabe, pega mal não tirar a tal "babaca" da boca, certo? O próprio dicionário diz ser termo vulgar, usado portanto por gente vulgar, entendeu agora? Você deve estar usando esse termo VULGAR porque certamente ignorava o significado, não é ex-ignorante? E dependendo do que você quis dizer, se adjetivo ou substântivo, pode ser considerado uma injúria, entende?; talvez por isso prefere manter-se incógnito? Aí tão você não era ignorante nesse assunto, mas vulgar e metido a esperto, muito esperto......

Dr Edson Monteiro disse...

Outra coisa; perceba que esse termo que vocês não tiram da boca significa subserviência, entendeu? Agora me diga seu ignorante mal amado: quem é subserviente aqui? nós ou vocês?

Dr Edson Monteiro disse...

Ah, faltou umas coisinhas mais... você fala que é mentira o que está dito nas matérias aqui, o que novamente prova sua ignorância! Mostra que você não conhece nada mesmo da sua turma, seu ILUDIDO! Sobre atitudes que deveríamos tomar e não o fizemos, ora, isso já abordamos isso aqui, vê se não esquece o discurso, "rapá"!!!. Está com problemas de esquecimento, é? Pergunta se sei de coisas que não concordo; bem, quanto a isso basta ver as matérias deste blog como a que aborda ingênuos projetos faraônicos, por exemplo, ou atitudes quanto à loja Astros da Arábia; mas tem outras coisas mais ainda não publicadas, muito, muito graves, documentadas largamente inclusive, sobre outras lojas (ARLS Cavaleiros de São João 115, ARLS Marino Grasseski Filho 702) precisa mais? Como disse ASSUNTOS AINDA NÃO PUBLICADOS! Mas chega, e não vou lhe dar ciência desses fatos a fundo porque no momento certo você saberá... ah, quanto ao título de cidadão paulistano muitos de nós já o somos, não vejo onde está a vantagem disso, mas se vocês estão felizes, ótimo, parabéns e bom proveito!

Almir disse...

Me fale uma coisa que eu não saiba que prometo que ficarei quieto palavra homem, me mostre que eu é que estou errado,se tiver a capacidade de provar não é mesmo ?

Dr Edson Monteiro disse...

Então, caro irmão,realmente esse é o problema que passamos com muita ferqüencia na maçonaria; alguns abusam de nossa amizade, de nossa lealdade.... isso que faz com que muitos deixem a Ordem,acabam desanimando, se desiludindo; o problema começa desde a forma como trazemos novos integrantes para a Ordem; temos que ter melhor critério para convidar novos integrantes porque esse sujeito um dia pode virar um VM, ou um GM. Muitos amigos que dividimos botecos, piadas, festas, nem sempre são adequados para a Ordem. Mas nós que amamos o que é certo, "justo e perfeito" como já disse, não podemos esmorecer, desanimar; precisamos enfrentar as críticas, enfrentar os poderosos que agem fora de nossos costumes, temos que lutar para a melhora das coisas; pra isso é necessária amizade e união, mas não incondicional, mas aquela pautada pela transparência e pela probidade de conduta. Se você quiser que lhe mostre alguns documentos, vá na reunião que marcamos e você verá; você será bem vindo!
TFA
Edson

Dr Edson Monteiro disse...

Também eu pedi desculpas publicamente ao GM neste blog, nos comentários da outra matéria, por tê-lo ofendido há 1 ano em comentários e matérias ainda neste blog. Reconheço que o fato de não me alinhar ao GM, não concordar com suas atitudes, nem com sua postura, isso não me dá o direito de extrapolar e ofendê-lo. É que nosso temperamento se altera quando somos injustiçados, ou quando o são nossos amigos; corremos em suas defesas. Mas precisamos reconhecer as verdades mostradas e não faladas. A luta, ou a briga, como queira, tem que ser num nível compatível à nossa condição da maçons; se o outro transgride, não o faremos porque 1(ou vários) erros não justificam outros. Tenha certeza que sua nova postura não me faz sentir vitorioso; o sentimento que me vem é outro: ME SINTO FELIZ! Por que? Pela sua consciência maçônica despertada, e por poder ter possívelmente mais um amigo no rol dos meus queridos amigos que prezo muito e defendo, dentro de minhas condições. Se puder, vamos saborear um pedaço de pizza na quinta-feira!

Dr Edson Monteiro disse...

Bem, caros irmãos, vamos continuar nossa divulgação e convocar mais e mais irmãos para a confraternização da Taverna.

REUNIÃO DA TAVERNA
DATA:DIA 09/02/2012, QUINTA-FEIRA, 20:00HS.
LOCAL: QUADRA DA ESCOLA DE SAMBA "BLOCO CAPRICHOSOS DO PIQUERI"
ENDEREÇO: RUA CORONEL BENTO BICUDO, 761 BAIRRO PIQUERI.
LOCALIZAÇÃO: FICA À BEIRA DA MARGINAL TIETÊ SENTIDO SANTANA/CEBOLÃO DEPOIS DE PASSAR A PONTE DO PIQUERI, PEGAR A SAÍDA À DIREITA, DEPOIS DO ACESSO DO ANEL VIÁRIO DA PONTE; O PRÉDIO É BEM GRANDE, FÁCIL DE ENCONTRAR E HAVERÁ UMA FAIXA NA FRENTE COM OS DIZERES: "REUNIÃO DA TAVERNA - SEJAM BEM VINDOS!".

Vicente disse...

Ir Edson, eu o admiro muito mesmo; sua postura com os evangélicos já foi show de bola, e agora com os irmãos, impecável. Eu tiro o chapéu mesmo!

Marcos Retzer disse...

O que é pior, esse Resp.´. Ir.´. nã tem coragem de se identificar, qual é sua L.´.? O perfil do blog é público, tenho certeza que apesar de termos apenas pontos que não concordamos, o Serenissimo nunca faria parte desse gremio denominado "Amigos do Chiquinho", respeite nosso dignatário, nos o respeitamos por suas conquistas, porem, vc que usa o nome dele é covarde! Vc nem imagina o que quer dizer INICIADO!

Amigos de Chiquinho disse...

Esse serviço que mencionou já tem vaga ,a sua é caro e nós somos mesmo Amigos de Chiquinho,não é Gremio é lealdade, mas acho que vc não sabe o que é não é mesmo ?

Dr Edson Monteiro disse...

Lealdade? Veja as fotos!!! Eu conheço a lealdade de vocês, as imagens falam por si.

Amigos de Chiquinho disse...

Meu caro tem uns banheiros aqui pra lavar, você não estaria interessado ?
Pelas fotos vejo que alem de mentiroso Capúa era um traidor.PODE TIRAR ESSAS FOTOS.
Já deu o que tinha que dar é melhor parar de ficar fazendo homenagens póstumas e tentar fazer desse sujeito um heroi ou martir.
Como nosso GM disse isso é fogo de palha e logo logo vai cair no esquecimento pois MULAS NÃO PENSAM.
Como empresário peço que você não fique me respondendo e mandando lavar banheiro pois meu tempo é curto ao inves de bancar o heroi eu lhe dou de presente a oportunidade de vir e lavar os meus banheiros.

Dr Edson Monteiro disse...

Como é? Como é mesmo a sua ORDEM?
- "PODE TIRAR ESSAS FOTOS"?
Tá bom, vamos pensar no seu caso!!!
Somos mulas, né, mas quem é que tem "expertise" em dar coices aqui?

Perez disse...

Como estou triste de ver um bando de canalhas sujando a Súblime Ordem ,com esses ataques a pessoa do irmão Edson a esse maravilhoso blog tenho vontade de chorar pois doí na alma ver uma coisa dessas ,tenho vontade de sair da Ordem pois me envegonho de ser maçom, o que era orgulho virou vergonha o, o que era glória virou lixo, acho que vou sair da Ordem mesmo pois não me encaixo nesta triste e vergonhosa situação.

Moacir Perreira disse...

O que acontece é que elegemos com quem se identifica pois a Ordem Maçonica virou um clube de homens arrogantes que visam o interesse propio e isso não é nenhuma novidade me espanto por depois de um ano os irmãos acordaram para a realidade, Desculpe a todos mas acho uma extrema burrice por se acomodar e tampar o sol com a peneira, setá que só depois de um ano os irmãos perceberam que esse GM não presta ? Eu mesmo já vi coisas erradas na Ordem e como uma andorinha não faz verão ou seja os irmãos se calaram não pude fazer muita coisa,mas é vergonhosa essa situação e mais vergonhosa e burrice foi da parte dos irmãos que nada fizeram.

Edson Monteiro disse...

A denúncia está publicada aqui há 1 ano, mas ocorre que aqueo blog era pouco conhecido, ultimamente é que tem sido bem visitado; é assim mesmo, demora. Até hoje só tínhamos os veículos de divulgação da situação, com suas propagandas políticas, como o "Grande Loja em destaque" e a Revista Verdade, mas nada de oposição; pois bem, ei-nos aqui! E além disso estamos organizando a reunião da Taverna para amanhã, às 20:00hs, no Piqueri, conforme está anunciado aqui. Eu entendo a queixa toda, mas ANTES TARDE DO QUE NUNCA!

Júnior disse...

Ir.´.Edson gostaria de saber se é verdade o que o secretario disse que a reunião foi cancelada ?
Aguardo resposta
TFA

Edson disse...

Quem disse que aquele sujeito é secretário de alguma coisa? Cê tá alugando né? A reunião será maravilhosa. no mesmo horário.

Cídio Lopes disse...

Como já foi dito. O artigo é antigo. Muitas das vezes chegamos e achamos que a coisa acabou de acontecer e manda vê.
Certamente há irão que erram na Astro das Arabias, humanos como nós. Mas já estive lá com outros irmão da Loja Luz, Paz e Justiça, 308, GOP e formos muito bem recebidos.
Ademais, o projeto da escola beneficia alguns sobrinhos e já beneficiaram sobrinhos(as) que hoje são adultas(os).

Enfim, ao contrário de muitos "adevogados" que brinca de juiz maçônico ou de procurador, a Astro das Arabias faz e pela recepção dos irmãos demonstram ter um pouco de cultura acima da media maçônica.

Esse é um bom desafio. Por que as Potencias potentes potentissimas poteciais não fundam uma Universidade?
é provavel que há irmão comerciantes donos de unisquinas.

Anônimo disse...

estes são os homens livres e de bons custumes?

Ricardo Vidal disse...

Que tragédia meu Deus !
A impressão que se tem quando se lê estes bilhetes é a de que estamos convivendo com presidiários.
A que ponto chegamos !
Ricardo Vidal
richardo.vidal@gmail.com

Dr Edson Monteiro disse...

Nesta terça há reunião no TRM da GLESP e na outra terça a reunião do STM da GLESP. Se você Ir Ricardo tivesse disponibilidade de ir a um desses às 20hs estarei lé me defendendo, e aí poderá saber o que se passa nos bastidores dessa GLESP, porque há tanta indignação.

Anônimo disse...

Boa noite,
Foi me cobrado R$2000 para uma pesquisa e para uma possível iniciação caso não for aceito devolveram meu dinheiro isso está correto?

Gostaria de uma ajuda de algum maçon

Dr Edson Monteiro disse...

Você deve se afastar disso; cheira picaretagem

Anônimo disse...

Senhores da Loja Astro da Arabia, que tal mudarem de potência?É complicado opinar, conhecendo apenas uma face desta moeda, mas pelo texto ficou claro que a GLESP, não dá nenhuma importância a essa Loja, então existem outras potencias regulares que os acolherão como verdadeiros irmãos.

Postar um comentário