quinta-feira, 24 de maio de 2012

MAS... O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM A GLESP???

PERDE A GLESP UMA LOJA DA EXPRESSÃO DA ARLS CAVALEIROS DE SÃO JOÃO 115, AGORA COM O NÚMERO 4172 DO GRANDE ORIENTE.

FICA A PERGUNTA... POR QUE?


Foi uma festa, uma imensa demonstração de AMIZADE e de FRATERNIDADE num ambiente de tanta cordialidade entre irmãos de duas diferentes Potências que funcionou como se fosse uma só Obediencia, tamanha foi a cordialidade e o empenho dos irmãos do Grande Oriente para tornar  o ambiente  numa harmonia como se todos estivessem numa só casa, todos nas suas próprias casas.

Foi maravilhosa a cerimônia de regularização da "Cavaleiros" no Templo Nobre do Grande Oriente de São Paulo, festiva ocorrida em 23/05/2012 às 20:00hs, presidida pelo Eminente Grão Mestre do Grande Oriente de São Paulo, Ir. Mário Sergio Nunes da Costa, com a colaboração na condução dos trabalhos do Primeiro Vigilante Comissário, o Sapientíssimo Grão Mestre Geral Adjunto do Grande Oriente do Brasil, o Irmão Cláudio Roque Buono, e do Segundo Vigilante Comissário, o  Eminente Past Grão Mestre da Grande Loja Maçônica de São Paulo, o Ir. Salim Zugaib.


A estrela da noite: SALIM ZUGAIB

Claro que a "noiva" da festa foi a ARLS Cavaleiros de São João 115, sem dúvida, mas também sem dúvida alguma, dentre a constelação de fulgurosas estrelas que lá brilharam, uma esteve em merecido destaque: nosso Ir. Salim Zugaib, Eminente Past Grão Mestre da GLESP.

Tão relevante é a figura desse homem, que foi,  durante a cerimônia, feitas as mais honrosas e justas homenagens a esse importante obreiro da história da maçonaria paulista, nacional e internacional (Past Secr. Geral da Confederação Maçônica Panamericana), como a deferência que o Grande Oriente fez ao nosso querido amigo Salim, presenteando-lhe com a medalha de comenda comemorativa dos 90 anos de funcionamento do atual modelo administrativo do Grande Oriente de São Paulo, deferência só conferida às LOJAS da jurisdição daquela Potência, não para Irmãos especificamente. É demonstração de que há um verdadeiro sentimento de união entre o GOSP e a figura do Eminente Past Grão Mestre Salim Zugaib, além do profundo respeito por toda a sua história; foi dito inclusive "que o Ir. Salim foi, até hoje, o melhor Grão Mestre da GLESP" - e mais - "O reconhecimento da GLESP perante a Grande Loja da Inglaterra, o Tratado de Amizade entre o Grande Oriente do Brasil e a GLESP são, dentre muitos outros feitos, obras de um artífice: Salim Zugaib." E não sou eu quem tudo isso afirma agora neste texto frio, são palavras proferidas pelo Eminente Grão Mestre de São Paulo e pelo Orador da cerimônia, Ir Santiago, Past Grão Mestre da Catalunha (em castelhano Cataluña).

Tem mais, o  Sapientíssimo Irmão Cláudio Roque Buono, Grão Mestre Geral Adjunto do Grande Oriente do Brasil, e Primeiro Vigilante Comissário, e Past Grão Mestre do Grande Oriente de São Paulo, fala para todos em bom tom, "que tenho a maior felicidade da vida ao oficiar pela primeira vez uma sessão dessa no Grande Oriente ao lado do meu mestre Salim Zugaib". Essas foram suas palavras.

Agora as perguntas que não calam:

1- Por que a GLESP fez o que fez com o Irmão Salim, tanto na administração anterior como nessa atual, onde nesta, inclusive, foi necessária ação judicial para que o Ir. Salim fosse reintegrado aos quadros da GLESP, na ARLS Academia dos Esquecidos Millenium 536?   (É só ver o teor do ato 161 da GLESP que está publicado neste blog) - Enquanto isso,  o Grande Oriente homenageia e sonha com a integração da Irmão Salim àquela Potência.

2- Por que a "Cavaleiros de São João" ficou 9 anos no ostracismo, na penumbra, no umbral, sem ser aceita de volta à GLESP, numa infame cobertura de direitos maçônicos? - Isso ocorreu à época do anterior Grão Mestre por pura perseguição política à Oficina, em razão de ter como membro em seu quadro  o Ir. Salim, obreiro invejado e perseguido. E assim, por tanta perseguição no passado, que infelizmente não cessou na  atual administração da GLESP, a Loja Cavaleiros de São João 115 foi recorrer à filiação ao Grande Oriente de São Paulo para se regularizar. E teve amparo.

Que atitude é essa? Onde está a fraternidade, a consideração, a tolerância tão falada? Perder uma Loja, qualquer Loja, por motivos torpes! Nenhum motivo, qualquer um, justifica perder uma Oficina!

Mas enfim, damos graças ao GADU por termos o Grande Oriente com os obreiros que tem, e falo isso hoje com a maior convicção e admiração àquela Potência, que abriu as portas à "cavaleiros" e que senti estar de portas abertas a todos que estão saturados dos desmandos e da anti-maçonaria praticada por aí. Enquanto a GLESP virara as costas a esses irmãos, o GOSP não se negou a estender as mãos.


 

                           




Conclamo a todos os irmãos de todas as Potências a conhecerem melhor o Grande Oriente e a nossos irmãos que lá operam, porque realmente é de "tirar o chapéu": lá se encontra a fonte da energia e da  saudável egrégora necessária ao exercício da verdadeira maçonaria. 

Que pena para a GLESP, que sorte para o GOSP: a vitoriosa ARLS Cavaleiros de São João 115, agora 4172, agora é GOB!

Apesar do fim feliz dessa história para os irmãos da "Cavaleiros", não se pode deixar de registrar a perplexidade que nos causa a naturalidade como foi conduzido todo esse doloroso processo, e o que é  mais surpreendente, a calada aceitação geral de tantas injustiças e de tantos desmandos. Fica a última pergunta que também não quer se calar: Será que foi pra isso que procuramos a iniciação na maçonaria?
Ir. Edson Monteiro

11 comentários:

Jovem Maçom disse...

Devemos usar isso como exemplo de união e fraternidade.

TFA

Dr Edson Monteiro disse...

Pois é, está na hora dos irmãos começarem a despertar a auto-crítica e expurgar as porcarias que infestam nosso meio.

Anônimo disse...

O que acontece com a Glesp ?????
Simples, administração politiqueira e baseada em troca de favores.
Fui da Glesp e graças a Deus sai .
Na minha Ex loja o venerável acobertou desvio na tesouraria,escondeu que 3 obreiros deviam mais de 3 anos na loja , um nunca pagou (funcionário do venerável, sumiram com documentos e colocaram a culpa num ir:. que faleceu(mesmo ele tendo falecido mais de um ano depois de ter deixado a tesouraria) e o que aconteceu....quem desviou dinheiro virou venerável e o digníssimo venerável que orquestrou esta quadrilha virou delegado pela Glesp.
É isto que acontece na Glesp e na atual administração.

Dr Edson Monteiro disse...

Sabe o que está acontecendo, Irmãos? Abriram fogo contra mim, dizendo que os artigos que o falecido Ir Eduardo escreveu são de minha responsabilidade; abriram processo criminal contra mim por isso. Pode? parece que por eles pode. Agora vão dizer que os comentários de todos os comentaristas livres, falando certas atitudes duras são minhas responsabilidades também. Tudo bem; sabe o que eu vou dizer? "Pode vir quente que eu estou fervendo!".

Anônimo disse...

E vocês acham que aqui no GOSP-GOB é diferente???
A Maçonaria no Brasil se confunde com a "bandalheira" da política profana.
Não há Potencia (prefiro Obediencia) que mantenha os nossos ideais.
Tudo que foi relatado sobre a GLESP, ocorre no GOSP-GOB na mesma proporção. Não se iludam com a "pompa" desta recepção...Já não se edificam Templos e muito menos se cavam masmorras...em nossas Obediências regulares.

Dr Edson Monteiro disse...

As eleições das Obediências estão próximas; está na hora de intensificar "a boca no trombone" para ver se nossos irmãos deixam de eleger aqueles indicados pelos que já foram poder e fizeram um monte de...

Anônimo disse...

O GOB-RJ virou uma piada, é só ver que deram posse a um Grão-Mestre Adjunto que deviou dinehiro mediante falsificação de assinatura de uma Associação Maçônica (AMAVIM) a L:. deu entrada em processo de expulsão e sabem o que os IIRR:. do Tribunal fizeram ? Estão sentados em cima do processo.
Então Amados IIRR:. não se iludam.

Cleber Clemente disse...

Senhores.... Após tudo isso que lí acima, cabe uma pergunta: ainda vale a pena ser Maçon? O que estará faltando? Se o caráter humano não pode ser filtrado ou modificado pela afiliação; se aqueles que nos selecionam foram mal selecionados; se nossa casa virou um covil; o que faremos? fundar uma nova ordem? ou simplesmente nos tornarmos filósofos desconhecidos, sem filiações formais, mas irmanados no amor e na retidão sem pompas?

Anônimo disse...

Quanta besteira!!! afinal de contas o que a potencia tem haver com os erros da loja, a maçonaria é perfeita nos humanos não, erros existem em todos os lugares qual sigla, e cuspir no prato que comeu também nãoé atitude de maço, fica a dica.

Anônimo disse...

Iir.'. o que está acontecendo com a Maçonaria ! A disputa de poder e ego meteórico vai destruir aos poucos. Saiam dos gabinetes, visitem orfanatos, asilos...é inverno..quantas lojas arrecadaram cobertores...Iir.'. , GADU é maior que qualquer potência....VAMOS CUMPRIR NOSSA MISSÃO...

Anônimo disse...

Irmãos, todos nós somos seres humanos e, por isso, cometemos erros e alimentamos vícios. E essa é a maior virtude da maçonaria: aprendermos a combater nossos erros e cultivar nossas virtudes. Que o GADU conceda Sabedoria, Compaixão e Determinação a todos os irmãos, pois nossa Pátria e nosso mundo precisam, cada vez mais, de pessoas dispostas a corrigir seus próprios erros e perdoar os erros de outros. TFA.

Postar um comentário