O símbolo adotado nesta montagem é de Baphomet, figura hermética adotada pelas ciências ocultas e iniciáticas, como o é a própria maçonaria nos seus mais adiantados e profundos estudos esotéricos/filosóficos. A história em torno do Baphomet foi intimamente relacionada com a da Ordem dos Templários, pelo Rei Filipe IV de França e com apoio do Papa Clemente V, ambos com o intuito de desmoralizar a Ordem, pois o primeiro era seu grande devedor e o segundo queria revogar o tratado que isentava os Cavaleiros Templários de pagar taxas à Igreja Católica.
A Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão, também conhecida como Ordem do Templo, foi fundada no ano de 1118. O objetivo dos cavaleiros templários era supostamente proteger os peregrinos em seu caminho para a Terra Santa. Eles receberam como área para sua sede o território que corresponde ao Templo de Salomão, em Jerusalém, e daí a origem do nome da Ordem. Por isso e por outras razões essa antiga Ordem se relaciona à maçonaria que hoje praticamos.
Segundo a história, os Cavaleiros tornaram-se poderosos e ricos, mais que os soberanos da época. Segundo a lenda, eles teriam encontrado no território que receberam documentos e tesouros que os tornaram poderosos. Segundo alguns, eles ficaram com a tutela do Santo Graal dentre outros tesouros da tradição católica.
Em 13 de outubro de 1307, sob as ordens de Felipe, o Belo e com a conivência do Papa Clemente V, os cavaleiros foram presos, torturados e condenados à fogueira, acusados de diversas heresias. O rei francês, nessa altura, acusava os templários de adorarem o diabo na figura do que eles chamavam Baphomet (a partir daí criou-se a crença de um demônio chifrudo), de cuspir na cruz, e de praticar rituais de cunho sexual aberrante (embasado no símbolo da Ordem, que era representado por dois Cavaleiros usando o mesmo cavalo). O Baphomet tornou-se o bode expiatório da condenação da Ordem pela Igreja Católica e da morte de templários na fogueira que se seguiu a isto. Talvez isso também explique a ainda viva aversão da Igreja Católica a tudo que se relaciona à maçonaria (não de todos mas de grande parte dos membros do clero).
Essa fotomontagem bem que poderia ser o motivador de nossa atual maçonaria em busca do poder, em busca de ampliar sua presença nos poderes da República com os verdadeiros valores que o símbolo de Baphomet representa, símbolo hermético, símbolo maçônico, e não com as atitudes dos maçons de mentira, verdadeiros profanos de avental que vemos transitar nos três poderes da nação.
Ir. Edson Monteiro
Ir. Edson Monteiro
8 comentários:
Em qual dos Riruais, seja de que rito e grau for, encontra-se a informação que seja Símbolo Maçônico esta invenção de Eliphas Levi um dos maiores detratores da Maçonaria?
Deixa eu me explicar:
Vamos falar sumariamente de filosofia e esoterismo dentro da maçonaria: nesse quesito não se aprende maçonaria só em rituais. Há em verdade uma infinidade de rituais e Ritos diferentes, centenas perto dos milhares na verdade, e é tudo para o inicio do aprendizado da filosofia maçônica; depois, o buscador deve se aprimorar nos graus filosóficos que cada rito tem, o escocês tem 33 por exemplo, o emulação outros, e assim por diante. Mas há Ritos que não tem graus acima dos três simbólicos. Depois disso tudo, ou ao mesmo tempo, o buscador deve ir ao encontro de outras fontes do saber filosófico/esotérico, que podem ser acessadas em um infindável número de escolas e ciências iniciáticas; pode ser em literaturas também, tantas que nem se conta, e há diversas editoras especializadas no assunto como a editora mercúrio, a madras e a editora pensamento, que são apenas três dentre muitas outras. Nesses estudos vai se encontrar do xamanismo indígena de povos do hemisfério norte( esquimós), dos povos da Ásia central (Sibéria), da América do Sul e Brasil inclusive, dos chineses, dos indianos, dos povos da América central, de tudo quanto é parte do mundo, etc. Tem bruxaria alexandrina, Wicca, Celta, etc. E sobre o Egito antigo então, a Grécia antiga, os povos itálicos... e sobre a mais antiga filosofia e religiosidade que se conhece, o HERMETISMO que tem tudo a ver com o que se busca filosoficamente na maçonaria, porém, encontrado superficialmente nos rituais e nos graus filosóficos maçônicos. Tem muita coisa pra aprender, conhecer e aprofundar, e TODOS SÍMBOLOS HERMÉTICOS TÊM A VER COM MAÇONARIA... apesar de muitos desconhecerem. Maçonaria é muito ampla e fazemos parte apenas de um pequeno universo disso. Ocorre que as coisas estão aí para serem buscadas; quem se restringe aos míseros (poucos)ensinamentos dos rituais que pratica, e veja bem, a imensa maioria conhece mal e superficialmente um ritual, só o de sua Loja, não conhece da reza o terço. Não me julgo sabidão, dono da verdade; tem uma quantidade de coisas que me aparecem para aprender TODOS OS DIAS e chega a dar frustração. Mas tento aprender, e transmitir a quem quer também aprender. Triste é constatar que os que menos estudam, os que mais ignoram tais assuntos, os que não estudam esoterismo, acabam se achando donos da verdade; como se os poucos e pálidos estudos e ensinamentos de alguns poucos rituais fossem tudo que há sobre o assunto, tudo que há sobre maçonaria. Há ritos com mais de 100 graus, e que lidam com magia, como na maçonaria do rito egípcio -(Rito de memphis-misraim), por exemplo. Mas como se diz no budismo: quando os ouvidos do aprendiz estão prontos, os lábios do mestre se aproximam e se abrem.
A pergunta é: onde encontra-se a informação que seja SÍMBOLO MAÇÔNICO esta invenção de Eliphas Levi um dos maiores detratores da Maçonaria?
Eu não perguntei o que se estuda ou não estuda; o que se busca e o que não se busca na Maçonaria. E, nem irei entrar nesta discussão sobre ocultismo na Maçonaria. Ocultistas não aceitam argumentos desprovidos de sobrenaturalidades e superstições.
Já que não respondestes a minha pergunta encerro aqui. De qulquer forma agradeço a atenção.
Não me cabe explicar o que deve ser explicado (buscado) no íntimo de cada ser. Como já disse, "quando os ouvidos do aprendiz estão prontos, os lábios do mestre se aproximam". Estamos combinados: encerramos por aqui!
OBS: A frase "De qualquer forma agradeço a atenção" é manifestação de despedida fraternal e cordial que não é inerente somente aos Aprendizes.
Atenção e consideração sempre, mesmo com posicionamentos e colocações que divirjam; defendemos a LIBERDADE na maçonaria, e se há um bem que defendemos portanto é a liberdade de expressão, com a sinceridade das colocações sem camuflagens da hipocrisia. Apesar de posicionamentos diferentes em assuntos quaisquer, somos ensinados a entender que pontos divergentes podem ser apenas aspectos distintos de mesmas verdades. A verdade minha pode ser apenas o lado sabido e explorado por mim, como a verdade dos outros são as sabedorias e conquistas deles. Tudo do seu jeito e ao seu tempo. Tudo na vida depende de interpretação íntima, e como cada ser é único e diferente, a compreensão do que se apreende é diferente, individual, mas sempre verdadeira para cada um. Penso que por isso devemos sempre aceitar as opiniões diversas e defender o direito delas serem expressadas, e entender que perante a realidade suprema nenhum dos lados se sobrepõem, por isso defendemos na maçonaria a IGUALDADE.Uma posição ou outra é a mesma coisa perante a Grande Obra; ela é valida para cada um. E, finalmente, outro valor importantíssimo nosso é a FRATERNIDADE, que infelizmente tem rareado em nosso meio, e por isso deixo ao querido irmão meu TFA, lembrando-lhe que você é motivo de minha atenção e consideração, por isso lhe escrevo, mesmo que possam algumas palavras possam ter soado rudeza, talvez por falta de sutileza de formas mais amenas da escrita, talvez por escrever a verdade no coração sem a arte dos poetas. Mas como você mesmo lembrou, sempre aprendendo, sempre aprendiz!
BAPHOMET OU KERNUNOS, LIGAÇÃO DO DIVINO MASCULINO COM O UNIVERSO, ESTAR AO MEIO COM OS PÉS NA TERRA E A MENTE AO TODO, ORGIAS SÓ MENTES DOENTES Q CONFUNDEM LIBERDADE COMO PRETEXTO PRA EXTRAVASAR REPRESSÕES PESSOAIS, O SER HUMANO É LIVRE, AS DOUTRINAS SÓ FAZEM LIMITAR E DISTORCER EM MEDO E PECADO O Q O SER HUMANO TEM DE MELHOR - O SABER DIVINO EM SI - SOMOS A EXPRESSÃO DIVINA AQUI NA TERRA.
Interessante
Postar um comentário