O Templo Nobre do Grande Oriente do Estado de Goiás, recebeu na noite de 03 de novembro, numa terça feira, 267 Irmãos e 30 cunhadas em sessão pública comemorativa aos 52 anos de fundação do Grande Oriente do Estado de Goiás, quando foi proferida a primeira palestra do movimento “A Favor da Moralidade – Contra a Corrupção”.
O Palestrante que agradou a todos e respondeu aos questionamentos foi o Senador Demóstenes Xavier Torres, tendo o cerimonial sido muito bem executado pelo Irmão Alberto Alves de Oliveira da Loja João XXIII, que inicialmente leu um documento intitulado “Perfil do Senador”. Agradecemos todo o empenho e boa vontade do Irmão Hrillner Braga Ananias, membro da Loja Asilo da Acácia e Assessor do Senador, que muito nos ajudou e esteve presente, sendo muito bem referenciado pelo palestrante.
A mesa central da cerimônia foi constituída pelo Grão Mestre Barbosa Nunes, Grão Mestre Adjunto Euwaldo Vaz, Presidentes da Assembléia Estadual Legislativa Maçônica, Tribunal de Justiça, Tribunal Eleitoral e Tribunal de Contas, respectivamente Irmãos, Mauro Marcondes, Orimar Bastos, Vigilato Porto e Guilherme Morato. Também o Sereníssimo Grão Mestre da Grande Loja, Ruy Rocha de Macedo, o seu Adjunto Nailton Pereira da Silva, o Grão Mestre Honorário do GOEG, Oclécio Pereira de Freitas e os Veneráveis Mestres das Lojas Estrela da Serrinha, 7 de Setembro e União e Progresso, que transferiram as suas sessões para a sessão pública, respectivamente Irmãos Nilson Alves Garcia, Lourival Camargo e José Maira Novaes. Honrou muito ao Grande Oriente do Estado de Goiás a presença do Desembargador Paulo Teles, Presidente do Tribunal de Justiça, que também fez parte da mesa.
O Senador foi conduzido ao Templo e muito aplaudido de pé pelos presentes, pelos Grão Mestres Estadual e Adjunto Barbosa Nunes e Euwaldo Vaz.
Inicialmente foi assinado um documento intitulado “MANIFESTO DOS MAÇONS GOIANOS”, em que Grande Oriente do Estado de Goiás e Grande Loja Maçônica do Estado de Goiás, representados pelos Grãos Mestres Barbosa Nunes e Ruy Rocha, assumem que “amparados pelos clamores dos Irmãos de Goiás, estamos autorizados a nos manifestarmos neste momento em que nos encontramos incomodados, mais que incomodados, muito preocupados, mais que incomodados e preocupados, estamos indignados”.
“Assinamos neste momento, em nome dos Maçons de Goiás, este documento que nos próximos dias resultará na criação de um Comitê Estadual para gerenciar os movimentos “A Favor da Moralidade – Contra a Corrupção” e “Proclamação ao Povo Brasileiro”, supervisionados pelos Grão-Mestres Estaduais Goianos.”
Na seqüência usaram da palavra os Eminentes Grão Mestres saudando os presentes, cumprimentando o GOEG pelos seus 52 anos e enaltecendo as presenças de tantos Irmãos da capital, do interior, dezenas de Veneráveis e 30 cunhadas, entre elas a Presidente da Fraternidade Feminina Estadual, Vera Lucia Brandão Barbosa e toda a Diretoria. Logo após, durante 50 minutos de excelente palestra intitulada “A Corrupção no Brasil”, o Senador Demóstenes Xavier Torres, abordou vários aspectos e ao final respondeu todos os questionamentos feitos por escrito, não deixando uma pergunta sem ser respondida, tendo realmente sido muito claro, objetivo e simples na sua comunicação, afirmando que diversas entidades estão entrando nesta luta e que ele agora acredita que ela será vitoriosa, pois quando a Maçonaria decide como agora decidiu, este trabalho se espalhará pelo Brasil inteiro em favor de uma nova sociedade. O Grão Mestre Barbosa Nunes através do nosso site, cuja cobertura foi feita pelo Irmão Abel Tolentino Júnior, não esperava que numa terça feira, comparecesse tantos Irmãos, muitos de longas distâncias, muitas cunhadas, mas que recebe as presenças como incentivo à administração atual, como confiança nos destinos do Grande Oriente do Estado de Goiás, na certeza que estamos caminhando por uma Maçonaria simples, sem vaidade, descentralizada, fundamentada nos Veneráveis e nas Lojas e totalmente comprometida no levantamento e condução de bandeiras “A Favor da Moralidade - Contra a Corrupção”.
Encerrada a sessão pública, cada participante recebeu um exemplar da Constituição do Brasil e cópia do Manifesto assinado pelos Grão Mestres, sendo a seguir servido um coquetel no Salão Social de nossa Potência, que ficou totalmente lotado, quando o palestrante conversou com todos, autografou constituições e fez inúmeros registros fotográficos.
VIVA O GRANDE ORIENTE DO ESTADO DE GOIÁS; VIVA O MOVIMENTO “A FAVOR DA MORALIDADE – CONTRA A CORRUPÇÃO”.
Manifesto dos Maçons Goianos
______________________________________________________
o0o
"Faça o que eu digo mas não faça o que eu faço!"
Pela confiança cega que se deposita em dirigentes, políticos e mandatários de uma forma geral, vezes sem conta passa-se por esse tipo de vergonha que fica registrada para a história; chega de ingenuidade; chega de engolir discursos desconexos de comportamentos. Será que não se percebe a incoerência das atitudes de mandatários que se escolhe em sufrágios na vida cívica e associativa? Será que não se percebe em todo lugar, de cima a baixo, e infelizmente, também na maçonaria, a contaminação devastadora por esses tipos?
Ir. Edson Monteiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário