quinta-feira, 20 de junho de 2013

MOVIMENTOS SOCIAIS... ONDE SE METEU A MAÇONARIA?



Em referencia às recentes manifestações que explodiram pelos quatro cantos de nosso país, as quais julgo procedentes e até muito tardias, muito embora com uma lamentável ausência de pauta específica e detalhada de reivindicações.

Os R$ 0,20 (vinte centavos), no caso da capital paulista, considero irrelevante mesmo porque quem arca com esse ônus são as empresas e não o trabalhador. Com certeza absoluta há muito mais descontentamento e “saco cheio” por trás desses atos democráticos, mas mal direcionados e com nítido dedo político-partidário que querem tirar o máximo proveito da massa de manobra, inclusive com insuflação à baderna e ao vandalismo.

Tenho recebido inúmeros e-mail´s de IIr.’. repassando o que outrem enviaram, alguns contendo comentários e desabafos de todos os tipos, sempre com um comum apelo ou indagação:
1. Quando os Grão Mestres vão se pronunciar?
2. Por que a Maçonaria não se faz presente uma vez que historicamente sempre foi a Ordem que capitaneou os movimentos em prol do povo e da Nação?

Se me permitem tentar responder: ... se dependermos das Potências se pronunciarem ou se engajarem, ESQUEÇAM!!!

Por que ???????

Porque VOTAMOS ERRADO. Elegemos, na realidade, quem não quer nada com nada, quem não quer se expor, quem não quer colocar o seu “puder” em risco; elegemos quem se senta em berço esplêndido com um séquito de bajuladores e “tudo fica como dantes no quartel de Abrantes”.... e isso não se restringe a uma Potência especifica, faz tempo que as coisas estão desse modo. Fácil ver, é só pegar informações via internet, ver as “brigas judiciais” internas e externas nas Ordens, que andaram e andam ocorrendo por todo o Território Nacional. O osso deve ser ótimo porque quem pega não quer largar e um sem número briga para tirar o osso do outro e pegar para si.

Recordo-me de um projeto que foi assinado pelas três potências paulistas – Contra a Corrupção – foi apenas um Ato para muitas fotos, marketing pessoal, mas que não prosperou, não teve continuidade, morreu! A intenção foi digna, digo até fundamental, mas não obteve o incentivo necessário, apoio, continuidade. “No quartel de Abrantes continuou tudo como dantes”.
  
Será que isso na realidade não interessa? Não dá votos? Não dá visibilidade? Evidente que um clube de campo travestido de asilo é bem melhor, pelo menos vai ter um séquito de puxas-sacos.
  
Perdemos os pilares e objetivos da Ordem, primeiro porque iniciamos qualquer um, sem o mínimo de sindicância – aliás, as sindicâncias foram “aliviadas” de seu rigor da década de 90/2000 talvez para que isso ocorresse mesmo. Não se faz mais sindicâncias com pessoas conhecidas e indicadas pelo candidato, não se exige maiores dados de sua vida pregressa para saber quem estamos colocando dentro de nossos Templos e por conseqüência dentro de nossos lares. Não esqueçam que será um IRMÃO... vai ter acesso à cunhada, sobrinhos(as) etc e tal. Basta apenas algum Ir.’. da Loja indicar que já está tudo bem. Será??? E ai vem as decepções e a evasão – por acaso já contaram quantos IIr.’. pedem o Quite ou Certificado de Grau ? Olha que tem quinzena que até empata as Iniciações + Regularizações + Filiações com os desligamentos, ou seja, o esforço é enorme para se angariar novos IIr.’. e morremos na praia. Parece que o esforço maior é para tirar os IIr.’. da Ordem e não para os manter.

Em segundo, porque a ritualística e a hierarquia está a cada dia sendo esquecida, menosprezada, dispensada pelos VVen.’. . Se duvidam, façam visitas, vão se surpreender. Passem gel nos cabelos porque vai arrepiar.

Agregado a isso, a formação do Apr.’., Comp.’. e M.’. é muito deficiente, fraca, pobre. Chega a ser lamentável. Mal e mal se lê as instruções, mas não se discute, não se debate, não se explica. Peças de arquitetura então, sem comentários. Duvidam? – Façam experiência, pergunte a um M.’. – nem digo Apr.’. ou Comp.’. – Qual a filosofia da Ordem? Não vale decorar o que o Ritual diz, tem que ter entendimento, discernimento, conhecimento. Mais uma vez vão se surpreender. Mais gel nos cabelos (quem ainda os tiver porque nessa altura já se foram quase todos).

O que podemos esperar de uma formação assim? De um estado de coisas nesse contexto?
Quem serão os futuros Mestres e VVen.’. Mestres? Votos em quem??? Nos IGUAIS... 



Ir. Edson Monteiro

22 comentários:

Anônimo disse...

A Maçonaria é uma Ordem em decadência...e exclusivamente por nossa culpa.

Anônimo disse...

Tivemos a oportunidade de dar um passo para esta mudança nas ultimas eleições na GLESP....mas...

Anônimo disse...

Por que a Maçonaria não se faz presente nas manifestações????? Mas essa pergunta todos nós sabemos responder. PORQUE NÃO TEMOS MORAL PARA DAR OPINIÃO SOBRE DEMOCRACIA E MOVIMENTOS SOCIAIS; PORQUE VIVEMOS SOB A TIRANIA DOS QUE GOVERNAM A ORDEM, COM PERSEGUIÇÕES E HUMILHAÇÕES; PORQUE SOMOS CONIVENTES COM TODOS OS DESMANDOS E SUJEIRAS QUE SABEMOS QUE EXISTEM E FECHAMOS OS OLHOS; PORQUE TIVEMOS A OPORTUNIDADE DE MUDAR TUDO ISSO E MAIS UMA VEZ NOS ACOMODAMOS OU NOS ACOVARDAMOS. Por favor, não venham falar de nos pronunciarmos sobre os últimos acontecimentos, não temos capacidade nem coragem de nos manifestar dentro da nossa própria Ordem, quanto mais do nosso País...infelizmente.

Anônimo disse...

Prezado Ir:.
Da mesma forma que no país, há uma separação entre GLESP e Lojas, para não dizer entre dirigentes e dirigidos. A separação se constata e materializa justamente nos pontos que estão citados no artigo, assim como em muitos outros que refletem a omissão, o descaso e o anestesiamento de muitos Iir:. - assim como dos brasileiros - diante de tantos problemas, desmandos e incompetência para a formação líderes e construtores sociais; e não de muros para que muitos subam a aguardem qual lado descer para tomarem alguma posição.

Anônimo disse...

" Entre um governo que faz o mal e o povo que o consente, há uma certa cumplicidade vergonhosa".
Hoje o que mais vemos são maçons equilibristas que ficam nos muros só esperando o momento de pular do lado que mais lhe convier.
Voce não acha Ir, que assim como o povo finalmente acordou, a Maçonaria também deveria?

Dr Edson Monteiro disse...

É o que eu acho SIM! Já ganhei 100 máscaras, chapéus e perucas do "V"; que tal organizarmos nossas manifestações particulares?

Anônimo disse...

Eu não estou em cima do muro, tenho meu lado, o lado do verdadeiro maçom, que não se acovarda com ameaças...conte comigo!

Dr Edson Monteiro disse...

Então tá; pode vir buscar seu "kit-manifesto" comigo e se integrar nas caminhadas.

Anônimo disse...

Ok, falo contigo pelo e-mail para combinarmos horário e local.
TFA

Anônimo disse...

Em tempo, espero que mais irmãos também não se acovardem e participem desse manifesto. A Maçonaria está carente de homens com H maiúsculo.

Anônimo disse...

Uma sugestão para a nova administração da GLESP, é que se faça um muro alto contornando todo o terreno do asilo, pq aí sim o local será melhor aproveitado. Nunca pensei que maçons gostassem tanto de se empoleirarem...decepcionante!

Unknown disse...

Nada muda por aqui...lamentações, bravatas e ataques infortúnios. Agora os renegados cobram por uma manifestação; Porque não fizeram, pensaram e agiram antes? Vão de kombi na São Joaquim reivindicar um espaço maior para as suas reuniões pois o quarto de empregada do apartamento do Edson está ficando pequeno? É vergonhoso pessoas que se dizem maçons agindo dessa maneira estapafúrdia. Lamentável, mas os escoteiros tem mais organização do que vcs...e são crianças!

Anônimo disse...

Ricardo, vc só não está em cima do muro por 2 motivos: o cargo prometido te fez escolher o lado rapidinho e com o seu biotipo seria perigoso se equilibrar lá em cima.

Unknown disse...

Nunca estive em cima do muro e não tenho "cargo prometido". Estarei à disposição da administração, caso possa colaborar de alguma forma. Quanto ao biotipo, sempre é possível melhorar um pouco. Já a organização dos renegados, sempre frágil.

Anônimo disse...

Isso é na sua opinião,como sempre frágil...
TFA

Anônimo disse...

Quem é gordo aí?

Anônimo disse...

Nilson Batatinha Ricardo...ou batatona, depende do ponto de vista...

Unknown disse...

Dependendo do ponto de vista pode ser "cenoura"....

Anônimo disse...

Oba...que saudades das respostas inteligentes do Nilson Ricardo. Esse Blog estava muito chato sem ele.
Pelo menos apareceu alguém sensato e inteligente no Blog.
T.:F.:A.:
Ir.: Nilson.

Anonimo do BEM.

Anônimo disse...

Caro Ricardo, não dou palpite nas suas preferencias leguminosas.Se voce prefere cenoura...

Unknown disse...

Eu sou carnívoro. Não tenho preferências leguminosas. Herbívoro é prerrogativa da turma do NÃO!

Anônimo disse...

Realmente, as respostas desse Ir são sempre muito inteligentes. Ele vai poder colaborar bastante com a nova administração.

Postar um comentário